quarta-feira, 11 de maio de 2011

Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Capítulos 9,10 &11 - Os Discursos Sagrados do Rebbe Nachman escritos no final do livro Likutey Moharan)

Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.


Tradução em Português: SingerNaNach e Colaboradores

9.

Ele disse que através da recitação do Tikun Chatzot, a pessoa pode expressar tudo o que há em seu coração, exatamente como se faz no Hitbodedut. Porque podemos assumir que o Tikkun Chatzot não é para ser dito com referência eventos passados. O foco principal daquele que recita deve ser sobre o que está acontecendo com ele agora. Quando a pessoa o recita com esse espírito, passa a encontrar tudo o que está pesando dentro do seu coração enquanto se recita o Chatzon. Da mesma forma com a recitação dos Salmos e os afins, a pessoa precisa procurar por si mesma dentro dos Salmos e dentro de todas as Súplicas tradicionais, pedidos e orações. Com calma, simplicidade, sem sofisticação intelectual,podemos nos achar inseridos em todas as súplicas e orações já estabelecidas, especialmente contidas nos Salmos, nos quais foram compostos para todas as pessoas Judias para cada uma individualmente, todas as guerras que elas travam com a inclinação do mal e tudo o que acontece com elas, tudo está relacionado e descrito nos Salmos, porque isso foi dito primeiramente sobre as guerras com a inclinação do mal e seus exércitos que são os principais inimigos de uma pessoa que quer bloqueá-la do caminho da vida e arrastá-la para as profundezas do inferno, que D-us não permita isso, caso a pessoa não se guarde disso, não se proteja. Somente sobre esse assunto foi no que se baseou o livro inteiro dos Salmos. Porque a raiz e a profundidade de todo conselho que se pode dar a alguém para se aproximar de D-us é apenas a recitação dos Salmos e outras Súplicas e pedidos e hitbodedut expressando-se diante do Criador e pedindo-lhe que a traga ao Serviço e apenas através disso a pessoa possa triunfar na guerra. Se a pessoa for forte e determinada para suplicar e orar e pedir a D-us, não importa o quê, então ela certamente vencerá a batalha. Feliz é aquele que assim procede. Dessa forma, entendemos as palavras do Rebbe, de abençoada memória. Pois embora haja muitas sugestões nos livros do Rabino Nachman que são cheios de conselhos para que alguém se aproxime de D-us,não obstante, as sugestões são difíceis de alguém cumprir. Entretanto, o ponto principal é a oração, súplica e pedido. Independentemente da circunstância, a pessoa deve no mínimo falar em voz alta para D-us em qualquer medida que possa e sempre pedir a D-us que Ele deva tirá-la da escuridão e inseri-la na luz e trazê-la de volta em completo arrependimento e verdade e não parar de pedir até que seja respondida. E mesmo que ela realmente grite para D-us por longo tempo e ele esteja ainda muito, muito distante, mesmo assim, ela deve ser forte e determinada em orações e súplicas e certamente no fim, D-us a responderá e a levará para perto do Seu serviço em verdade sem sombra de dúvida. Apenas ela deve ser forte e determinada, como os Rabinos disseram que orações precisam de encorajamento (Tratado Brachot, 32-A), como está escrito: “Confia pois Nele! Assim, fortalecer-se-á teu coração por depositares no Eterno toda a tua esperança(Tehillim 27:14).”E Rashi comenta: “Se sua oração não for aceita, volte e ponha esperanças numa resposta outra vez. “Assim infinitamente até que D-us recaia seu olhar para nós aqui em baixo dos Céus , como está escrito: “Israel, espere em D-us de agora em diante e para todo o sempre (IBID 130:7)”.
Essa idéia já tem sido trazida em nossos escritos por várias vezes e ainda precisa ser repetida com freqüência e ser lembrada a cada dia porque há variedades de descidas e confusões sem fim sobre esse assunto, além de expressá-los em palavras e pensamentos. Entretanto, esse ponto precisa ser repetido milhares de vezes a fim de que a pessoa possa ser fortalecida e determinada a defender a própria terra e orar e implorar a D-us em todos os momentos em que Ele deva chamar um a Seu serviço, venha o que vier. Vamos levantar os nossos corações em nossas mãos a nosso Pai Celestial (Eichah 3:41).” “ Porque o Senhor não abandonará o seu povo ou deserdará de sua herança (Tehillim 94:14).” “A bondade do Senhor nunca acabará nem sua misericórdia findará (Eichah 3:22). “Likutay Moharan, Parte II, Capítulo 101.

10.

Durante a oração mesmo que a pessoa ouça a outra também orando, ou seja, ela ouve e percebe que alguém mais está presente no momento da oração, isso não é bom; pois no momento da oração, deve-se pensar que ninguém está presente além de si mesmo e apenas D-us.

11.

Rebbe Nachman amava o serviço religioso simples de pessoas comuns, simples e justas. E ele amava aquele que podia recitar muito das súplicas e pedidos que aparece nos grandes livros de orações na forma como as massas tementes a D-us se comportam. E ele nos alertava e nos pressionava a cantar repetidamente as músicas tradicionais no Shabbat. E ele seria muito severo com aquele que fosse sofisticado diante de seus próprios olhos e não fizesse esforços para cantar as músicas no Shabbat e no término do Shabbat ou outras formas simples de Serviço sagrado. Porque o ponto principal do Judaísmo é a total simplicidade e inocência sem nenhuma sofisticação como temos explicado muitas vezes. E também ele próprio, por toda sua vida, até que ele ficou doente com a enfermidade que deu um fim a sua vida física, sempre cantaria muitas canções a cada Shabbat e Motzei Shabbat (IBID, capítulo 104).

Um comentário:

  1. Rabbi Nachman de Breslov diz que a principal devoção do Judeu é levantar-se a meia-noite (Chatzos- Sichos Haran 301)e que isso suaviza os julgamentos severos.O Tikkun Chatzos consiste na oração em que choramos a perda do chorban, o Beis Hamikdash.A Gemara (Taanis 30b) diz: כל המתאבל על ירושלים זוכה ורואה בשמחתהquem quer que chore por Jerusalem terá o mérito de vê-la reconstruída em sua felicidade.Portanto quando se reza o Tikkun Chatzos se destrói o klipos das pessoas perversas que causam o prolongamento do galus (diáspora).(Binyamin)

    ResponderExcluir