quarta-feira, 18 de maio de 2011

Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Capítulos 12,13 &14 - Os Discursos Sagrados do Rebbe Nachman escritos no final do livro Likutey Moharan)

Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.
Tradução em Português: SingerNaNach e Colaboradores

12.

Uma pessoa perguntou-lhe a respeito de como se aproximar de D-us e ele ordenou-a estudar, etc e ela respondeu : “Mas eu não consigo estudar.” Ele então respondeu : “Através da oração se pode alcançar tudo, todo o bem: Torah e Serviço e toda a santidade e todas as formas de Serviço e todo o bem contido em todos os mundos."
Nota do transcritor: Se refere ao livro Yerach ha Eitanim e veja as notas internas do Sagrado Rebbe de Stehern, de memória abençoada, a respeito do ensinamento: “As profundidades os cobrirão”, em Likutay Moharan, Parte I, Capítulo 9. Ele lá escreveu sobre Rosh ha Hashana, O Dia do Julgamento, que a acusação primeira contra uma pessoa era que ela não era rigorosa quando se trata de oração, porque através da oração se pode chegar a cada coisa boa: A Torah e as boas ações e arrependimento e ser salvo do pecado para os quais os Rabinos estabeleceram muitas orações. E a idéia é clara das palavras dos Rabinos. Por exemplo, Rabino Elazar bem Azariah disse: “Posso perdoar o mundo inteiro do julgamento”, etc (Tratado Eruvin 65-A). E os Sábios perguntaram: “Do quê ele pode perdoar o mundo?” Do Julgamento da oração. Porque o julgamento feito dentro da oração é o julgamento global e a auto-avaliação da pessoa, porque se a mesma for cuidadosa com orações valiosas regularmente, ela teria o mérito de tudo reparar. Assim como é trazido nos comentários dessa Gemara (veja o comentário Ain Ya´akov). E assim como temos dito em outro lugar, que isso é aprendido do caso de uma mulher sexualmente violada que poderá ser responsabilizada a pena de morte se não gritou por ajuda (Devarim 22:24).Uma vez ele disse: “Se uma pessoa morta fosse trazida para este mundo para rezar, ela certamente rezaria muito, muito bem, com toda sua força (Likutay Moharan, Parte I, Capítulo 111).

13.

Ele disse que o ponto principal da oração é o ligamento a D-us e seria preferível se falar na língua nativa que se está acostumado a falar, porque quando se reza na sua língua nativa, o coração fica muito mais perto e ligado às palavras da oração e a pessoa poderá se unir a um nível maior com D-us. No entanto, posto que os membros da grande assembléia já estabeleceram orações organizadas para nós (porque nem todo mundo é capaz de compor suas próprias orações – veja Rambam em “Leis da Oração), portanto estamos obrigados a dizer as orações em hebraico como os Sagrados Sábios nos ordenaram. Mas o foco principal deve ser de apenas a intenção das palavras de acordo como o significado simples , isso sendo o ponto principal da oração- orar a D-us sobre cada motivo por mais simples que seja e através disso se tornar ligado a D-us (e aquele que reza usando significados esotéricos escondidos nas letras das orações e não for digno de estar em tal nível causa um grande defeito). Na verdade, aquele que fala hebraico naturalmente como aquele que reside em Jerusalém por exemplo, ele não precisa pensar na explicação das palavras, ele apenas precisa prestar atenção naquilo que ele está dizendo – essa deve ser sua principal concentração enquanto está rezando. No caso dos grandes verdadeiros Tzadikim , todas as meditações do Ari são as intenções das orações, porque na compreensão das palavras estão incluídas todas as meditações (IBID, Capítulo 120).

14.

