Quando uma pessoa está feliz o dia inteiro, se torna muito fácil para ela dedicar uma hora onde ela possa apresentar seu coração diante de Hashem. Entretanto, quando uma pessoa está triste e depressiva, D-us nos livre, então é muito difícil para ela fazer hisbodedute e conversar com Hashem.
(Sichos Haran 20)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Depressão Previne Hitbodedute
Segurar a Respiração Debaixo da Água da Mikva Suaviza os Julgamentos
Sentar e segurar sua respiração debaixo da água da Mikvah até que você não possa mais continuar tem o poder de suavizar julgamentos.
(Sefer Hamidos, Hamtakas Din 54)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Sofrimento Tem Ligação com Pecados Específicos
Através do sofrimento que vem a uma pessoa, ela pode compreender e descobrir que pecados ela precisa retificar.
(Sefer Hamidos, Hamtakas Din 47)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
terça-feira, 28 de junho de 2011
Chucát - Porção Semanal da Torah
Na Parsha dessa semana há uma das dez shira – “canções” que os Judeus cantaram para H”Y, a canção louvando H”Y e o agradecendo pelo poço de Miriam, que os proporcionou água ilimitada através dos 40 anos de jornada no deserto (e também fez outros milagres). Rashi incrédulo aponta que os Judeus não mencionam o nome de D-us na shira! Rashi explica que assim como os Judeus não puderam mencionar Moshie Rabbainu na shira porque Moshe Rabbainu foi punido pelo ocorrido no Poço (“ferindo a pedra”), portanto eles não podiam mencionar o Nome Divino! Rashi oferece uma parábola para um Rei que convidado a um banquete , o Rei diz” se meus amigos estão vindo eu lá estarei ;mas se não estiverem, então, vocês não me encontrarão lá”. Assim vemos sempre a importância de sempre dizer, escrever e espalhar o nome sagrado e incrível Na Nach Nachma Nachman MeUman e espalhando “Nanach” por nosso intermédio, H”Y permitirá seu nome ser revelado.
O interessante é que quando com freqüência digo Na Nach Nachma Nachman MeUman aos opositores eles respondem “Hashem Yisburach ou D-us”. Isso é incrível porque é o ensinamento acima que mencionando o nome do Tzaddik , então apenas assim, poderemos mencionar D-us.
Original Postado por NaaNaach em nanach.net
Haftora de Chucát (Seção dos Profetas- Juízes 11:1-33)
A Haftora dessa semana é do Livro dos Juízes (Capítulo 11), a história de Yiftach. É-nos dito que Yiftach teve que fugir de seus irmãos e se estabeleceu na Terra de Tob e homens levianos ajuntaram-se a ele e saíam com ele. É-nos dito a mesma coisa sobre o Rei Davi (Shmuel – Samuel 1:22), quando ele estava fujindo do Rei Shaul que todas as pessoas magoadas e angustiadas se uniram a ele.
Só algo a considerar quando você vê muitos de nós Nanach dando o máximo de nós, estamos na verdade fazendo o melhor que podemos para permanecer como Nanach.
Original Postado por NaaNaach em nanach.net
Mikvah Remove Sofrimento
Através da imersão na Mikvah , sofrimentos são anulados e surge a salvação.
(Sefer Hamidos, Hamtakas Din 22)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Pgam Habris Traz Perigo Para Viajantes
Perigos enquanto em viagens ocorrem por conta do Pgam Habris.
(Sefer Hamidos, Derech B 3)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Os Pecados Previnem o Reconhecimento de Hashem
Uma pessoa que não retificou seus pecados não pode conhecer Hashem.
(Sefer Hamidos, Daas 28)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
domingo, 26 de junho de 2011
B'H Novo Vídeo de Animação 3d Nanach
Original Postado por NaaNaach em nanach.net Continue Lendo...
Adore a Hashem com Simplicidade
O desejo e objetivo principal do Rebbe Nachman eram de realizarmos ações físicas de santidade sem qualquer sofisticação. Seu desejo era que realizássemos constantemente atos sagrados com completa santidade. Ele queria que aprendêssemos muita Torah para realizarmos muitos Mitzvos cada dia e que fizéssemos orações e súplicas, tudo em completa simplicidade e sem nenhuma sofisticação.
(Sichos Haran 19)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Hashem Se Importa Com Aqueles Que Se Arrependem
Quando uma pessoa se arrepende de todo seu coração, Hashem começa a prestar atenção aos seus desejos e pedidos.
(Sefer Hamidos, Daas 27)
Original Postado por Dun Aryeh
Enganar Outros Causa Pensamentos Impuros
Quando uma pessoa é acostumada a falsamente enganar outros (Genevas Daas), as conseqüências para ele são ter pensamentos imorais, inadequados sobre mulheres não-judias.
(Sefer Hamidos, Genevah Ugezelah B 2)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
A Arrogância Decorre do Pgam Habris
A arrogância tem origem do fato de não se ter retificado os pecados da juventude (Pgam Habris).
(Sefer Hamidos, Gavah 34)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Arrogância Excessiva Causa Adultério
Uma pessoa que tem muita arrogância, no final tropeçará no adultério.
(Sefer Hamidos, Gavah 25)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Capítulos 33 & 34 - Os Discursos Sagrados do Rebbe Nachman escritos no final do livro Likutey Moharan)
Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.
Tradução em Português: SingerNaNach e Colaboradores
33.
É apropriado para um Judeu que seu coração esteja tão atraído por D-us ao ponto de mesmo quando ele estiver no meio das pessoas, ele possa ser despertado para D-us a qualquer momento com grande paixão e entusiasmo vibrantes e ele eleve suas mãos e coração a D-us e grite para D-us em êxtase da mente e com inspiração maravilhosa, “não me abandones Ó Senhor, meu D-us (Salmos 38:22).”(A esse ponto ele levantou suas mãos e recitou o verso com uma voz doce de súplica e desejo diante de D-us (IBID, Artigo 229).
34.
Ele disse: A diferença entre um coração partido e a depressão é que o coração partido é de tal forma que mesmo que uma pessoa esteja entre outras, ele vai se voltar para D-us e dizer , “Mestre do Universo,”etc. E durante aquela mesma hora, o próprio Rabbi Nachman disse, “Mestre do Universo” com uma inspiração maravilhosa erguendo suas mãos em intenso desejo , como ele estava acostumado (IBID, Artigo 230).
Relacionamentos Impuros Afetam o Aprendizado da Torah dos Filhos
Uma pessoa que teve um relacionamento com um não Judeu, com outro homem ou teve pensamentos de idolatria não terá um estudante da Torah por filho. Se seu filho realmente aprender a Torah, ele a esquecerá.
(Sefer Hamidos, Bunim 41)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Perek Shira - Um Capítulo Em Especial Para Uma Canção
Em Oasiyos DiRebbe Akiva (Cartas do Rabbi Akiva, homilia e exegese do Rabbi Akiva) aprendemos que o Santo Misericordioso D-us criou o mundo com a única intenção que se deve cantar para D-us. Sabemos que a raiz de todas as canções é Na Nach Nachma Nachman MeUman e de lá canções saem e cada faceta da criação tem sua própria expressão de canção.
Aqui eu apresento a vocês um vídeo de Perek Shira, uma compilação de versos específicos que cada criação canta para H”Y. É propício recitar essa compilação e ela ajudará a alcançar a fonte de toda canção, Na Nach Nachma Nachman MeUman.
Original Postado por NaaNaach em nanach.net
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Soberba Leva a Mishcav Zachor
Soberba leva à concupiscência da Mishcav Zachor. Ela também provoca a raiva. Às vezes a mulher não pode engravidar já que ela é muito arrogante e também em sua aparência.
(Sefer Hamidos, Gavah 2)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Chorar Anula Pensamentos Imorais
Chorar anula pensamentos imorais.
(Sefer Hamidos, Bechiya 2)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Znus Destroi O Lar
Raiva e Znus de uma mulher,destroi seu lar.
(Sefer Hamidos, Bayis 16)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Recompensa por Controlar o Yetzer
Aquele que controla sua inclinação do mal, seus filhos não tomarão uma direção errada, sua riqueza será abençoada e ele será salvo de todos os testes.
(Sefer Hamidos, Bunim B 16)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Haftora de Korach
Na Haftora dessa semana (porção dos profetas), os Judeus pedem ao Profeta Shmuel por um Rei.Esse pedido invoca grande ira Divina e os Judeus são quase dizimados. O Talmud e os comentaristas ficam muito perplexos com isso, pois um dos mandamentos na Torah é o de se apontar um Rei, portanto por que os Judeus tão criticados? Há várias respostas dadas. Em meu livro Likutay Nanach eu me dirijo a isso apontando que hoje isso é muito compreensível. Vemos com nossos próprios olhos como as pessoas circulam apenas dizendo “Mushiach, Messiah, Mashiach...Essa pessoa é Mushiach, ou este deve ser, ou ele foi...todo o Judaísmo delas é apenas alguma conspiração para ser da parte interessada de quem é Mushiach.Isso é um pecado terrível, apontar o Mushiach é um mandamento, um de muitos outros e de fato um só vem após outros (como ensinado por nossos Sábios.Veja também os comentaristas em Likutay Moharan 6) e além disso a única maneira real de trazer o Mushiach é seguindo os caminhos sagrados de Rabbeinu Na Nach Nachma Nachman MeUman, portanto adotando uma prática que a meta principal é apenas Mushiach é muito contra-producente.
Grandes bênçãos de Na Nach Nachma Nachman MeUman!
Original Postado por NaaNaach em nanach.net
Korach – Porção Semanal da Torah
Previamente havíamos apontado como a Parsha dessa semana é muito predominante para Breslov, como os opositores continuam a negar a liderança de Rabbainu, a Alma de Moshe Rabbainu, semelhante a Korach.
Rashi no início da Parsha aponta que essa Parsha é lindamente interpretada na exegese de Rabbi Tanchuma. Isso é estranho Rashi fazer, porque Rashi vem a explicar a simples compreensão da Torah e onde quer que ele veja uma necessidade de explicar ou prover uma exegese, ele assim o faz sem fanfarras e por quê aqui mesmo ele faz essa introdução e cita ponto de referência? Isso é uma alusão inacreditável ao assunto em mãos. Tanchuma é o nome baseado na mesma raiz de Nachman!Tanchuma (com a palavra), tem a gematria, valor numérico como Na Nach Nachma Nachman MeUman (com as letras)! Assim, Rashi com sua divina inspiração está aludindo que esse capítulo será completamente desenvolvido com Rabbainu.
Original Postado por NaaNaach em nanach.net
Zivug Bkedusha
Uma pessoa que se santifica durante as relações permitidas através de modéstia, vai ter filhos do sexo masculino.
(Sefer Hamidos, Bunim 46)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Separar Totalmente
Um homem que não se separa de sua esposa no tempo em que ela está suscetível a se tornar Nidah, mesmo se seus filhos forem como os filhos de Aharon, eles morrerão. Alguém que realmente se separa(no período da Nidah) terá filhos do sexo masculino que serão dignos de emitir decisões da Halacha.
(Sefer Hamidos, Bunim 42)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Estudo da Torah Programado Pode Salvar do Pecado
Mesmo aquelas pessoas que estão muito longe da santidade e estão presas a armadilhas pelo mal que cometem pecados regularmente, D-us as livre, podem ser ajudadas através do estudo da Torah. A Torah tem um grande poder, tão poderosa que pode afastar essas pessoas dos seus pecados que elas habitualmente cometem. Se a pessoa faz para si mesma um horário programado e obrigação de estudar a Torah por um certo tempo todos os dias, não importa o quê, tal pessoa certamente terá o mérito de escapar da armadilha do mal devido ao grande poder da Torah.
(Sichos Haran 19)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Sirva a Hashem Como Um Animal
Leva grande sabedoria e um grande esforço para que uma pessoa desprenda sua mente completamente e sirva a Hashem como um animal.
(Sichos Haran 15)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Não Se Contente com uma Isenção
Quando uma pessoa quer fazer um Mitzvah ou um ato de justiça, mas é impedido de fazê-los devido a circunstâncias que vão além do seu alcance, de acordo com a Torah , ele está isento de carregar esse Avodah. Isso funciona bem para uma pessoa que está apenas tentando cumprir sua obrigação. Entretanto, uma pessoa que realmente tem um desejo profundo em realizar o verdadeiro Avodah não deve ficar satisfeita com a isenção. Para que serve a isenção se ele quer fazer uma ação real? Se a pessoa for forte ao seu desejo e determinação de realizar a ação real que agora ele está isento, esse desejo por si só já é muito bom. Mesmo que agora ele seja forçado contra sua própria natureza e não mereça realizar essa Avodah, os pensamentos acima são benéficos.
(Sichos Haran 14)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
A Coisa Principal é o Desejo e Anseio
A coisa principal é o desejo e anseio. No entanto, uma pessoa não pode estar satisfeita com isso e deve transformar os desejos em ações.
(Sichos Haran 14)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Os Justos São Completamente Diferentes
Um homem justo se apresenta como qualquer outra pessoa caminhando com roupas e sapatos como todos os outros. Mas, na verdade ele é uma criação completamente diferente. Uma pessoa justa é muito preciosa. Feliz é aquele que é um Justo.
(Sichos Haran 14)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Novo Nanach Trance
O Mundo inteiro não sabe quem sou; vou deixar que você saiba quem sou, aqui e agora: Eu sou Na Nach Nachma Nachman MeUman!!!
Original Postado por ponpon em nanach Hebrew e NaaNaach em nanach.net
Não Se Case Por Dinheiro
Um homem que se casa com uma mulher por causa de seu dinheiro, vai ter filhos inadequados. Ele também vai perder o dinheiro depois de um curto período de tempo.
(Sefer Hamidos, Bunim 39)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
“Znus” do Esposo resulta em Esposa “Mezaneh”
Um homem que se comporta “ Znus”, sua esposa passa a se tornar “Mezaneh “.
(Sefer Hamidos, Bunim 30)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Os Pensamentos do Esposo Causam Efeito nos da sua Esposa
Quando um homem tem pensamentos imorais, faz com que sua esposa também tenha pensamentos impuros. Através de sua esposa ter pensamentos impuros a Klipos vêm e a contaminam em seus sonhos, fazendo com que seus filhos morram.
(Sefer Hamidos, Bunim 29)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Shmiras Anayim Afeta Seus Filhos
Aquele que olha para o calcanhar de uma mulher ou até mesmo para sua esposa quando ela está em Nidah terá filhos inadequdos.
(Sefer Hamidos, Bunim 16)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
terça-feira, 21 de junho de 2011
Viúvos Devem Recitar Parsha Ushum
Um homem cuja esposa faleceu deve recitar a Torah na seção que pertence ao sacrifício de Usham cada dia, até que ele se case outra vez.
(Parsha Usham=Vayikrah Capítulos 5 versos 20-26 Capítulo 7 versos 1-10)
(Sefer Hamidos, Alman 1)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Curados através de Qualquer Alimento e Bebida
Cada erva e gramínea tem seu poder único de curar alguma doença específica. Tudo isso é apenas necessário para uma pessoa que não tem uma forte fé em Hashem, não é um Shomer Habris e desprezíveis em seus próprios olhos. Portanto, alguém que tenha completa fé, é Shomer Habris e nunca despreza outros, não precisa disto.Sua cura não depende de uma erva específica. Ele pode ser curado através de qualquer tipo de alimento e bebida e não tem que esperar até que as ervas específicas façam efeito.
(Sefer Hamidos, Emunah B 5)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Quando se Cai em Emunah causa Keri
Quando uma pessoa perde sua fé em Hashem, ele vem a Keri, pensamentos a respeito de luxúrias sobre mulheres e pensamentos de idolatria.
(Sefer Hamidos, Emunah 29)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Todos os Movimentos, Pensamentos e Ações são Levados em Consideração
Todos os movimentos, pensamentos e ações que são trazidos por qualquer ato de Santidade são contados e gravados. Não há movimento e pensamento que seja perdido. Quando uma pessoa tem o mérito de romper todos os obstáculos e concluir um ato de Santidade, então todos os movimentos, pensamentos e confusão que ela tinha que lidar antes e com os quais ela conseguiu atravessar e romper todas as barreiras, são portanto, transformados em elementos sagrados e superiores. Quando ela ponderava se para realizar este ato de santidade os obstáculos estavam as cercando de todos os lados, todos esses obstáculos, pensamentos e movimentos são assim gravados lá em cima para o seu benefício. Cada movimento que ela tinha que fazer antes de realizar o ato sagrado é levado em consideração. Feliz é aquele que possui o mérito de pular todos os obstáculos e realizar um ato de Santidade.
(Sichos Haran 11)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Parsha Shelach –Porção Semanal da Torah - Espiões à Terra Santa
A Parsha dessa semana, Shelach (“enviar”) começa com o envio de espiões à Terra Santa. Os espiões (10 dos 12) falharam em suas missões quando eles persuadiram os Judeus para rejeitarem Israel e trouxeram com isso grande calamidade para eles mesmos e para todas as gerações futuras. Subseqüentemente quando os espiões foram enviados eles ficaram preocupados com o fracasso, portanto, eles mesmos conquistaram o objetivo (Parsha Chukas 21:32 –Rashi). Rabbainu veio até a Terra Santa e a conquistou para nós dizendo aos seus seguidores que apesar de sua jornada ter sido esmagadoramente cheia de obstáculos e dificuldades e exigia completo sacrifício, posteriormente para todo mundo seria muito mais fácil (até mesmo Rabbi Nosson fez suas tentativas...).
Em Ebay Hanachal – “Blossoms of the Springs" (disponível em nanach.org), as cartas que Saba Yisroel enviou ao Presidente de Israel, Zalman Shazar (o homem na nota de 200 Shekel), Saba termina assim em uma das cartas(57):
ישראל בר המרגל ומפתה אל תכלית האמת
“Yisroel Ber que espiona e traz para o verdadeiro propósito”.
Parece que Saba estava retificando o terrível pecado dos espiões, um dos últimos passos necessários para a redenção!
Original Postado por NaaNaach em nanach.net
Pecados Provocam Descrença
Os pecados de uma pessoa levam com ela descrença e dúvidas em Hashem e nos Tzadikim.
(Sefer Hamidos, Emunah 22)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
O Arrependimento Traz o Amor de Hashem
Quando uma pessoa se arrepende de seus pecados primeiro, ela pode vir a amar Hashem.
(Sefer Hamidos, Ahava 4)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
A Hospitalidade Salva do Adultério
Uma cidade que não oferece hospitalidade aos transeuntes, virá ao adultério. Este adultério, em seguida, traz a morte na cidade.
(Sefer Hamidos, Hachnassas Urchim 2)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
quinta-feira, 16 de junho de 2011
A Mentira Conduz Ao Adultério
Através da mentira uma pessoa poderá vir a cometer adultério e assassinato. Ela também causará a outras pessoas inocentes tropeçar em adultério e assassinato.Ela até mesmo irá mostrar que isso é permissível (ensinamento) da Torah.
(Sefer Hamidos, Emes B 4)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Mentir Conduz a Niuf
Através da mentira uma pessoa pode chegar a Niuf, ela também fortalece aos ímpios de modo que eles não se arrependerão.
(Sefer Hamidos, Emes 35)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Mentiras Geram Crianças Pecadoras
Quando um homem e uma mulher mentem constantemente, seus filhos farão oposição ao verdadeiro Tzadik e também serão Pogem Habris.
(Sefer Hamidos, Emes 27)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
A Verdade Protege o Bris
Quando uma pessoa é cuidadosa em dizer a verdade, então ela recebe proteção para o seu Shmiras Habris.
(Sefer Hamidos, Emes 24)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Santidade de Yisroel
Felizes somos nós que Hashem nos foi muito bom e que merecemos a santidade de sermos Judeus.
(Sichos Haran 11)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Capítulos 30,31 & 32 - Os Discursos Sagrados do Rebbe Nachman escritos no final do livro Likutey Moharan)
Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.
Tradução em Português: SingerNaNach e Colaboradores
30.
Uma vez eu estava diante dele e ele estava deitado em sua cama e o que vem a seguir veio da sua boca: “A coisa principal é, ’ das entranhas do inferno gritei’ (Yonah 2:3)´.” Veja no Livro Alim Le Trufah (Carta 60), de onde esta frase é trazida e está escrito lá nessa linguagem: “Certas pessoas se menosprezam tanto por conta de suas quedas ao ponto de sentirem que essas palavras não se aplicam mais a elas, é como se tivessem despencado mais além das entranhas do inferno, que D-us não permita isso, é como se elas não tivessem mais forças para gritar ou se já têm gritado até uma boa quantidade, mas isso não as tem ajudado e muitas outras coisas que as desencorajam além dessas citadas. E na verdade, não é bem assim, porque sei da verdade que Rabbi Nachman pretendia que essas palavras alcançassem as pessoas que se encontrassem nos níveis mais inferiores – a todos e a cada um em particular (IBID, Artigo 302).
31.
Para cada pessoa há abordagens individuais que cada um precisa usar em função dos prejuízos que ela tem causado e de acordo com a raiz da sua alma, mas o Hitbodedut e o derramar o coração diante de D-us todos os dias na sua língua mãe, é uma prática universal da qual todo Judeu é obrigado a cada dia e durante todos os dias de sua vida; como também aprender o Shulchan Aruch (Código de Lei Judáica) todos os dias, é uma prática universal como explicada acima (IBID, Artigo 185).[Veja adiante, ao final do Artigo 59 onde é explicado que os dois são interdependentes].
32.
