quarta-feira, 6 de abril de 2011

Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Introdução e Parte I)

Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.
NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.

Tradução em Português: SingerNaNach e colaboradores

Introdução

Vemos claramente nestes últimos tempos em face da terrível escuridão que está se espalhando que muitos dos nossos povos se desviaram do serviço de D-us e têm sido varridos pelas correntes malignas desse mundo inferior e têm se afogado em um pântano sem nenhum ponto de apoio, como está escrito, “Fui tragado por um lamaçal profundo onde não consigo alcançar pé” (Salmos 69:3)* e isso tudo é porque as pessoas não prestam atenção imediatamente aos conselhos sagrados escritos a seguir: “E quanto a mim, orarei a Ti, Senhor” e há muitos que não sabem como proceder a respeito desse assunto. No entanto, verdadeiramente aqueles que dão atenção aos livros do Rebbe Nachman e seu sagrado aluno Rebbe Natan, certamente encontrarão neles uma verdade, maneira firme e correta de se portar nesse assunto sagrado. No entanto, suas discussões sagradas sobre esse assunto estão dispersas dentro dos seus escritos e nem toda pessoa é capaz de achar o que procura com facilidade. Além disso, esses livros não estão amplamente disponíveis ao público em geral. Em decorrência disso, nos dedicamos em compilar este livro dentre muitos dos escritos dos livros do Rebbe Nachman e dos livros sagrados de Likutay Halachot de autoria do seu sagrado aluno do qual fala da grandeza de se recitar os Salmos e praticar o Hitbodedut, derramando o coração de alguém como se derrama água diante de D-us e caminhos retos que são vitais para todos nós, conhecer como se comportar e se fortalecer nesse assunto. E chamamos o livro de “Hishtapchut Hanefesh” (Expansão da Alma), porque o livro inteiro fala de como cada pessoa necessita expandir, derramar sua alma diante do Criador e apenas isso é a solução global para cada problema quer seja material ou espiritual.
Sem sombra de dúvida, aquele que volta sua atenção a essas palavras escritas nesse livro, receberá inspiração para se firmar nesse caminho sagrado que nossos pais trilharam em todos os tempos e que no futuro será renovado com a vinda do justo Mashiach, porque apenas ele conduzirá o mundo nesse caminho e que toda humanidade seguirá , assim como está explicado em Likutay Halachot , Leis do Novo Mês (Lei 5), e como está descrito em Likutay Moharan (Parte I, Capítulo 2, Artigo 1), que a principal arma do Mashiach é a Oração, e que todas as guerras que ele travará e todas que ele conquistará , todas serão baseadas nisto.Todo futuro da redenção também depende disto,como está escrito: “Eles virão em lágrimas e através de suas súplicas eu os conduzirei.”(Jeremias 31:8)”, e possa D-us ter piedade de nós , que nós verdadeiramente tenhamos o mérito de seguir esse caminho sagrado até que por nosso intermédio esse versículo seja cumprido: “ E eu os trarei para o monte sagrado e eles se regozijarão na minha casa de oração”, brevemente em nossos dias, amém.

*Do livro: “Salmos com tradução e transliteração” da editora e livraria Sêfer. Os demais são de tradução livre.

1.

Aquele que desejar obter o mérito do arrependimento deve se habituar a recitar os Salmos, pois recitar os Salmos é uma forma eficaz de levar alguém ao arrependimento. O fato é que existem cinqüenta portões de arrependimento; quarenta e nove dos quais qualquer pessoa pode entrar e alcançar. Mas o qüinquagésimo portão representa o aspecto do arrependimento do próprio D-us, como foi, pois até mesmo com D-us encontramos o aspecto do arrependimento , como está escrito: “Tornai vós para mim, e eu tornarei para vós (Malaquias 3:7).” E esses quarenta e nove portões de arrependimento são o aspecto das quarenta e nove letras que incluem os nomes das Doze Tribos de D-us , pois todo e cada portão corresponde a uma das letras das quarenta e nove letras das tribos.
E eis que todos anseiam em temer o nome de D-us, e mesmo assim nem todo mundo tem o mérito do arrependimento porque há aqueles que não têm inspiração para se arrepender e mesmo aquele que está inspirado a arrepender-se, poderá não ter o mérito de alcançar a letra e o portão relevante a ele. E mesmo se ele alcançar poderá acontecer do portão estar fechado, e por conta de tudo isso, a pessoa não ter o mérito do arrependimento. Mas através da recitação dos Salmos, mesmo aquele que não tiver nenhuma inspiração para arrepender-se, ele é despertado para se arrepender e também possui o mérito de através dos Salmos alcançar o portão e a letra a ele relevante e abrir o portão. Assim ele merece através dos Salmos arrepender-se. Esse é o aspecto de: “As palavras do homem que trouxe sobre si o jugo (Shin-”bet 23:1).” Os Sábios comentam que isso se refere ao jugo do arrependimento.”O doce cantor de Israel – porque através do Doce Cantor de Israel, isto é, O Livro dos Salmos que Davi estabeleceu , através dele, o jugo do arrependimento é posto porque através dos Salmos se tem o mérito do arrependimento como explicamos acima.Isso é o que os nossos Rabinos disseram: Davi apenas veio para cometer aquele pecado a fim de revelar o caminho do arrependimento para os indivíduos,etc.Assim as instruções primárias para o arrependimento através do Rei Davi é o Livro dos Salmos que ele pronunciou com grande inspiração e Santo Espírito, ao ponto de cada e toda pessoa de acordo com o que ela é, pode se encontrar no Livro dos Salmos e ter o mérito do arrependimento através da recitação dos Salmos, como explicamos acima.
A principal purificação das Doze Tribos de D-us que são as quarenta e nove letras que são o aspecto dos Quarenta e Nove Portões do Arrependimento (como é explicado nos escritos do Ari, consulte e entenda bem). Assim, após serem purificados lá no Egito e tido o mérito de partir de lá, eles contaram quarenta e nove dias de Sefirat Ha Omer que correspondem as quarenta e nove letras mencionadas acima que são os Quarenta e Nove Portões do Arrependimento.No qüinquagésimo dia “E D-us desceu do Monte Sinai (Shmot 19:20).” Aquela passagem é o aspecto de “Eu retornarei a vocês”, o aspecto do arrependimento do próprio D-us por assim dizer, o aspecto do qüinquagésimo portão como descrito acima.
Isto é o significado de “E esses são os nomes dos filhos de Israel que vieram (ao Egito), (IBID, 1:1). As iniciais finais das palavras se as soletram Tehillim (Salmos). “(E veio do) Egito: Yaakov- ele e sua casa.” As iniciais finais dessa palavra “arrependimento” através dos Salmos a pessoa tem o mérito do arrependimento que é o aspecto dos nomes dos filhos de Israel que vieram ao Egito, etc. Os Quarenta e Nove Portões do Arrependimento são o aspecto das quarenta e nove letras compreendendo os nomes dos filhos de Israel que foram ao Egito para lá serem purificados.
Assim vemos que durante os dias de arrependimento, ou seja, em Elul e nos Dez Dias de Arrependimento, todos os Judeus estão envolvidos com a recitação dos Salmos , porque a recitação dos Salmos é eficaz em levar a pessoa ao arrependimento . Assim se torna uma coisa muito importante estar sempre envolvido com a recitação dos Salmos porque provoca uma grande excitação para D-us. Feliz é aquele que segue isto (Likutei Moharan Tyniana, capítulo 73).
O Editor acrescentou: Dê uma olhada em Likutey Aitizot (O capítulo sobre Arrependimento, entrada 32), esse assunto é discutido brevemente lá, nessa linguagem: “E há aqueles que não sabem como alcançar o portão relevante a eles através dos quais eles precisam especificamente passar a fim de retornarem para D-us, etc., e através da recitação dos Salmos, a pessoa tem o mérito de vir ao Portão do Arrependimento que corresponde a sua alma, etc., consulte.É evidente que das suas palavras sagradas lá, que os quarenta e nove portões sagrados acima mencionados são o aspecto dos quarenta e nove passos do arrependimento, pois cada pessoa de acordo com a raiz da sua alma tem um passo e um serviço específico sobre cujo caminho ela especificamente precisa andar e através disso ela terá o mérito de retornar para D-us. É trazido no ensinamento “Anochi “ (Likutey Moharan, capítulo I, Parágrafo 4) quanto as palavras dos Sábios: “ E ele não conhece qual caminho ele está trilhando.E nem toda pessoa possui o mérito de encontrar o caminho para retornar a D-us correspondente a raiz da sua alma.Sobre isto o Rei Davi gritou, “Como um homem jovem pode ter o mérito de encontrar o caminho para cumprir a tua vontade(Salmos 119:9)?”Nosso Sagrado Mestre e Professor e Rabino nos revelou que através da recitação dos Salmos, D-us garantirá a pessoa sabedoria e conhecimento para encontrar o seu próprio caminho especial de acordo com a raiz da sua alma e conhecer o que ela precisa fazer neste mundo, até que ela mereça através disso, retornar em completo arrependimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário