Vie-yeh-hee – “E ele (Moshe) permaneceu com as mãos em fervorosa oração até o sol se pôr”. Porque há uma série de tipos de fé. Há uma fé que está apenas no coração. A coisa principal é que a pessoa precisa ter tal fé até que a espalhe por todos os membros do corpo, tal como trazido nos escritos do Ari (Rabino Isaac Luria), que a pessoa precisa levantar suas mãos diante de sua cabeça no momento imediato ao ritual da lavagem das mãos, a fim de receber a santidade.
É para isso que a pessoa precisa ter fé em suas mãos, crer que devido ao suspender das mãos correspondente à altura da cabeça, ela está recebendo a santidade, pois sem fé – não há nada, como está escrito em Salmos 119: “Todos os teus mandamentos são a fé”.E como há fé assim, partindo dela para o intelecto e a ponto de fortalecer-se com ela, a pessoa chega a ter mais intelecto.Pelo fato de ter necessidade em crer desde o início, agora ela chega a ter mais fé, ela passa a entender o primeiro fato com o intelecto.
Isso é o que está escrito sobre Moshe, “Ele permaneceu com suas mãos em fervorosa oração” – porque Moshe tinha tanta fé até que ela se espalhou por todos os seus membros. Pois até mesmo em suas mãos havia tanta fé, até o por do sol significa “pelo intelecto do fato” e o sol é o aspecto da sabedoria, como nos foi ensinado. (LM 1:1,1:91)
Postado originalmente por
Nenhum comentário:
Postar um comentário