Ele disse: Certamente há pessoas que são justas, mesmo apesar de não praticarem o Hitbodedut, mas refiro-me a elas como frenéticas e confusas. E quando o Mashiach chegar de repente e as chamar – elas se encontrarão indefinidas e confusas. Mas aquela pessoa que estiver estabelecida na prática sagrada do Hitbodedut será comparada a alguém após umas boas horas de sono, cuja mente está calma e serena sem agitação e confusão (IBID, Artigo 228).
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Até Mesmo os Ímpios Ficam Cheios de Remorso
Pessoas ímpias também são cheias de pensamentos de remorso e aliás, elas nem mesmo sabem o quê são pensamentos de arrependimento. No entanto, nisso mesmo no que se fortalecem em fazer o mal, é o resultado direto do seu remorso. Quando pensamentos de remorso penetram nas mentes, elas se fortalecem e tentam com toda força praticar o mal.
Isso pode ser comparado a dois homens brigando. Quando um vê que ele está sendo derrotado pelo seu companheiro, ele agrega o restante da sua força e começa a lutar com todo seu poder. Aqui também, quando o mal vê um pouco do bem despertando, isso até mais o fortalece.
Essa é uma regra importante para servir a Hashem. Cada pessoa de acordo com o seu nível e a quantidade de esforço que eles estão usando para entrar no serviço de Hashem ,de acordo com isso, a inclinação do mal se fortalece contra eles. A pessoa deve ser sábia a respeito disso e surgir com planos de como lutar na guerra contra o mal, cada vez que isso retornar e ficar mais forte. Feliz é aquele que possui o mérito de vencer essa guerra.
(Sichos Haran 10)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
terça-feira, 14 de junho de 2011
Aprenda e Passe Rápido Por Esses Tópicos
Quando uma pessoa estuda tópicos relacionados à violência ou desastre, tais como a lei do luto não se deve permanecer muitos nesses lugares(tópicos). Não se deve ponderar e pensar muito profundamente nessas seções da Torah , uma vez que os pensamentos são muito poderosos e influentes. Portanto, quando uma pessoa acha essas seções da Torah, ela deve estudar e passar por elas o mais breve possível.
[Nota do Editor: Uma vez que se vê que há partes da Torah que podem ser estudadas muito rápidas, o mesmo provavelmente se aplica às Leis de Ishus, Tzinus, Nidah, etc...para as pessoas que ainda não têm purificado suas mentes e não podem controlar seus pensamentos.Se qualquer pessoa puder ir à fonte disso nos ensinamentos de Rabbanue, favor acrescente-os nos comentários dessa postagem.]
(Sichos Haran 8)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
domingo, 12 de junho de 2011
Converse com Hashem Como uma Criança
Todos Judeus são chamados filhos de Hahsem. É portanto apropriado para nós conversar e expressar todo nosso sofrimento diante Dele como uma criança reclamando em frente ao seu Pai.
(Sichos Haran 7)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Pensamentos Confusos
Quando uma pessoa fica confundida por pensamentos confusos, se ela se fortalecer e tentar apresentar o melhor que ela possa dentro das circunstâncias programadas pela sua mente, com freqüência Hashem a enviará pensamentos de apoio depois.
(Sichos Haran 7)
Original Postado em Inglês por Dun Aryeh em nanach.net
Parsha Behaalotechá - Estudo da Torah para revelar a glória de D-us
Na Parsha dessa semana BeHaalotechá , (quando você se levantar-acenda - as lâmpadas do candelabro ), H’Y ordena que os Levitas devem começar seus trabalhos na idade de 25 anos(verso 8:4). Rashi baseado no Talmud , pergunta isso previamente (4:3) H’Y ordenou que eles devem começar os seus trabalhos na idade de 30. Rashi explica que na idade de 25 era solicitado deles começar a aprender as leis do serviço , as quais eles estudariam por 5 anos e na idade de 30 eles começariam os seus serviços de verdade. Rashi conclui: daqui aprendemos que um aluno que não vê um bom sinal dos seus estudos por 5 anos nunca o verá. . Na introdução do trabalho cabalístico do Arizal , Eitz Chaim, Rabbi Chaim Vital traz essa máxima para aprovar que o principal estudo de uma pessoa deve ser para achar e revelar a luz interna de H’Y. Na introdução do Talmud Esser Sfiros isso vai mais além e muito simples explicado. Esse adágio que um aluno não viu sucesso em 5 anos, nunca terá sucesso, é aparentemente propícia e cercada de blasfêmia por estudar a Torah em toda nossa vida , a Torah é palavra de H”Y, os Judeus são um só com a Torah .O entendimento correto do axioma é simples e muito mais precisamente entendido nas palavras escolhidas: “Um bom sinal”, é uma referência ao que Rabbi Meir diz em “Ética de Nossos Pais”(início do capítulo 6) que quem quer que estude a Tora Lishma (por amor e revelação de H”Y) merece ter muitas coisas... revelado a ele os segredos da Torah ...etc...muitas coisas e muito delas enumeradas no Mishna , são “o bom sinal”. Assim o ditado está dizendo que se uma pessoa começar a estudar a Torah revelada como o Talmud e após 5 anos de estudos ela ainda não tenha sentido os efeitos de “um bom sinal” , isso é uma indicação que ela nunca será capaz de alcançar o objetivo desejado de estudar a Torah por estudar a Torah revelada e ele tem que dedicar todo o seu interesse e focar na busca para revelar H’Y através do estudo dos segredos da Torah.
Original Postado por NaaNaach em nanach.net
sábado, 11 de junho de 2011
Filhos de Hashem
Mesmo que uma pessoa possa pensar que de acordo com suas ações ela não seja considerada um filho de Hashem, ela deve ainda se lembrar que Hashem nos chamou de seus filhos não importando como nós agimos. Até mesmo se Hashem estiver exilando você agora de ser Seu filho, deixe que Ele faça como melhor lhe aprouver, mas você tem que fazer a sua parte e mesmo assim, tentar agir como um filho.
(Sichos Haran 7)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Capítulos 27,28 & 29 - Os Discursos Sagrados do Rebbe Nachman escritos no final do livro Likutey Moharan)
Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.
Tradução em Português: SingerNaNach e Colaboradores
27.
A recitação dos Salmos ocupa um lugar de destaque, de alto nível, como se o próprio Rei Davi os recitassem, porque ele os disse em espírito de profecia e aquele espírito está infuso naquelas letras que formam as palavras. E quando uma pessoa recita os capítulos dos Salmos, ela acende o espírito da profecia com sua respiração como se fosse dito pelo próprio Rei Davi. É muito eficaz em curar doenças se uma pessoa tiver total confiança apenas em D-us que através dos Salmos, D-us a salvará.A confiança tem o aspecto de um apoio assim como a pessoa se apóia em uma bengala, como também uma pessoa se apoiasse na confiança, no que ela confia que D-us a salvará, como o Rei Davi disse: “E D-us foi um apoio para mim (Salmos 18:19)”. Assim, através disso a pessoa enferma é curada como está escrito: “Se ele se levantar e caminhar lá fora apoiado em sua bengala, então o que o ataca será absolvido (Shmot 21:19).E este é o aspecto de “E um cepo sairá do tronco de Jessé(Isaías 11:1)”, o que se é dito com respeito ao Mashiach que é a semente de Davi. E esse é o aspecto de “No futuro os Tzadikim reviverão os mortos” (Pesachim 68-A), usando o cepo de suporte, o aspecto de “Cada um com suas bengalas à mão (Zacarias 8:4)”, o aspecto de “E colocou o bordão na face do menino (Reis II, 4:31). “
Ele também disse naquele tempo: O inverno é o tempo de incubação, pois todas as gramas e plantas estão mortas porque a vitalidade delas está anulada no inverno e elas então, estão na condição de morte. E quando vem o verão que é o aspecto do nascimento, portanto todas as plantas estão despertas para a vida, e que é muito bom e apropriado sair e falar nos campos, “falar” significa orar e suplicar e anseios e desejos de D-us e então todas as plantas no campo começam a viver e a desabrochar, todas elas ansiando e em fusão com a oração e a fala de uma pessoa que se dispõe a orar (Sichot Ha Ran, Artigo 98). [Veja Likutey Moharan, Parte II, Capítulo 1 que esse é o aspecto de “Yitzchak saiu para orar nos campos (Bereshit, 24:63)que sua oração foi juntamente com cada planta do campo, que cada planta do campo canalizou a sua energia na sua oração].
28.
Ele disse que se a pessoa tivesse o mérito de ouvir as músicas e louvores das gramíneas como cada planta canta uma canção para D-us sem nenhum interesse próprio e nenhum pensamento mundano – quão lindo e agradável é ouvir a canção delas. Portanto, é muito bom servir a D-us com temor entre elas e fazer hitbodedut nos campos no meio da natureza e derramar lá o coração em verdade diante de D-us. E veja também em Sichot ha Ran (Artigo 227) em que ele disse que é melhor praticar Hitbodedut fora da cidade em um cenário natural porque as plantas despertam o coração das pessoas.
29.
Ele disse: É preciso clamar a D-us e levantar o seu coração até Ele como se alguém estivesse no meio do mar pendurado por um fio de cabelo e um vento tempestuoso correndo pelo meio do céu ao ponto que não se sabe o que fazer e nem mesmo se tem a chance de clamar. Mas na verdade, o homem não possui ao seu lado o recurso de voltar os seus olhos e coração para D-us, porque a pessoa está em um perigo muito grande nesse mundo como cada pessoa sente em seu coração (IBID, Artigo 117).
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Desejos e Prazeres Vazios
Os prazeres do mundo físico podem ser comparados a raios de luz. Quando eles entram na casa, raios de sol aparecem como pilares devido à radiação do sol. A impressão é de que alguém consiga pegar esses pilares de luz. No entanto, quando são agarrados e sentidos, não há nada nas mãos. Todos os desejos e prazeres desse mundo são exatamente assim.
(Sichos Haran 6)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Um Yetzer Hara Vazio
O Yetzer Hara é comparável a um homem que corre no meio da multidão com suas mãos fechadas e ninguém sabe o que contém. Ele engana a cada pessoa e pede que adivinhem o que tem dentro da mão. Para cada pessoa parece que ele está segurando o que ele deseja. Entretanto, todo mundo começa a ir atrás desse homem, já que cada pessoa acredita que sua mão contenha o que ela deseja. No final, esse homem abre sua mão e ela está vazia.
Isso é exatamente como o Yetzer Hara engana o mundo inteiro e consegue que todo mundo vá atrás dele. Ele engana cada pessoa fazendo-a crer que sua mão contém o que ela deseja, cada pessoa de acordo com sua loucura e luxúria. No final, o Yetzer Hara abre bem a mão e ela está completamente vazia já que ninguém pode de forma alguma satisfazer sua luxúria seguindo o seu Yetzer Hara.
