terça-feira, 26 de abril de 2011

Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Capítulos 4&5 - Os Discursos sagrados do Rebbe Nachman escritos no final do livro Likutey Moharan)

Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.
NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.

Tradução em Português: SingerNaNach e Colaboradores


4.

Ele também falou a respeito do hitbodedut que fazia parte do hábito dele ser muito diligente neste costume, expressando-se diante de D-us a cada dia; e ele disse que se a pessoa não puder se expressar de forma alguma, mesmo se apenas puder pronunciar uma palavra, isso também é muito bom. E ele disse que se a pessoa pronunciar apenas uma palavra, ela deverá ter um temperamento firme e repetir aquela palavra muitas vezes, sem limite. E mesmo se ela passar um bom número de dias apenas nessa palavra, isso também é bom. E ela deverá ser forte e determinada e repetir essa palavra incontáveis vezes até que D-us tenha piedade dela e abra sua boca afim de que ela possa se expressar completamente.
E ele disse que a fala tem um grande poder porque se pode até sussurrar mediante uma arma e ela não atirar (e ser eficaz).Quando ele falou sobre isso, ele falou muito a respeito do hitbodedut e falou por muito tempo como uma linguagem maravilhosa com uma variedade de expressões e nos encorajou profusamente nisso, e ele quis que passássemos o dia inteiro em Hitbodedut , passar o dia inteiro nisso, todavia, nem todo homem é capaz de cumprir isso.Portanto, ele era obrigado a exigir que nós no mínimo devotássemos várias horas ao dia para isso, porque isso também é bom. Mas para aquele cujo coração é forte nisso e que quer aceitar o peso do serviço de D-us sob os seus ombros, era o desejo do Rebbe Nachman que essa pessoa passasse o dia inteiro no hitbodedut. E ele mencionou as palavras dos rabinos (Tratado Brachot, 21) : Se apenas uma pessoa rezasse o dia inteiro (ibid)

5.

Ouvi também em seu nome que ele falou a respeito da grandeza da discussão entre nós e o Criador; que as orações, súplicas e os pedidos que já são publicados, já são conhecidos pelas forças do mal e seus acusadores e eles estão sempre esperando pelo caminho porque eles já as conhecem. Forma semelhante dos assassinos e ladrões que se juntam nas estradas estabelecidas, famosas e conhecidas por todos porque eles estão familiarizados com essas estradas. Mas quando se viaja num novo caminho que ainda não é conhecido, eles não sabem de forma alguma como se agrupar . Mesmo com a questão acima, o fato é que pela discussão a pessoa tem uma conversa a sós entre ela mesma e o Criador formando um novo caminho e uma nova oração que a pessoa diz com o seu coração renovado e assim os acusadores são se agrupam em torno disso de tal sorte, e no entanto, ele alertou diretamente em não desistir das súplicas e pedidos tradicionais como tem sido dito aqui em nossos escritos por várias vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário