terça-feira, 5 de julho de 2011

Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Capítulos 35,36,37,38,39 & 40 - Os Discursos Sagrados do Rebbe Nachman escritos no final do livro Likutey Moharan)

Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.
Tradução em Português: SingerNaNach e Colaboradores

35.

Ele disse: Um homem forte se preparou para atacar um muro resistente e depois chegando ao portão, deparou-se com uma teia de aranha por cima que bloqueava o portão. Pode haver absurdo maior do que este, que se poderia desistir do cerco porque uma teia de aranha estaria bloqueando o caminho? Depois disso ele disse: O ponto principal é falar porque através da fala se pode conquistar tudo e vencer todas as guerras. E ele disse: Apesar da pessoa poder fazer hitbodedut no seu pensamento, o ponto principal é falar. E o significado da parábola acima é que pode ser difícil para a pessoa dizer a D-us o que há em seu coração e tudo isso é por conta da sua vergonha e sentimento que pesam sobre os seus ombros – ela não está tendo uma santa arrogância e isso certamente é uma grande bobagem porque a pessoa quer conquistar uma imensa guerra com suas palavras, a guerra da Inclinação do Mal, e agora quando ela justamente está à beira de falar com D-us e conquistar e derrubar as barreiras e abrir os portões através da sua fala e por causa desse pequeno obstáculo comparável devido à falta de confiança e coisa do tipo, ela se trava, D-us nos livre de falar. Quando na verdade este obstáculo é como uma teia de aranha em relação aos muros que ela quer derrubar com suas palavras! E ele dizia que é bom para a pessoa ter dois períodos de hitbodedut por dia: Uma hora na qual ela vai à busca e se prepara para falar e conduz os seus pensamentos a isso e a outra hora para realmente falar (IBID, Artigo 232).

36.

Ele disse: A pessoa precisa rezar sobre cada assunto, ou seja, mesmo até sobre um rasgo na roupa causando um a necessidade de uma roupa nova, deve-se rezar a D-us pedindo uma roupa nova. E assim em assunto similar, seja ele grande ou pequeno, a respeito de tudo, uma pessoa deve se acostumar sempre a pedir a D-us a respeito de tudo o que sente falta. Apesar de o ponto principal ser rezar sobre o ponto principal, isto é, servir a D-us e se aproximar Dele – mesmo assim a pessoa precisa orar sobre essas coisas. E ele disse: Aquele que não se comportar dessa forma, ao invés de D-us lhe dar roupas e salário - suas necessidades básicas, toda a sua vitalidade é como aquela de um animal, porque para um animal, D-us também dá sustento. Porque desde que essa pessoa não induza sua vitalidade através de orar a D-us , portanto, sua vitalidade é verdadeiramente como aquela do animal, pois uma pessoa precisa puxar toda a sua vitalidade e precisa de D-us especificamente através de oração e súplica e uma vez ele disse ao seu aluno Rabi Natan a respeito de um assunto pequeno e insignificante , do qual ele estava de uma certa forma com necessidade: “Você rezou a D-us sobre isto?” E Rabbi Natan ficou chocado porque foi para ele um espanto e ele deveria rezar a D-us sobre tal maravilha , “É rebaixar-se perante a sua dignidade rezar a D-us por algo tão pequeno como isto?” E a idéia geral é que para cada assunto no mundo , a pessoa precise rezar a D-us (IBID, Artigo 233).

37.

Ele disse a respeito do encorajamento de fazer Hitbodedut e falar com D-us: Mesmo se muitos dias e anos se passem e pareça a alguém que ele ainda não tenha sofrido nenhum impacto através de sua oração e palavras, não obstante, ele não deve ser desencorajado por isso de forma alguma, porque na verdade as palavras estão certamente fazendo uma impressão. Semelhante à parábola do pingo d’água na pedra. Apesar da água parecer não ter poder de afetar a pedra dura e a impressão da água não poder ser percebida na pedra, não obstante, quando a água cai na pedra por um tempo prolongado esculpe um buraco como pode ser visto explicitamente. Também, mesmo se o coração da pessoa for um coração de pedra e o impacto das suas palavras e orações não for discernível, mesmo assim, sobre o curso dos dias e anos sua discussão e palavras esculpirão um buraco em seu coração como pedras esculpidas pela água (IBID, Artigo 234).

38.

Ele disse na oração “Hodu” que dizemos no começo do Shabbat antes da oração da tarde, a pessoa pode derramar seu coração intensamente e expressar-se completamente, porque naquela oração é falado sobre a dor da alma e chorar mesmo sobre qualquer assunto (IBID, Artigo 270).

39.

É muito bom que a pessoa possa ter um quarto privado especial no qual se execute o serviço de D-us, e especialmente Hitbodedut e falar com o seu Criador. E ele disse que até mesmo o ato de sentar-se sozinho no quarto designado para isso, ele não obstante pode encontrar outras formas de cumprir essa prática do hitbodedut e falar com o seu Criador. E ele disse que debaixo do xale de oração é também um local especial porque quando a pessoa descortina o Talit sobre os seus olhos, pode-se dizer tudo o que se quer dizer a D-us. Pode-se também se expressar quando se está deitado na cama coberto com seu lençol, como foi explicado acima(Artigo 23) porque assim o Rei Davi fez.Também pode se sentar com um livro e a outros parecer que se esteja aprendendo e assim poder estar na verdade falando com D-us.E a pessoa poderá encontrar várias outras estratégias se a pessoa desejar verdadeiramente praticar hitbodedut , o qual é mais superior do que tudo e é a fundação da santidade e pureza, e tem sido várias vezes antes explicada. Mas é preferível se arranjar um espaço especial para isto como dito antes (IBID , Artigo 272-274).

40.

Pode-se invocar a D-us com um grande grito que é apenas um sussurro que ninguém mais pode ouvir de forma alguma, porque não se faz um barulho externo e apenas se imagina o grito na sua mente. E veja na fonte para uma discussão mais detalhada (IBID, Artigo 16).

Tradução concedida apenas para http://portuguesenanach.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário