A Gemarrah diz:"É proibido abrigar dúvidas sobre o Rebbe!".Ele é meu Rebbe e seu Rebbe e de toda Israel.Ele é o Rebbe, Rosh Bnei Israel (o cabeça dos filhos de Israel)- Lemos "Rebbe" nas iniciais.Rabbeinu revelou isso em Likutay Moharan.( Israel Saba Conversações pg. 464)
Postado por aygs-nanach em nanach.net
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Dose Diária do Saba
quinta-feira, 29 de abril de 2010
"Esse mundo é como uma sala de recepção para o mundo futuro.Prepare-se para poder entrar no Palácio".
Ética dos Nossos Pais 4:21
Dose Diária do Rabino Nachman
Rebbe Shimon bar Yochai prometeu que a Torah não seria esquecida por causa dele como diz em Shabbos daf 138b.(Introdução de Likutay Moharan pg.138b)
Postado por aygs-nanach em nanach.net
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Dose Diária do Saba
O Rabino Israel Karduner comia pão e bebia chá sem açucar e sempre foi saudável.(Conversaçõ
Original postado por aygs-nanach em nanach.net
Dose Diária do Rabino Nachman
Por que orar se na essência tudo vem ao encontro do bem? Orar aumenta o bem que vem para você e suaviza o mal que se recebe.(Hishtapchut hanefesh 100)
Original postado por aygs-nanach
terça-feira, 27 de abril de 2010
Dose Diária do Rabino Nachman
Temos que ter muita crença em nós mesmos, que nossas orações realmente funcionam, que fazemos uma diferença.(Histapchut Hanefesh 92)
Original postado por aygs-nanach em nanach.net
Dose Diária do Saba
Eu rio do desejo, rio dele, "vá, vá,eu não preciso de você, vá"!(Israel Saba Conversações pg 544)
Original postado por aygs-nanach em nanach.net
A Estória da Primeira Lição da Torá em Likutey Moharan "Felizes"
Essa porção, ensinamento da Torá, se baseia no adágio do Rabino Nachman: O que há para um homem fazer – orar e estudar e orar.Quando o Rabino Nachman ainda estava em Medivedivka, alguém veio a ele reclamando que nem se quer sabia se suas orações eram aceitas pelo Bendito D´us porque ele via que não havia nenhuma graça ou status por parte das pessoas da cidade em relação a suas extensas orações.Nosso sagrado mestre de memória abençoada, disse-lhe que ele deveria ver isso que imediatamente após orar ele deveria aprender qualquer seção da Mishna ou Gemura (Talmud) ou qualquer estudo sagrado e ele poderia ter certeza que suas orações seriam aceitas e ele obteria o favor e importância aos olhos de D´us e dos homens. Após algum tempo a pessoa retornou ao Nosso Sagrado Mestre reclamando que ele era incapaz de propriamente clarificar o que ele estudava de tal forma que iluminaria para ele o caminho de servir a D’ us, claro como o sol, como a Torá é comparada ao sol.Rabbainu lhe respondeu : “Se fosse primeiro tão radiante quanto a lua, então depois seria claro a você como o sol, portanto, desde que você estude com força , você terá vida e satisfação do aprendizado e a coisa principal se torna saudável – rebaixar a inclinação do mal que faz a pessoa ficar literalmente louca.
Após algum tempo a pessoa retorna outra vez para Rabbainu muito feliz e disse a Rabbainu que o conselho que ele lhe havia dado brilhava em todos os seus caminhos.
Depois que Rabbainu revelou essa lição da Torá, ele então disse: O que um homem tem a fazer neste mundo: Orar, estudar e orar.Quem quer que esteja familiarizado com a primeira lição da Torá de Likutay Moharan pode ter alguma concepção de como tudo isso é explicado .Há similaridade e insinuação do que havia acontecido com aquela pessoa.
Em uma veia similar em Sipuray Maasiyos – Contos da Antiguidade, na estória de um Rabino e seu único filho (8), o filho nada sentia em relação as suas devoções e adoração e foi lhe dado conselho para ir a um Tzadik, mas a inclinação do mal tomou conta do pai- O Rabino que não foi de encontro a forma saudável, porque...Felizes são aqueles que vão ao encontro da Torá de D´us de forma saudável,nutritiva, aprofundam-se nisso e apenas uma dica é suficiente para o sábio.Tovos Zichronos (Boas Lembranças)
Original postado por NaaNaach em nanach.net
"Seja muito humilde porque as expectativas do homem terminam com os vermes na sepultura".(Éticas dos Nossos Pais 4:4)
segunda-feira, 26 de abril de 2010
A Torá diz que devemos estudar os mitzvos(mandamentos), e só posteriormente ela diz:"Você deve guardá-los".O aprendizado é mencionado antes do ato de se guardar os mandamentos, porque o conhecimento nos ajuda a fazer as coisas da forma correta, mas fazendo você não aumenta o seu conhecimento.Os sagrados sábios colocam isso dessa forma:" A aprendizagem leva à ação".