(Sichos Haran 6)
Postado Original por Dun Aryeh em nanach.net
sexta-feira, 3 de junho de 2011
A Filosofia é Muito Prejudicial
É muito prejudicial aprender qualquer forma de filosofia, pois acarreta muitas perguntas e confusão. Isso então desperta o medo da pessoa de punição e em troca, sustenta sua tendência natural de seguir seus desejos e inclinação do mal. Portanto, você nunca encontrará qualquer pessoa que se tornou realmente justa e temente a D-us que tenha estudado de livros baseados em filosofia. Apesar desses livros ocasionalmente discutirem boas características, etc., ainda assim, seus danos são muito maiores que qualquer benefício que eles possam trazer, pois eles confundem grandemente a mente da pessoa.
(Sichos Haran 5)
Postado original por Dun Aryeh em nanach.net
Haftara de Nasso (Seção dos Profetas)
A Haftara dessa semana é sobre o nascimento de Shimshon (Sansão) no início dos acontecimentos.Um dos Nanach tem um sentimento muito forte que Shimshon corresponde ao 7° mendigo da estória que Rabbi Nachman conta do livro Sipuray Massiyos – As Lendas dos Tempos Antigos. Rabbeinu nunca revelou a estória do 7° e último mendigo (e esta é a sétima semana do Omer,na preparação do recebimento da Torah), simplesmente porque esse mendigo não usou o seu pé de forma alguma para este mundo.Shimshon era coxo e de acordo com o Midrash ele era incapaz de caminhar.Em Provérbios (Mishley) diz: טוב מראה עינים מהלך נפש,”melhor é o olhar dos olhos da passagem da alma” o que se entende e é ensinado no Talmud que a pessoa ganha mais prazer de olhar (à promiscuidade) do que o verdadeiro ato (sexual){saíndo da mente}, daqui vemos que o epítome ou raiz da função dos pés está nos olhos e imaginação (veja LKM 76). Há muitas outras conexões encontradas, por exemplo: O Talmud ensina que passos largos enfraquecem a visão.
Shimshon é visto como um dos mais ardentes antagonistas dos filisteus com os quais lutou e os matou e por último foi derrotado devido a traição deles. Obviamente a estória de Shimshon tem um significado profundo. O Talmud revela que a queda de Shimshon foi porque (no nível dele) ele foi levado pelos seus olhos e assim ele foi punido tendo seus olhos cegados. Disso podemos aprender que o Klipa (a casa do mal) representada pelos filisteus é o desejo da imaginação, “iludir alguém “. Isso parece o problema predominante e desafio de hoje em dia. Há um pouco tempo atrás, centenas e milhares de Palestinos se vestiram como personagens de um filme para tentar fazer algum tipo de ponto para chamar atenção;o que eu tirei disso é que eles estão vivendo muito uma não realidade de imaginação e falsidade.
Uma vez o Rei Davi caiu cativo nas mãos de um dos Reis Filisteus, por exemplo, ele caiu na lúxuria a imaginação, a única maneira que ele conseguiu escapar foi agindo como louco e claro – escrevendo graffiti nas paredes. Rabbi Nachman ensina que a fim de ser feliz , a pessoa tem que com frequência cometer um ato de loucura e isso é essencial e necessário, porque é um mitzvah estar sempre feliz.Apenas sendo feliz a pessoa pode escapar da depressão e influências negativas da cultura que deleita-se no sombrio oprimindo a luxúria aos olhos e imaginação. Assim encontramos que Shimshom usou todos os tipos de artimanhas quase como se ele estivesse brincando de piadas práticas para cima dos Filisteus (Ex.: He levou o portão da cidade para cima da montanha, ele amarrou as caudas das raposas e soltou-as, ele as desafiou com enigmas), mas então ele foi incapaz ou relutante de continuar todo o caminho como o Rei Davi e ser totalmente louco. Entretanto, no final Shimshon definitivamente “trouxe toda a casa abaixo”.
Como um aparte, uma vez vi uma explicação muito boa, ela diz que os pais de Shimshon foram visitados por um anjo, mas não o reconheceu como anjo, eles achavam que era apenas um personagem sagrado. Eles trouxeram um sacrifício a Deus e o anjo subiu no fogo. Os versos continuam a dizer que o anjo nunca mais voltou, e então eles entenderam que era anjo. A pergunta óbvia é: por que eles não entenderam aquilo, quando viram o anjo subir no fogo? Então, eu vi essa ótima interpretação, que o povo santo pode fazer todos os tipos de coisas, mas quando viram que ele não voltou para dar crédito, "eu avisei", então eles souberam que só poderia ter sido um anjo.
Do original Inglês postado por NaaNaach c/ tradução concedida a http://portuguesenanach.blogspot.com/
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Temor de Punição
A pessoa deve servir a Hashem principalmente pelo temor. Até mesmo a maior parte dos Tzadikim servem a Hashem por temor e aqueles que constantemente servem a Hashem por amor são poucos. Temor de punições é o principal elemento do medo. Há um nível mais elevado de medo chamado Medo de Sua Maravilha, isto é, medo de Hashem devido a sua tremenda grandeza e poder.Uma vez que nem todos possuem esse mérito, o principal serviço de Hashem para a maioria das pessoas tem que ser baseado no medo de ser punido por fazer coisas erradas. Cada pessoa nasce com o mal e é a tendência natural delas ser empurradas para esse mal, ou seja, para os desejos e paixões do mundo físico. É apenas por causa do medo de punição que a pessoa rompe suas paixões e desejos e começa a entrar no serviço de Hashem.
(Sichos Haran 5)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Teshuvah tem um Nível Superior até mesmo acima da Torah
Mesmo quando a pessoa cai tremendamente para onde quer que ela caia, possa o Misericordioso nos salvar, é proibido para ela desistir de si mesma. Teshuva é superior, até mesmo ocupando um lugar acima da Torah. Por isso, o desespero não existe nesse mundo. Se uma pessoa merecer, todos os seus pecados serão transformados em mérito. É uma regra, que de todas as quedas e tropeços que existem na realidade, pode-se facilmente retornar a Hashem pois não há limites para a Sua grandeza. Uma coisa principal que tudo é dependente disso, é que a pessoa não deve desistir de clamar a Hashem, implorando e suplicando a Ele em todos os momentos.(Sichos Haran 3)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Capítulos 22,23,24,25 & 26 - Os Discursos Sagrados do Rebbe Nachman escritos no final do livro Likutey Moharan)
Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.
Tradução em Português: SingerNaNach e Colaboradores
22.
É preciso uma grande quantidade de mérito para reservar uma hora por dia (para hitbodedut) e que se deve ter remorso por aquilo que está apropriado a se ter remorso, porque nem todo mundo possui o mérito de sentir isso, pois o dia parece voar, passar rápido demais e a pessoa precisa ser determinada para devotar tempo para isto, e ponderar profundamente sobre todas as suas ações que ela faz neste mundo, se vale a pena desperdiçar todos os seus dias em tais atividades(IBID,Artigo 47). Veja no livro Nachat ha Shulchan, as notas do Rabino de Stehern a respeito das Leis do Pesach. Lá é explicado que a principal estratégia do lado do mal é cegar a pessoa, que ela não terá os seus caminhos refletidos por suas ações, no aspecto de “um tolo não deseja entendimento (Mishlei 18:3), “etc. Mas tão logo que a iluminação da Alma é despertada, que é o aspecto da luz de uma vela, como em “A luz de D-us é a Alma de um homem, IBID, 21:27), e ela começa a examinar suas ações e contemplar seus caminhos, então “aquele que vem para se purificar é assistido pelas alturas ( Tratado Avodah Zarah , 55-A).” E de um pouquinho de luz, sai uma enorme quantidade de escuridão. E o fato de que fazem a benção na erradicação do Chamez até mesmo naquela hora de procurá-lo – porque a busca do chamez ( que simboliza a criatura do mal), isto é, contemplar e examinar os caminhos – já é o início de erradicar o mal de alguém.
23.
Ele disse: O Rei Davi baseou o livro inteiro de Salmos no fato de que ele era muito forte no assunto do Hitbodedut. Ele disse que o primeiro Hitbodedut do Rei Davi era quando ele estava deitado em sua cama e ele se cobria com seu lençol e falava de todo coração com D-us, como está escrito: “toda noite, transborda o leito com meu pranto , se inunda com minhas lágrimas o lugar do meu repouso (Tehillim 6:7).”Feliz é aquele que se acostuma a essa prática que é maior do que tudo . (Sichot ha Ran, Artigo 68).
Ele também escreveu em seus discursos sagrados que quando uma pessoa deita para em seguida dormir, é bom para ela se acostumar a derramar seu coração diante de D-us e pedir que ela mereça se aproximar de Seu serviço. E se ela não tiver o mérito de falar com D-us porque seu coração está endurecido como uma pedra, pelo menos ela deve se acostumar a suspirar e soltar lamentos hora após hora, que ela está muito distante de D-us e que ela deve ter o mérito de se aproximar de Dele (veja adiante o Artigo 46). E já existem vários ensinamentos trazidos nesse livro Sagrado Likutey Moharan (Parte I, Capítulos 8, 22-24, 56-59) tratando-se no quê a pessoa pode ter o mérito através de suspiros de santidade.
24.
Nossos Rabinos disseram (Tratado Pesachim 119): Cante para aquele que é conquistado (pelos seus filhos) e é alegre,” porque a pessoa precisa conquistar D-us, uma vez que foi conquistado. Mesmo que pareça que D-us não queira aproximar a pessoa para perto Dele pelo fato da pessoa ter causado grandes estragos e mesmo agora ela não age apropriadamente de acordo com a vontade de D-us, mesmo assim, a pessoa precisa se prostrar diante de D-us, estender suas mãos para Ele , que Ele deva ter misericórdia e a traga ao Seu serviço;porque apesar de tudo, “eu quero ser um bom Judeu.” Portanto de fato a pessoa quer conquistar D-us, uma vez que foi conquistada e sendo conquistada traz alegria a D-us (Sichot há Ran, Artigo 69). E refere-se a Likutay Moharan (Parte I, capítulo 124), onde está escrito que por causa da alegria de Deus de ser conquistado, ele mesmo coloca palavras na boca da pessoa, de modo que Ele será capaz de conquistá-la. Para que se não fosse por isso, certamente seria impossível para a carne e o sangue conquistar D-us, porém o próprio D-us ajuda a uma pessoa nisso.
25.
Quando um Judeu quer falar com D-us e expressar-se diante Dele e pedir para se aproximar do Serviço Dele, então, D-us põe aparte todas as Suas preocupações e todos os duros decretos que Ele quer passar, que D-us não permita, e todos os Seus negócios com os quais Ele está envolvido – Ele põe tudo de lado e volta sua atenção apenas para essa pessoa que quer falar com Ele e expressar-se pedindo que a ajude para que possa se aproximar Dele. Segue-se que através disso, que as pessoas Judias têm a necessidade de se salvar de todos os decretos duros, que D-us possa ter misericórdia (Sichot ha Ran, Artigo 70).
26.
Ao receber uma boa notícia, os Salmos devem ser recitados.