Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.
Tradução em Português: SingerNaNach e Colaboradores
22.
É preciso uma grande quantidade de mérito para reservar uma hora por dia (para hitbodedut) e que se deve ter remorso por aquilo que está apropriado a se ter remorso, porque nem todo mundo possui o mérito de sentir isso, pois o dia parece voar, passar rápido demais e a pessoa precisa ser determinada para devotar tempo para isto, e ponderar profundamente sobre todas as suas ações que ela faz neste mundo, se vale a pena desperdiçar todos os seus dias em tais atividades(IBID,Artigo 47). Veja no livro Nachat ha Shulchan, as notas do Rabino de Stehern a respeito das Leis do Pesach. Lá é explicado que a principal estratégia do lado do mal é cegar a pessoa, que ela não terá os seus caminhos refletidos por suas ações, no aspecto de “um tolo não deseja entendimento (Mishlei 18:3), “etc. Mas tão logo que a iluminação da Alma é despertada, que é o aspecto da luz de uma vela, como em “A luz de D-us é a Alma de um homem, IBID, 21:27), e ela começa a examinar suas ações e contemplar seus caminhos, então “aquele que vem para se purificar é assistido pelas alturas ( Tratado Avodah Zarah , 55-A).” E de um pouquinho de luz, sai uma enorme quantidade de escuridão. E o fato de que fazem a benção na erradicação do Chamez até mesmo naquela hora de procurá-lo – porque a busca do chamez ( que simboliza a criatura do mal), isto é, contemplar e examinar os caminhos – já é o início de erradicar o mal de alguém.
23.
Ele disse: O Rei Davi baseou o livro inteiro de Salmos no fato de que ele era muito forte no assunto do Hitbodedut. Ele disse que o primeiro Hitbodedut do Rei Davi era quando ele estava deitado em sua cama e ele se cobria com seu lençol e falava de todo coração com D-us, como está escrito: “toda noite, transborda o leito com meu pranto , se inunda com minhas lágrimas o lugar do meu repouso (Tehillim 6:7).”Feliz é aquele que se acostuma a essa prática que é maior do que tudo . (Sichot ha Ran, Artigo 68).
Ele também escreveu em seus discursos sagrados que quando uma pessoa deita para em seguida dormir, é bom para ela se acostumar a derramar seu coração diante de D-us e pedir que ela mereça se aproximar de Seu serviço. E se ela não tiver o mérito de falar com D-us porque seu coração está endurecido como uma pedra, pelo menos ela deve se acostumar a suspirar e soltar lamentos hora após hora, que ela está muito distante de D-us e que ela deve ter o mérito de se aproximar de Dele (veja adiante o Artigo 46). E já existem vários ensinamentos trazidos nesse livro Sagrado Likutey Moharan (Parte I, Capítulos 8, 22-24, 56-59) tratando-se no quê a pessoa pode ter o mérito através de suspiros de santidade.
24.
Nossos Rabinos disseram (Tratado Pesachim 119): Cante para aquele que é conquistado (pelos seus filhos) e é alegre,” porque a pessoa precisa conquistar D-us, uma vez que foi conquistado. Mesmo que pareça que D-us não queira aproximar a pessoa para perto Dele pelo fato da pessoa ter causado grandes estragos e mesmo agora ela não age apropriadamente de acordo com a vontade de D-us, mesmo assim, a pessoa precisa se prostrar diante de D-us, estender suas mãos para Ele , que Ele deva ter misericórdia e a traga ao Seu serviço;porque apesar de tudo, “eu quero ser um bom Judeu.” Portanto de fato a pessoa quer conquistar D-us, uma vez que foi conquistada e sendo conquistada traz alegria a D-us (Sichot há Ran, Artigo 69). E refere-se a Likutay Moharan (Parte I, capítulo 124), onde está escrito que por causa da alegria de Deus de ser conquistado, ele mesmo coloca palavras na boca da pessoa, de modo que Ele será capaz de conquistá-la. Para que se não fosse por isso, certamente seria impossível para a carne e o sangue conquistar D-us, porém o próprio D-us ajuda a uma pessoa nisso.
25.
Quando um Judeu quer falar com D-us e expressar-se diante Dele e pedir para se aproximar do Serviço Dele, então, D-us põe aparte todas as Suas preocupações e todos os duros decretos que Ele quer passar, que D-us não permita, e todos os Seus negócios com os quais Ele está envolvido – Ele põe tudo de lado e volta sua atenção apenas para essa pessoa que quer falar com Ele e expressar-se pedindo que a ajude para que possa se aproximar Dele. Segue-se que através disso, que as pessoas Judias têm a necessidade de se salvar de todos os decretos duros, que D-us possa ter misericórdia (Sichot ha Ran, Artigo 70).
26.
Ao receber uma boa notícia, os Salmos devem ser recitados.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Capítulos 22,23,24,25 & 26 - Os Discursos Sagrados do Rebbe Nachman escritos no final do livro Likutey Moharan)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário