quarta-feira, 27 de abril de 2011

Porção Semanal da Torah – Parsha Kedoshim

Na Parsha dessa semana, D-us nos ordena לא תשנא את אחיך בלבבך הוכח תוכיח את עמיתך ולא תשא עליו חטא (iniciando versículo 17), não odeie seu irmão em seu coração, castigando, repreendendo seu amigo e não ponha sobre ele iniqüidade. Rabbi Nachman ensina em Likutay Moharan (II, Torah 8) que quando uma pessoa repreende alguém, mesmo se ele se auto-criticar, ele faz com que aquela pessoa cheire mal, do mesmo modo como se você esfregasse algo e um mau odor subisse. Rabbi Nachman nos ensina uma maneira de como repreender alguém e um odor melhor surgir a partir daí. Isso vem a partir da canção que é de um único compasso, Unária ou de um só tempo musical (Na- נ ), Binária ou de dois tempos musicais (Nach- נח ),Ternária ou de três tempos musicais (Nachmu- נחמ),e Quaternária ou de quatro tempos musicais Nachman - נחמן) – Na Nach Nachma Nachman MeUman! Quando a pessoa ouve essa música, coragem lhe é dada para confrontar suas deficiências de uma forma positiva e nela é incutida a coragem de transformar tudo em bem.
Que não cause espanto, portanto, achar o valor numérico na gematria para הוכח תוכיח - repreensão, castigo (com as letras) iguais a Na Nach Nachma Nachman MeUman!
Há duas outras 2 gematrias que descobri aqui que você pode achá-las no na-nach.net(versão em hebraico).
“E não ponha sobre ele iniqüidade”, Rashi explica, “não o embarace em público”. A palavra “público” רבים pode também ser lida como “rabinos’. Isto quer dizer que apenas com Rabbeinu Na Nach Nachma Nachman MeUman (תלבי"ן)esse mandamento pode ser propriamente cumprido.
Grandes Bênçãos de Na Nach Nachma Nachman MeUman!

Do original em Inglês postado por NaaNaach em nanach.net

Continue Lendo...

terça-feira, 26 de abril de 2011

Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Capítulos 4&5 - Os Discursos sagrados do Rebbe Nachman escritos no final do livro Likutey Moharan)

Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.
NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.

Tradução em Português: SingerNaNach e Colaboradores


4.

Ele também falou a respeito do hitbodedut que fazia parte do hábito dele ser muito diligente neste costume, expressando-se diante de D-us a cada dia; e ele disse que se a pessoa não puder se expressar de forma alguma, mesmo se apenas puder pronunciar uma palavra, isso também é muito bom. E ele disse que se a pessoa pronunciar apenas uma palavra, ela deverá ter um temperamento firme e repetir aquela palavra muitas vezes, sem limite. E mesmo se ela passar um bom número de dias apenas nessa palavra, isso também é bom. E ela deverá ser forte e determinada e repetir essa palavra incontáveis vezes até que D-us tenha piedade dela e abra sua boca afim de que ela possa se expressar completamente.
E ele disse que a fala tem um grande poder porque se pode até sussurrar mediante uma arma e ela não atirar (e ser eficaz).Quando ele falou sobre isso, ele falou muito a respeito do hitbodedut e falou por muito tempo como uma linguagem maravilhosa com uma variedade de expressões e nos encorajou profusamente nisso, e ele quis que passássemos o dia inteiro em Hitbodedut , passar o dia inteiro nisso, todavia, nem todo homem é capaz de cumprir isso.Portanto, ele era obrigado a exigir que nós no mínimo devotássemos várias horas ao dia para isso, porque isso também é bom. Mas para aquele cujo coração é forte nisso e que quer aceitar o peso do serviço de D-us sob os seus ombros, era o desejo do Rebbe Nachman que essa pessoa passasse o dia inteiro no hitbodedut. E ele mencionou as palavras dos rabinos (Tratado Brachot, 21) : Se apenas uma pessoa rezasse o dia inteiro (ibid)

5.

Ouvi também em seu nome que ele falou a respeito da grandeza da discussão entre nós e o Criador; que as orações, súplicas e os pedidos que já são publicados, já são conhecidos pelas forças do mal e seus acusadores e eles estão sempre esperando pelo caminho porque eles já as conhecem. Forma semelhante dos assassinos e ladrões que se juntam nas estradas estabelecidas, famosas e conhecidas por todos porque eles estão familiarizados com essas estradas. Mas quando se viaja num novo caminho que ainda não é conhecido, eles não sabem de forma alguma como se agrupar . Mesmo com a questão acima, o fato é que pela discussão a pessoa tem uma conversa a sós entre ela mesma e o Criador formando um novo caminho e uma nova oração que a pessoa diz com o seu coração renovado e assim os acusadores são se agrupam em torno disso de tal sorte, e no entanto, ele alertou diretamente em não desistir das súplicas e pedidos tradicionais como tem sido dito aqui em nossos escritos por várias vezes.

Continue Lendo...

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Histórias do Saba e do Rabino Yisroel Karduner ZY”U por Rashbi

No domingo perto do túmulo do Rabbi Shimon Bar Yochai encontrei um neto de R’ Shmuel Horowitz. Ele me contou que uma vez quando ele era mais jovem, ele viu Saba Yisroel gritando em oração, Saba percebeu que ele ficou preocupado, Saba se virou para ele e disse, “não tenha medo, EU SOU FORTE (dizendo as últimas palavras com muita ênfase em um semi rugido)”.

Saba também lhe disse que uma vez ele mesmo viu Rabi Yisrael Karduner de pé próximo ao túmulo do Rabbi Shimon na parte de cima perto da caixa de petições, dizendo repetidas vezes "Rabbainu, Rabbainu, Rabbainu" com simpatia indescritível, por 3 horas e, em seguida o rabino Yisrael se afastou.

Original em Inglês postado por NaaNaach em nanach.net

Continue Lendo...

Último(s) dia (s) de Pesach

O último dia de Pesach comemora o milagre da divisão do mar. Isso aconteceu nas primeiras horas da manhã. No Medrashing encontramos uma numeração explícita de 50 milagres que aconteceram e de acordo com o Rabbi Akiva havia na verdade 250 milagres! Portanto a divisão do mar foi um milagre ainda maior do que qualquer outro milagre da redenção do Egito.

Depois de atravessar o mar e testemunhar os milagres אז ישיר משה “então” Moshe começou a cantar louvores a D-us. Há um costume de cantar isto na última noite de Pesach após chatzos em comemoração. A palavra canto na Torah é escrita com um yud extra (valor numérico de 10), transformando-a em tempo futuro. Há vários ensinamentos que são derivados a partir deste e o mais óbvio se trata de uma alusão que Moshe ainda está para cantar para D-us uma canção que é composta de 10 tipos de canções – algo que nós em tempos recentes testemunhamos – A revelação do Rabbi Nachman da canção que é de um único compasso,Unária ou de um só tempo musical (Na- נ ), Binária ou de dois tempos musicais (Nach- נח ),Ternária ou de três tempos musicais (Nachmu- נחמ),e Quaternária ou de quatro tempos musicais Nachman - נחמן). (1&2&3&4 = 10 letras) Na Nach Nachma Nachman MeUman! Essa é a música que irá nos escoltar fora de nosso exílio atual e final.
Original em Inglês postado por NaaNaach em nanach.net

Continue Lendo...

O Que Aprendi nesse Pesach


Fui ao Kotel durante o Pesach e assim que cheguei vi meu amigo Gedalia MSG. Compartilhamos a Torah e ele me contou que a gematria de Pesach é 148 Nachman, que aliás eu não tinha conhecimento disso antes. Imediatamente veio também a minha memória a gematria קמח (farinha). Isso foi interessante porque Pesach tem tudo a ver em comer matzah, ou seja, como usamos farinha. Então isso me deixou pensando todo o resto do Pesach que significado profundo isso tinha.
Atualmente passei muito tempo lendo e refletindo sobre Pesach ג em Lekutei Halachot.Reb Noson aqui explica que a dimensão espiritual de Pesach gira em torno da batalha entre o ruach d´kedusha de Moshe Rabbeinu e o ruach d´tumah do Egito governada por Faraó e sob o domínio de Esau. Isso faz parte de um tema que é de vital importância para compreender a Torah de Rebbe Nachman que são os quarto elementos da natureza : Terra, água, ar e fogo. Esses são chamados de Yesodot em Hebráico e o Tzaddik Yesod Olam é o mestre desses elementos da natureza. Assim, através do Tzaddik emana toda a sheaf do mundo.
Reb Noson prossegue explicando como o pão é feito desses quarto elementos:

Terra: Farinha
Água: Água
Ar: Levedura e o crescimento do pão
Fogo: Cozimento

A diferença entre o pão e a matzah está apenas no elemento do ar. Esse então, é o segredo de Pesach. Pesach é o periodo onde purificamos a ruach (o elemento do ar em nossa alma), o periodo que temos a oportunidade de nos libertarmos da ruach d’tumah e conectarmos mais fortemente a ruach d’kedusha. Isso é feito através da quebra dos nossos desejos e conexão para o sitra achra e o fortalecimento da nossa conexão à pureza da nossa parte mais superior da alma, a qual recebe vida da neshama klali, a alma de Israel – O Tzaddik HaEmet.
Por isso pensei: Como é que funciona isso simplesmente limpando nossas casas do chametz e comendo matza por uma semana podendo essa parte ser tão importante nesse processo?
Primeiro precisamos perceber que Pesach é a festividade que celebra o nascimento do povo de Israel e é provavelmente a celebração central em nosso calendário e o momento definido em nossa história – deixando o Egito. Entretanto, a celebração não é chamada a celebração de deixar o Egito, é chamada de Festival de Matza.
O pão é a base de toda comida. Uma Seudah é apenas uma seudah porque comemos pão. É a razão pela qual dizemos birkat hamazon e naturalmente a base do pão é a farinha (קמח 148). Portanto, Pesach é o periodo que podemos focar o ato de comer em uma maior santidade. O chametz é um aspecto da ruach d’tumah e assim Hashem Yitbarach nos dá esse mitzvah de nos libertarmos do chametz para que possamos usar esse periodo para nos purificar e ganhar força espiritual para transformar a ruach em nossas vidas a fim de que tenhamos o poder de comer o pão e todas as nossas refeições pelo resto do ano em grande santidade.
Reb Noson explica que a matza é o alimento semelhante ao Manna que é celestial e é livre da mistura do bem e do mal que veio para o mundo do ato de comer da Árvore do Conhecimento de Bem e do Mal.Assim, através da alimentação de acordo com a mitzva, Hashem Yitbarach nos dá um caminho para conectarmos de volta à Luz olam haba que é todo o bem. Essa é a nutrição final de nossas almas.
Há três elementos primários da Alma: Nefesh, Ruach e Neshama.

Nefesh : Aspecto Físico
Ruach : Aspecto Emocional
Neshama: Aspecto Físico e Intelectual

A Torah nos ensina que nosso trabalho primário é curar o nosso aspecto emocional, isto é, nosso middot. O Tzaddik é aquele cujas emoções são guiadas pela Torah pura de sua neshama e ele usa suas emoções e sua força de vontade para governar o seu corpo e inclinações físicas.

E eis aqui o segredo de Pesach…Pesach gematria 148, farinha 148 e Nachman 148.Pesach, o periodo da nossa libertação do Egito é celebrado através do festival da matzah. Matzah é o tomar da farinha e libertá-la do elemento do ar a fim de que se torne um kli perfeito para a ruach d’kedusha. Em outras palavras como Rebbe Noson explica, matzah é daat, a sabedoria pura que emana todo bem e essa é a essência da alma de todo Tzaddik HaEmet, NACHMAN, Nachal Novea Mekor Chochma, a corrente que flui e fonte de sabedoria.
Agora que comemos a matza e recebemos essa sabedoria superior, é nosso dever cultivar essa sabedoria em nossas vidas através do processo de Contar o Omer – a purificação do middot em preparação para receber a Torah e nossa vida autêntica como Servos Santos do Abençoado Criador.
Original Postado por brother na nach em nanach.net

Continue Lendo...

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Rebbe Nachman é Pai - Mãe - Ele é Na Nach Nachma Nachman MeUman!


Original Postado por NaaNaach em nanach.net

Continue Lendo...

Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Capítulo 3 - Os Discursos Sagrados do Rebbe Nachman escritos no final do livro Likutey Moharan)

Favor observar a nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.
NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.
Tradução em Português: SingerNaNach e Colaboradores

3

Quanto ao Hitbodedut que é a conversa com o Criador, a recitação do Tehillim , súplicas e pedidos torna-se muito bom quando se merece dizê-los com um coração cheio de verdade ao ponto de se ter o mérito de chorar diante de D-us como um filho ou filha que chora diante de seu pai. Mas ele disse que quando uma pessoa recita o Tehillim, faz as súplicas e os pedidos e começa a planejar e ter expectativas que irá chorar tal pensamento não é bom e também confunde os pensamentos de quem os tem porque devido a isto, não se consegue fazer os pedidos de todo coração porque na hora de suplicar e pedir, a pessoa precisa se distanciar de todos os tipos de pensamentos externos mundanos e focar seu pensamento apenas nas palavras que se está pronunciando diante de D-us como uma pessoa que fala a seu amigo e então se torna rapidamente muito fácil para despertar o coração até que um venha a proferir o choro de verdade. Mas quando alguém planeja e tem expectativas que vai chorar, então, nem um caminho nem outro terá sucesso, porque até o falar em si é confuso através disso porque quando se planeja e se espera chorar, isso tem o aspecto de pensamento estranho que confunde a intenção de alguém para que não se possa ouvir claramente o que se está querendo dizer por que o ponto mais importante é falar verdadeiramente diante de D-us sem qualquer pensamento estranho. Quando a pessoa merece um choro autêntico é maravilhoso. E se não, então, não mesmo. Mas não é preciso confundir seus pensamentos por conta disto (Likutey Moharan, Parte II, Capítulo 95).

Continue Lendo...

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Na Nach


Original Postado por Stephen-Nanach em nanach.net

Continue Lendo...

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Capítulo 2 - Hitbodedut)

Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.
NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.

Tradução em Português: SingerNaNach e Colaboradores


2.

Hitbodedut ocupa um nível muito superior, ascendente sobre todos os demais, ou seja, para estabelecer para si próprio no mínimo uma hora ou mais para falar com D-us sozinho em algum recinto ou campo e expressar tudo o que se quer dizer entre você e o seu Criador, com reclamações e desculpas, palavras de graça, persuasão e atração, pedindo e implorando a D-us que Ele nos deva conduzir a Seu Serviço em verdade. Essa oração e discussão devem ser conduzidas no idioma que a pessoa está acostumada a falar que no nosso caso em nossa região é o Yidish*. Porque na língua sagrada (Hebraico), poderá ser difícil para a pessoa expressar-se completamente e também o coração da pessoa não está ligado as palavras, porque não se está acostumado a falar em Hebraico como uma questão de rotina se referindo as Comunidades do leste europeu nas quais Rebbe Nachman vivia.Quando o autor se refere ao Yidish, isso realmente se aplica a qualquer idioma que seja a língua mãe da pessoa.Portanto, Yidish que é a que normalmente usamos, é mais fácil e mais natural falarmos.Porque o coração está inclinado e mais próximo do Yidish e em Yidish podemos expressar tudo aquilo que queremos dizer e tudo o que está em nosso coração , podemos dizer e contar a D-us se for questão de arrependimento ligado ao passado ou pedido de súplica para termos o mérito de nos aproximar de D-us a partir deste dia e também cada um de acordo com o seu nível. Devemos ter o hábito de separar uma hora específica para isto todos os dias e permanecermos alegres no resto do dia (Veja Likutay Moharan Parte II, Capítulo 24, onde está escrito, “É um grande mandamento estar sempre feliz”) e essa prática é muito, muito formidável e é um caminho e uma recomendação muito boa para se aproximar de D-us, pois é um conselho geral onde tudo está incluído. Pois em todos os pontos onde uma pessoa está se excluindo do serviço a D-us ou se estiver inteiramente distante de tudo naquele determinado serviço, sobre tudo isso se deve expressar e pedir de D-us e até mesmo se às vezes sua fala é bloqueada e nem sequer pode abrir a boca para falar com D-us, mesmo assim, isso por si só é muito bom e se pode até mesmo criar uma discussão e uma oração disso e partindo desse ponto, se pode levantar a voz e implorar a D-us informando-o do afastamento até mesmo ao ponto que não se possa falar coisa alguma. A pessoa pode pedir a piedade de D-us. Ele deve ter piedade dela e abrir sua boca, para que ela possa falar diante de D-us e saiba que muitos grandes e famosos Tzadikim afirmam que eles apenas chegaram a esse nível através dessa prática. Aquele dotado de inteligência chegará ao entendimento por si só a cerca do elevado nível dessa prática da qual se eleva cada vez mais e vale a pena para qualquer pessoa; do menor ao maior, pois todos podem se utilizar dela e através da mesma todos chegarão a um nível superior. Bem aventurado é aquele que a põe em prática.
Criar orações dos ensinamentos também é salutar, ou seja, quando alguém aprender ou ouvir um ensinamento de um Tzaddik verdadeiro , deve-se fazer disso uma oração no sentido de se pedir e implorar a D-us sobre tudo o que foi dito naquele ensinamento podendo-se fazer a si mesmo as perguntas: “Quando merecerei alcançar tudo isso e quão distante estou de alcançar tudo isso? Deve-se pedir a D-us que o ajude e tenha o mérito de alcançar tudo àquilo que foi dito no ensinamento e a pessoa de entendimento que deseja a verdade, D-us a guiará no caminho verdadeiro e sozinho ela compreenderá uma coisa de cada vez sobre como proceder sobre esse assunto para que todas as suas palavras de graças e súplicas adequadas apaziguem D-us, para que Ele possa conduzi-la ao Seu serviço em verdade e tal conversa se eleve até um alto patamar especialmente quando se cria orações dos ensinamentos da Torah. Isso causa um tremendo prazer nas alturas.
Veja o livro Alim Le Trufah (Carta 257) onde está escrito: “O ponto principal é fazer orações dos ensinamentos, pedirem todas às vezes e se expressar diante de D-us de acordo com um ensinamento que se tem aprendido nos livros do Rebbe Nachman dentro do qual a pessoa pode se encontrar em todos os tempos. Ah! Quando mereceremos isto? Porque todos os dias voam como uma sombra que passa, uma nuvem que se evapora, um vento que sussurra e um sonho que se vai, e nós não temos uma forma de captá-los e retê-los e garantir que permaneçam preservados para nós e que deles possamos viver eternamente além da oração e da súplica. E o mais importante é que através desse caminho sagrado o qual é antigo e muito novo ao mesmo tempo, é fazer orações dos ensinamentos como explicado anteriormente. E cada pessoa parece estar distante diante disto em seus próprios olhos, mas na verdade não é bem assim, porque isto está muito perto de você, na sua boca e no seu coração para fazê-lo (Devarim 30:14). E se mesmo assim nada puder falar em absoluto, o que já temos mencionado muito essa situação e provido conselho verdadeiro o qual já fora testado e provado e que muito tem ajudado as pessoas. Felizes somos nós que tivemos o mérito de ouvir tudo isso e também de lidar um pouco com isso.Devemos apenas ter o mérito de cumprir a Sua vontade em verdade e seguirmos todos os Seus passos para sermos alegres todos os dias e pedirmos e gritarmos para D-us e fazermos orações dos ensinamentos, etc (Consulte o Livro Likutey Halachot , Orach Chaim, Leis de Rosh Chodesh , Lei 5, os quais se baseiam os conteúdos dos capítulos 1 e 2 desse livro.)

*No nosso caso, a língua Portuguesa (nota do tradutor)

Continue Lendo...

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Shlomo Carlebach - The Petek


Original Postado por

Continue Lendo...

Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Introdução e Parte I)

Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.
NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.

Tradução em Português: SingerNaNach e colaboradores

Introdução

Vemos claramente nestes últimos tempos em face da terrível escuridão que está se espalhando que muitos dos nossos povos se desviaram do serviço de D-us e têm sido varridos pelas correntes malignas desse mundo inferior e têm se afogado em um pântano sem nenhum ponto de apoio, como está escrito, “Fui tragado por um lamaçal profundo onde não consigo alcançar pé” (Salmos 69:3)* e isso tudo é porque as pessoas não prestam atenção imediatamente aos conselhos sagrados escritos a seguir: “E quanto a mim, orarei a Ti, Senhor” e há muitos que não sabem como proceder a respeito desse assunto. No entanto, verdadeiramente aqueles que dão atenção aos livros do Rebbe Nachman e seu sagrado aluno Rebbe Natan, certamente encontrarão neles uma verdade, maneira firme e correta de se portar nesse assunto sagrado. No entanto, suas discussões sagradas sobre esse assunto estão dispersas dentro dos seus escritos e nem toda pessoa é capaz de achar o que procura com facilidade. Além disso, esses livros não estão amplamente disponíveis ao público em geral. Em decorrência disso, nos dedicamos em compilar este livro dentre muitos dos escritos dos livros do Rebbe Nachman e dos livros sagrados de Likutay Halachot de autoria do seu sagrado aluno do qual fala da grandeza de se recitar os Salmos e praticar o Hitbodedut, derramando o coração de alguém como se derrama água diante de D-us e caminhos retos que são vitais para todos nós, conhecer como se comportar e se fortalecer nesse assunto. E chamamos o livro de “Hishtapchut Hanefesh” (Expansão da Alma), porque o livro inteiro fala de como cada pessoa necessita expandir, derramar sua alma diante do Criador e apenas isso é a solução global para cada problema quer seja material ou espiritual.
Sem sombra de dúvida, aquele que volta sua atenção a essas palavras escritas nesse livro, receberá inspiração para se firmar nesse caminho sagrado que nossos pais trilharam em todos os tempos e que no futuro será renovado com a vinda do justo Mashiach, porque apenas ele conduzirá o mundo nesse caminho e que toda humanidade seguirá , assim como está explicado em Likutay Halachot , Leis do Novo Mês (Lei 5), e como está descrito em Likutay Moharan (Parte I, Capítulo 2, Artigo 1), que a principal arma do Mashiach é a Oração, e que todas as guerras que ele travará e todas que ele conquistará , todas serão baseadas nisto.Todo futuro da redenção também depende disto,como está escrito: “Eles virão em lágrimas e através de suas súplicas eu os conduzirei.”(Jeremias 31:8)”, e possa D-us ter piedade de nós , que nós verdadeiramente tenhamos o mérito de seguir esse caminho sagrado até que por nosso intermédio esse versículo seja cumprido: “ E eu os trarei para o monte sagrado e eles se regozijarão na minha casa de oração”, brevemente em nossos dias, amém.

*Do livro: “Salmos com tradução e transliteração” da editora e livraria Sêfer. Os demais são de tradução livre.

1.

Aquele que desejar obter o mérito do arrependimento deve se habituar a recitar os Salmos, pois recitar os Salmos é uma forma eficaz de levar alguém ao arrependimento. O fato é que existem cinqüenta portões de arrependimento; quarenta e nove dos quais qualquer pessoa pode entrar e alcançar. Mas o qüinquagésimo portão representa o aspecto do arrependimento do próprio D-us, como foi, pois até mesmo com D-us encontramos o aspecto do arrependimento , como está escrito: “Tornai vós para mim, e eu tornarei para vós (Malaquias 3:7).” E esses quarenta e nove portões de arrependimento são o aspecto das quarenta e nove letras que incluem os nomes das Doze Tribos de D-us , pois todo e cada portão corresponde a uma das letras das quarenta e nove letras das tribos.
E eis que todos anseiam em temer o nome de D-us, e mesmo assim nem todo mundo tem o mérito do arrependimento porque há aqueles que não têm inspiração para se arrepender e mesmo aquele que está inspirado a arrepender-se, poderá não ter o mérito de alcançar a letra e o portão relevante a ele. E mesmo se ele alcançar poderá acontecer do portão estar fechado, e por conta de tudo isso, a pessoa não ter o mérito do arrependimento. Mas através da recitação dos Salmos, mesmo aquele que não tiver nenhuma inspiração para arrepender-se, ele é despertado para se arrepender e também possui o mérito de através dos Salmos alcançar o portão e a letra a ele relevante e abrir o portão. Assim ele merece através dos Salmos arrepender-se. Esse é o aspecto de: “As palavras do homem que trouxe sobre si o jugo (Shin-”bet 23:1).” Os Sábios comentam que isso se refere ao jugo do arrependimento.”O doce cantor de Israel – porque através do Doce Cantor de Israel, isto é, O Livro dos Salmos que Davi estabeleceu , através dele, o jugo do arrependimento é posto porque através dos Salmos se tem o mérito do arrependimento como explicamos acima.Isso é o que os nossos Rabinos disseram: Davi apenas veio para cometer aquele pecado a fim de revelar o caminho do arrependimento para os indivíduos,etc.Assim as instruções primárias para o arrependimento através do Rei Davi é o Livro dos Salmos que ele pronunciou com grande inspiração e Santo Espírito, ao ponto de cada e toda pessoa de acordo com o que ela é, pode se encontrar no Livro dos Salmos e ter o mérito do arrependimento através da recitação dos Salmos, como explicamos acima.
A principal purificação das Doze Tribos de D-us que são as quarenta e nove letras que são o aspecto dos Quarenta e Nove Portões do Arrependimento (como é explicado nos escritos do Ari, consulte e entenda bem). Assim, após serem purificados lá no Egito e tido o mérito de partir de lá, eles contaram quarenta e nove dias de Sefirat Ha Omer que correspondem as quarenta e nove letras mencionadas acima que são os Quarenta e Nove Portões do Arrependimento.No qüinquagésimo dia “E D-us desceu do Monte Sinai (Shmot 19:20).” Aquela passagem é o aspecto de “Eu retornarei a vocês”, o aspecto do arrependimento do próprio D-us por assim dizer, o aspecto do qüinquagésimo portão como descrito acima.
Isto é o significado de “E esses são os nomes dos filhos de Israel que vieram (ao Egito), (IBID, 1:1). As iniciais finais das palavras se as soletram Tehillim (Salmos). “(E veio do) Egito: Yaakov- ele e sua casa.” As iniciais finais dessa palavra “arrependimento” através dos Salmos a pessoa tem o mérito do arrependimento que é o aspecto dos nomes dos filhos de Israel que vieram ao Egito, etc. Os Quarenta e Nove Portões do Arrependimento são o aspecto das quarenta e nove letras compreendendo os nomes dos filhos de Israel que foram ao Egito para lá serem purificados.
Assim vemos que durante os dias de arrependimento, ou seja, em Elul e nos Dez Dias de Arrependimento, todos os Judeus estão envolvidos com a recitação dos Salmos , porque a recitação dos Salmos é eficaz em levar a pessoa ao arrependimento . Assim se torna uma coisa muito importante estar sempre envolvido com a recitação dos Salmos porque provoca uma grande excitação para D-us. Feliz é aquele que segue isto (Likutei Moharan Tyniana, capítulo 73).
O Editor acrescentou: Dê uma olhada em Likutey Aitizot (O capítulo sobre Arrependimento, entrada 32), esse assunto é discutido brevemente lá, nessa linguagem: “E há aqueles que não sabem como alcançar o portão relevante a eles através dos quais eles precisam especificamente passar a fim de retornarem para D-us, etc., e através da recitação dos Salmos, a pessoa tem o mérito de vir ao Portão do Arrependimento que corresponde a sua alma, etc., consulte.É evidente que das suas palavras sagradas lá, que os quarenta e nove portões sagrados acima mencionados são o aspecto dos quarenta e nove passos do arrependimento, pois cada pessoa de acordo com a raiz da sua alma tem um passo e um serviço específico sobre cujo caminho ela especificamente precisa andar e através disso ela terá o mérito de retornar para D-us. É trazido no ensinamento “Anochi “ (Likutey Moharan, capítulo I, Parágrafo 4) quanto as palavras dos Sábios: “ E ele não conhece qual caminho ele está trilhando.E nem toda pessoa possui o mérito de encontrar o caminho para retornar a D-us correspondente a raiz da sua alma.Sobre isto o Rei Davi gritou, “Como um homem jovem pode ter o mérito de encontrar o caminho para cumprir a tua vontade(Salmos 119:9)?”Nosso Sagrado Mestre e Professor e Rabino nos revelou que através da recitação dos Salmos, D-us garantirá a pessoa sabedoria e conhecimento para encontrar o seu próprio caminho especial de acordo com a raiz da sua alma e conhecer o que ela precisa fazer neste mundo, até que ela mereça através disso, retornar em completo arrependimento.

