segunda-feira, 25 de abril de 2011

Último(s) dia (s) de Pesach

O último dia de Pesach comemora o milagre da divisão do mar. Isso aconteceu nas primeiras horas da manhã. No Medrashing encontramos uma numeração explícita de 50 milagres que aconteceram e de acordo com o Rabbi Akiva havia na verdade 250 milagres! Portanto a divisão do mar foi um milagre ainda maior do que qualquer outro milagre da redenção do Egito.

Depois de atravessar o mar e testemunhar os milagres אז ישיר משה “então” Moshe começou a cantar louvores a D-us. Há um costume de cantar isto na última noite de Pesach após chatzos em comemoração. A palavra canto na Torah é escrita com um yud extra (valor numérico de 10), transformando-a em tempo futuro. Há vários ensinamentos que são derivados a partir deste e o mais óbvio se trata de uma alusão que Moshe ainda está para cantar para D-us uma canção que é composta de 10 tipos de canções – algo que nós em tempos recentes testemunhamos – A revelação do Rabbi Nachman da canção que é de um único compasso,Unária ou de um só tempo musical (Na- נ ), Binária ou de dois tempos musicais (Nach- נח ),Ternária ou de três tempos musicais (Nachmu- נחמ),e Quaternária ou de quatro tempos musicais Nachman - נחמן). (1&2&3&4 = 10 letras) Na Nach Nachma Nachman MeUman! Essa é a música que irá nos escoltar fora de nosso exílio atual e final.
Original em Inglês postado por NaaNaach em nanach.net

2 comentários:

  1. A Torá declara, após a divisão do mar ... "e eles tinham fé em D'us ..." Rambam explica que diferente do evento do Sinai, não havia nenhum outro momento da história que o povo judeu tivesse atingido um nível tão avançado de crença em D-us.O nível de revelação na divisão do mar foi de tal grau que até mesmo Yechezkel, O Profeta não teve o mérito de testemunhar o que uma humilde serva havia visto.Eles disseram "Eis que este é meu D-us em quem glorifico!" A presença de D-us era tão palpável que se podia apontá-lo...obviamente pelos seus atributos.(Chana)

    ResponderExcluir
  2. Foi apenas pelo fato do povo Judeu crer em Hashem que eles mereceram a Presença Divina habitando sobre eles que os dotou com a capacidade de articular os seus louvores através da Canção no Mar.Hoje temos uma canção que nos liberta desse "mitzrayim" e nos faz vencer o atual Império no qual vivemos...Na Nach Nachma Nachman MeUman!

    ResponderExcluir