quarta-feira, 8 de junho de 2011

Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Capítulos 27,28 & 29 - Os Discursos Sagrados do Rebbe Nachman escritos no final do livro Likutey Moharan)

Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.
Tradução em Português: SingerNaNach e Colaboradores

27.

A recitação dos Salmos ocupa um lugar de destaque, de alto nível, como se o próprio Rei Davi os recitassem, porque ele os disse em espírito de profecia e aquele espírito está infuso naquelas letras que formam as palavras. E quando uma pessoa recita os capítulos dos Salmos, ela acende o espírito da profecia com sua respiração como se fosse dito pelo próprio Rei Davi. É muito eficaz em curar doenças se uma pessoa tiver total confiança apenas em D-us que através dos Salmos, D-us a salvará.A confiança tem o aspecto de um apoio assim como a pessoa se apóia em uma bengala, como também uma pessoa se  apoiasse na confiança, no que ela confia que D-us a salvará, como o Rei Davi disse: “E D-us foi um apoio para mim (Salmos 18:19)”. Assim, através disso a pessoa enferma é curada como está escrito: “Se ele se levantar e caminhar lá fora apoiado em sua bengala, então o que o ataca será absolvido (Shmot 21:19).E este é o aspecto de “E um cepo sairá do tronco de Jessé(Isaías 11:1)”, o que se é dito com respeito ao Mashiach que é a semente de Davi. E esse é o aspecto de “No futuro os Tzadikim reviverão os mortos” (Pesachim 68-A), usando o cepo de suporte, o aspecto de “Cada um com suas bengalas à mão (Zacarias 8:4)”, o aspecto de “E colocou o bordão na face do menino (Reis II, 4:31). “
Ele também disse naquele tempo: O inverno é o tempo de incubação, pois todas as gramas e plantas estão mortas porque a vitalidade delas está anulada no inverno e elas então, estão na condição de morte. E quando vem o verão que é o aspecto do nascimento, portanto todas as plantas estão despertas para a vida, e que é muito bom e apropriado sair e falar nos campos, “falar” significa orar e suplicar e anseios e desejos de D-us e então todas as plantas no campo começam a viver e a desabrochar, todas elas ansiando e em fusão com a oração e a fala de uma pessoa que se dispõe a orar (Sichot Ha Ran, Artigo 98). [Veja Likutey Moharan, Parte II, Capítulo 1 que esse é o aspecto de “Yitzchak saiu para orar nos campos (Bereshit, 24:63)que sua oração foi juntamente com cada planta do campo, que cada planta do campo canalizou a sua energia na sua oração].

28.

Ele disse que se a pessoa tivesse o mérito de ouvir as músicas e louvores das gramíneas como cada planta canta uma canção para D-us sem nenhum interesse próprio e nenhum pensamento mundano – quão lindo e agradável é ouvir a canção delas. Portanto, é muito bom servir a D-us com temor entre elas e fazer hitbodedut nos campos no meio da natureza e derramar lá o coração em verdade diante de D-us. E veja também em Sichot ha Ran (Artigo 227) em que ele disse que é melhor praticar Hitbodedut fora da cidade em um cenário natural porque as plantas despertam o coração das pessoas.

29.

Ele disse: É preciso clamar a D-us e levantar o seu coração até Ele como se alguém estivesse no meio do mar pendurado por um fio de cabelo e um vento tempestuoso correndo pelo meio do céu ao ponto que não se sabe o que fazer e nem mesmo se tem a chance de clamar. Mas na verdade, o homem não possui ao seu lado o recurso de voltar os seus olhos e coração para D-us, porque a pessoa está em um perigo muito grande nesse mundo como cada pessoa sente em seu coração (IBID, Artigo 117).

Nenhum comentário:

Postar um comentário