Continue Lendo...

Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma

É com imensa alegria que trazemos a tradução de “Hishtapchus-Hanefesh” para os leitores do blog portuguesenanach.blogspot.com/ . A introdução completa será oferecida ao término da última publicação semanal. Trata-se de um livro precioso, oportuno, cativante, inspirador, sagrado que motivará todos nós e nos levará a compreensão dos ensinamentos do Rebbe Nachman De Breslov de abençoada memória, cuidadosamente transmitidos pelo seu querido aluno Rebbe Noson focando o aspecto da prática do Hitbodedut tão essencial na vida do Judeu como também na vida do homem justo, grande e pequeno a aprender de forma direta a se dirigir ao seu Criador usando os elementos de sua própria língua numa conversa diária com Hashem até porque não sabemos quanto tempo a mais ou quantas horas a mais viveremos na face da terra e que antes dessa partida, tenhamos a certeza que iniciamos o nosso dia com ELE e nos confessamos somente a ELE e DELE recebemos o perdão e o caminho para retificação; e assim é que somos julgados todos os dias.
Que possamos aprender com o nosso Rebbe Nachman de Breslov a importância de se recitar os Salmos, o caminho para expandir nossas almas, nos derramar como água diante de D-us e alcançarmos o portão correto ao qual nos pertence, pois “D-us garantirá a pessoa sabedoria e conhecimento para encontrar o seu próprio caminho especial de acordo com a raiz da sua alma e conhecer o que ela precisa fazer neste mundo, até que ela mereça através disso, retornar por completo”.
Na Nach Nachmu Nachman Meuman! SingerNaNach

Continue Lendo...