Ele encorajaria seus seguidores que lamentavam com desespero o fato de estarem muito distantes da oração apropriada e achavam difícil rezar. Eles eram encorajados e consolados numa variedade de formas para que eles não se sentissem abatidos por isto. Ele disse: “Vemos que quando alguém se converte ao Judaísmo, ele considera apenas o dizer das palavras até Baruch She Amar como uma realização. Assim é apropriado para uma pessoa se alegrar nisso, mesmo se nada mais ele mereça recitar as palavras das orações.
E eu o ouvi conversando com uma pessoa simples sobre o assunto da oração, que achava muito difícil rezar e ele o aconselhava a imaginar no seu coração que ele precisava apenas rezar mais Baruch She Amar , porque talvez nessa encarnação ele apenas precisasse se aperfeiçoar nessa sessão das orações , porque talvez em encarnações anteriores ele rezasse as outras sessões com intenção completa , assim, ele deveria depositar toda a sua força nesse pequeno segmento rezando as orações levando a Baruch She Amar com intenção.Depois quando ele chega a Baruch She Amar ele deve pensar que talvez essa seja a sessão que ele precise reparar, isto é, de Baruch She Amar até Vayevarech Davi ( e Davi abençoou), e rezar aquela sessão com intenção e assim por diante.E o ponto principal é ele não se sentir intimidado com a oração toda a frente dele , quando ele está no início porque isto seria exaustivo e sobrecarregado para ele. Ao invés disso, ele deve focar cada vez em dizer uma pequena quantidade com intenção, porque qualquer um pode rezar uma pequena quantidade com intenção. E depois ele pode seguir em frente e rezar um pouco mais com intenção e assim por diante (IBID, Capítulo 111).
Já tem sido explicado também em Sichot ha Ran (Artigo 75), que na verdade é impossível rezar todas as orações com intenção. Pode-se rezar uma pequena sessão com intenção porque cada pessoa tem uma conexão especial com algumas partes das orações de acordo com quem ela é, porque “há aqueles que possuem o aspecto das mãos e outros possuem o aspecto dos pés”,etc. (Tikkun 18, pg. 32).Essa frase se refere a essa idéia que cada pessoa é inspirada e possui o mérito de orar algumas sessões das orações com intenções de acordo com sua natureza.Portanto, uma pessoa não deve ser desencorajada quando ela possui o mérito de rezar algumas sessões das orações com intenção e de repente perder a concentração e não poder continuar rezando propriamente por completo.Porque geralmente esse é o caso como explicado anteriormente. A pessoa deve esforçar-se para rezar o resto das orações com total simplicidade e através disso, ela terá o mérito pela misericórdia de D-us ser inspirada por isso até que o seu coração será outra vez preenchido com entusiasmo e ela rezará outra vez com inspiração, etc. Se às vezes ela não tiver o mérito de rezar todas as orações com inspiração, isso não é motivo de preocupação. Talvez ela possa depois recitar um capítulo dos Salmos ou qualquer outro pedido ou súplica com intenção, pois certamente cada pessoa de acordo com o que ela conhece da sua humildade deve entender que ela está muito distante da oração, a qual é um assunto muito elevado.Como alguém pode esperar ter o mérito de alcançar tal Serviço que é mais elevado até mesmo do que o estudo da Torah ; assim tal pessoa deve simplesmente fazer sua parte; se ele não for capaz de orar com intenção , ele deve começar a rezar as orações com completa simplicidade e ouvir o que ele está dizendo e na maioria dos casos, ele chegará a uma completa inspiração através disso.
Veja em Likutay Moharan (Parte I, Capítulo 99), onde está escrito que uma pessoa deve se esforçar em oração mesmo numa hora em que ela não possa rezar com intensidade e a oração não fluir facilmente dela, que D-us não permita. Mesmo assim ela deve esforçar-se assim também rezando com toda sua força e intenção, pois quando ela realmente tem o mérito de rezar com intenção e a oração flui dela, todas as orações ditas sem intenção subirão juntamente com esta última dita apropriadamente. E isso está expresso pelo verso “E eu roguei a D-us”(Devarim 4:23) sempre, se com ou sem intensidade. “Naquela hora”(IBID), porque quando uma pessoa realmente tem o mérito de orar com intensidade e as palavras fluem facilmente dele, no aspecto de “Minha oração é suave”, então todas as orações que ele rezou até o presente que não estavam se adequando subirão com esta oração digna.
Veja em Sicho ha Ran (Artigo 74) , onde está escrito sobre oração que as vezes uma pessoa não tem entusiasmo para orar e ela tem que criar entusiasmo, calor e fogo no seu coração para rezar. Assim, por exemplo, quando uma pessoa age como se ela estivesse com raiva , ela pode chegar ao ponto de realmente estar com raiva. É igualmente em santidade com respeito a oração que uma pessoa pode fazer-se de zangado, isto é, agir como se ela estivesse envolta em paixão e acenda seu coração com as palavras da oração e depois através disso, ela verdadeiramente terá um grande entusiasmo na oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário