quarta-feira, 4 de maio de 2011

Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Capítulos 6,7&8 - Os Discursos Sagrados do Rebbe Nachman escritos no final do livro Likutey Moharan)

Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.

Tradução em Português: SingerNaNach e Colaboradores

6.

Ele também falou a respeito de se encorajar alguém em hitbodedut, súplicas e pedidos e que a fala tem um grande poder de elevar a pessoa, mesmo que a aparência seja de alguém que não tenha sentimento, mesmo assim, quando ela pronuncia palavras que elevam a alma, súplicas, pedidos e coisas do gênero, suas palavras revelam o despertar de seu coração e a alma para D-us no aspecto de “minha alma saiu com suas palavras” (Shir Ha Shirim, 5:6); ou seja, a fala em si mesma é a revelação do coração e da alma e às vezes através do muito se falar, até mesmo se for sem sentimento, mesmo assim, a pessoa atingirá finalmente um grande despertar no coração e na alma. A idéia geral é que a fala em si possui um grande poder.

7.

Ele disse que o final e mais completo hitbodedut e discussão com o nosso Criador é quando a pessoa se expressa de tal forma que ela se aproxima do ponto em que sua alma parte (deixa o corpo), que D-us nos livre; ao ponto que ela praticamente morre; D-us a livre disso, ao ponto que sua mente fica apenas conectada ao seu corpo pelo fio mais fino da intensidade da sua dor, dos seus desejos e anseios por D-us em verdade. E assim, está descrito nas palavras dos Rabinos, que afirmaram: “A oração de uma pessoa não é ouvida a não ser que ela coloque sua alma nas mãos DELE (Tratado Ta’anit, 8-A). E ele disse: “Quando D-us ajuda uma pessoa no hitbodedut, a pessoa pode expressar-se a Deus assim como um homem falaria a seu amigo. A pessoa precisa se acostumar a falar com D-us como se falasse ao seu Rabino ou amigo, pois toda a terra está preenchida com Sua glória (Yeshaya 6:3) e D-us é achado em todo lugar.

8.

Contaram-me que ele afirmou que do menor ao maior é impossível ser uma pessoa verdadeiramente posicionada da forma correta sem hitbodedut. Ele mencionou muitos verdadeiros famosos tzaddikim e disse que todos eles alcançavam sua grandeza através do hitbodedut. Ele Também pegou um homem simples como um dos netos do Bal Shem Tov e disse: “Esse também conversa o tempo todo com D-us com um choro profuso.” E ele disse que os descendentes do Bal Shem Tov são especialmente acostumados a isso, pois eles vêm da semente do Rei Davi e todo seu assunto se focava no fato de que os descendentes do Rei Davi viriam com um coração muito partido diante de D-us em todas as horas, o que compreende a essência do livro de Tehillim (Salmos) que ele Davi compôs como está descrito em outra parte deste livro(IBID capítulo 100).

Nenhum comentário:

Postar um comentário