Original postado por Stephen Nanach em nanach.net
domingo, 25 de abril de 2010
Dose Diária do Rabino Nachman
Dose Diária do Saba
Continue Lendo...
sexta-feira, 23 de abril de 2010
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Dose Diária do Rabino Nachman
Rebbe Nachman disse que se você for apenas capaz de dizer uma palavra (pelo Hibodidut) a Hashem, isso é muito bom também.. (Hishtapchut HaNefesh 4).
Original postado por aygs-nanach
Dose Diária do Saba
Original postado por aygs-nanach/Foto postada por Stephen Nanach
Se arrependa pelos outros!
O Arrependimento é uma grande coisa porque o indivíduo que se arrepende será perdoado e trará perdão para o mundo inteiro (Sefer Hamidos, Arrependimento 96, Talmud Tratado Yuma 86b).O Talmud deriva isto a partir de um verso (Hoshaya 14) em que D´us diz: “Os curarei de seus arrependimentos, os amarei como uma filantropia, pois minha ira tem deixado ele, já que o único “ele” arrependido, D´us afirma que Ele levará a cura a todos considerando que todos se arrependeram também.Daqui fica claro que uma pessoa pode se arrepender por alguém mais, isso é um conceito JUDÁICO!
Quando uma pessoa trazia um sacrifício para expiar um pecado, ela fazia “smeecha” - pôr suas mãos na cabeça do animal e confessar seus pecados.Não se pode pedir a alguém que nos represente para fazer smeecha, tem que ser feito pessoalmente.Oferendas públicas não possuíam smeecha, exceto duas: _A vaca que era trazida por transgressão pública de um pecado desconhecido, por exemplo, algo que foi pensado que fosse permitido e mais tarde se percebeu que era proibido.Três membros do Sanhedrin fariam smeecha por toda Israel e o bode que foi enviado a Azazel no Yom Kippur – como discutido na Parashá desta semana (Porção semanal da Torá) Achrey Moas, O Sumo Sacerdote faria a smeecha por toda Israel.Esses são os casos onde vemos líderes assumindo a responsabilidade em confessar os crimes das massas.
A estória é contada pelo Rabin Levi Yitzchok de Bredichav que em Rosh Hashana viu que as escalas estavam mostrando a incriminação de Israel C’V, então ele “roubou” as más obras.Havia uma proclamação celestial: “Quem roubou as más obras”, o de Bredichever respondeu, “fui eu, Levi Yitzchok o filho de Sara Sacha (um bom nome a nos lembrar, porque ele prometeu ajudar a quem chamasse a D´us e mencionasse seu nome – que possa o D´us de Levi Yitzchok filho de Sara Sasha me ajudar). Os céus se pronunciaram: “Você pode pagar por essasmás obras”? E Berdichaver respondeu que ele não podia.Os céus então, puseram como regra que quem rouba e não pode pagar é vendido como escravo como forma de pagamento.Houve uma proclamação Celestial: “D´us nesse lugar requisita Yitzchak, o filho de Sara Sasha como seu escravo.Isso foi promulgado e transpirou durante o recital da oração: “A Ele que adquire escravos no dia do julgamento, A Ele que tem misericórdia dos seus escravos no Julgamento.”
Como alguém rouba os pecados de alguém? Há duas maneiras:_Uma é olhar profundamente dentro da pessoa e perceber que os pecados não fazem realmente parte dela e não podem legitimamente ser presos a ela. Outra forma é perceber que o que você vê de errado na outra pessoa é realmente apenas um espelho de sua própria imperfeição, e você percebe o que parece errado na outra pessoa é devido a sua própria inadequação, deficiência ou culpa.
Partindo desse princípio vemos que Rabbainu (LKM 282 e em outras citações) e Rabbi Nussun destacaram que quando alguém julga outrem favoravelmente, ela de fato ajuda a outrem a se tornar uma pessoa melhor.Essa é uma das mais poderosas formas de melhorar as pessoas e mudar o mundo inteiro para melhor.
Original postado por NaaNaach em nanach.net
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Dose Diária do Saba
Rabbeinu é o pai, ele é a mãe, ele é tudo.Ele é a Torá, ele é a fé, ele é tudo.Tudo é Rabbeinu!(Conversas Israel Saba pg.472)
Original postado por aygs-nanach
Dose Diária do Rabino Nachman
Continue Lendo...
terça-feira, 20 de abril de 2010
Dose Diária do Saba
Eu vi isso e vejo isso. Não, sem qualquer exagero, vejo que não temos nada para fazer, este mundo é tudo vaidade, não há nada nele. O dinheiro não é dinheiro, e tudo é nada, apenas a Torá e as mitsvot(ordenanças,mandamentos de D´us). -Conversas Israel Saba pg. 377-
Original postado por aygs-nanach em nanach.net
Dose Diária do Rabino Nachman
Continue Lendo...
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Dose Diária do Rabino Nachman
Continue Lendo...
domingo, 18 de abril de 2010
Dose Diária do Rabino Nachman
A pessoa deve ser teimosa em seu Avodat Hashem (serviço a D´us).O ponto é ser teimoso para não cair por qualquer razão neste mundo.(Mishivat Nafesh 63)
Postado original por aygs-nanach em nanach.net
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Na Nach é a chave certa,abre todas as portas facilmente!
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Chadaish Ulainoo Es Hachodesh
Faça deste mês novo para nós, para bondade e bênção.
Postado por NaaNaach em nanach.net
Dose Diária do Rabino Nachman
Abraão e Sara trabalharam intensamente na conversão de pessoas para trazê-las ao conhecimento da existência de D´us neste mundo; e por isso, mereceram um filho- Isac.(likutay Moharan 53)
Postado por aygs-nanach em nanach.net
terça-feira, 13 de abril de 2010
Kain Bakodesh - "Minha Alma tem sede de Ti"- Salmos 63
Postado originalmente por NaaNaach em nanach.net
Likutey Moharan - Aprendendo a Iniciar com a Letra Vav
sábado, 10 de abril de 2010
Parashá Shmini: Início e recuperação do Novo
Quando se julga a aptidão física perfeita mais importante do que uma pessoa pode apresentar como sua performance, deve-se considerar quanto tempo essa pessoa leva para se recuperar de um desempenho físico. Sob estresse, especialmente em situações de emergência, as pessoas podem juntar reservas ocultas de forças e terem a capacidade de tirar disso incríveis façanhas; também é possível com esforço se alcançar os resultados desejados, mas destruindo o corpo. Assim, o que determina o estado de aptidão física é o período necessário para se recuperar, se tomar o desempenho de volta sem perder o equilíbrio e continuar evidente que eles estão na verdade ajustados para tal.Se a pessoa realmente não estava apta para tal desempenho, mas conseguiu obtê-lo, ela vai demorar um pouco até que recupere a sua força.
O mesmo acontece na espiritualidade. Há constantes lutas, provações e tribulações. Há uma ocorrência cíclica de altos e baixos comprometendo todo o contexto em que uma pessoa permanece com um objetivo a alcançar e ser bem sucedida. Depois de alcançar altos patamares e realizações virão os declínios e calmarias; a questão é quanto tempo vai demorar a começar tudo outra vez. Quanto mais saudável for a pessoa, ela retomará a caminhada e partirá para uma outra jornada. Rabbainu era uma completa novidade nisso. Na sua juventude ele foi capaz de começar tudo outra vez, até mesmo muitas vezes em um mesmo dia, e no final de sua vida, cada segundo ele criava completamente novas abordagens para o Bem-aventurado D´us.
Quando uma pessoa é confrontada com um revés, esta é uma forma de constrangimento, isso mostra sua fraqueza e incapacidade. Todos os nossos defeitos são baseados em nossas próprias armadilhas para puxar os desejos deste mundo, esta é a pulsação do sangue (dum-דם) no vaso esquerdo do coração. O primeiro passo é reconhecer a situação, seu real constrangimento (a pressa com que o sangue flui) que serve como a Câmara de Deus (Ohel), e se ela for capaz de esperar, de segurar a sua esperança e convicção na bondade de Deus, ela terá o mérito de ouvir a palavra de D´us. Seu silêncio (Dohm - דם) em face da sua inadequação será coroado com o trono de D´us, ela vai atingir o status de Homem (אדם), que é o poder da fala, em última análise, a palavra de D´us (isto pode ser entendido a partir LKM Tora 6, analise e se aprofunde nas palavras sagradas).
É necessário ser competente e experiente nas formas acima de arrependimento. Quando bem sucedida, é importante estar ciente de que o sucesso irá obscurecer grande realização, e é necessário ficar em silêncio. Ao cair e permanecer em estado de queda, é necessário perceber que é Deus quem está desejando a queda, e permaneça em silêncio. Então a honra de D´us, suprema reinará. (LKM Tora 6).
A Santa Torá inicia: “No Princípio D´us criou os Céus e a Terra “,Shlomo Carlbach articula que é supérfulo dizer “no início”, quando então seria o início? Nossos sagrados sábios ensinaram que “Bereishis” (Gênesis)- significa “para o início”. D´us criou o mundo para os inícios! Nossos sagrados sábios nos ensinaram, além disso, Bi – Rashi, 2 inícios ( a letra hebráica Beis é a segunda letra do alfabeto) para a Torá e para os Judeus que são chamados de “O Início”. Ser Judeu significa ter essa qualidade de sempre olhar o mundo com uma novíssima luz, sempre aceitando novos desafios e sempre buscando novos horizontes. A Torá é sempre nova, novísima.
O primeiro passo é silenciar-se na presença das circunstâncias que estão distanciando a pessoa de D´us. Esse silêncio como se prolonga mais e mais, garante sua posição de santidade, como os nomes de D´us são construídos,uma única sílaba,duas, três, etc - já que cada prolongamento do silêncio está recuando, pois tudo é contingente no início. A pessoa é então, preparada para ouvir a Bondade de D´us; Na Nach Nachma Nachman MiUman (isso pode ser entendido a partir de 62 LKM Tora, analise e se aprofunde nessas palavras sagradas).
Na Porção da Torá Shmini desta semana - O Oitavo Dia que Moshe ergueu o Mishkan (Tabernáculo) - Rosh Chodesh Nissan, que é o primeiro mês (e tem 10 coroas etc), Moshe erguia a cada dia e construía novamente no dia seguinte, Nuduv e Aveyhu filhos de Aron, trouxeram uma oferenda de incenso indesejada e morreram. Moshe disse a Aron que sabia que grande personagem morreria, porque D´us disse “serei santificado por aqueles que estão perto de mim, eu pensei que seria eu ou você, agora eu vejo que seus filhos eram maiores do que nós dois”. A Torá diz que Aron permaneceu em silêncio, Rashi imediatamente nos informa que Aron foi recompensado por seu silêncio, Deus falou e retransmitiu a parte da Torá quanto à proibição do álcool para os sacerdotes que trabalham exclusivamente para Aron.
Aron foi confrontado com a grande tragédia das mortes de seus filhos e por outro lado, Moshe o revelou o quanto mais ele deveria ter um objetivo a alcançar. Aron permaneceu em silêncio, teve o mérito de receber a palavra de D´us. O discípulo, mesmo sob seu silêncio sucessivo e arrependimento, deve receber a palavra de D´us de seu mestre, Moshe. No entanto Rabbainu explica que no dia em que Moshe morreu, elevando-se aos mundos superiores, Yehoshua entrou no ohel, D´us falou diretamente com Yehushua, porque Moshe foi totalmente abnegado a D´us - não retendo qualquer fonte de aplicação das leis. Aqui também, pela morte de Nuduv e Aveyhu - que são as almas extras de Eliyahu Hanuvee - a palavra que sai da boca de Moshe, é um aspecto da abnegação total de Moshe, portanto, Aron receberia a palavra de D´us provinda do próprio D´us. É por isso que Rashi é tão rápido para nos informar que devemos saber que Aron foi recompensado por seu silêncio, diferentemente das palavras de conforto que Moshe lhe ofereceu. Porque as palavras de Moshe, dizendo que seus filhos atingiram alturas superiores a ele, vieram também como um teste para ele, assim como o ato de D´us - a morte de seus filhos. Só após Aron permanecer em silêncio, ele mereceu ouvir a palavra de D´us, e em seguida, ele ouviu a palavra real de Deus, vinda do próprio D´us.
A porção da Torá que trata da proibição do álcool aplicado aos sacerdotes operacionais é dito para Aron para revelar-lhe mais um passo na adoração a D´us. As principais formas de Deus em arrependimento começam com o silêncio. O silêncio protege os lugares da pessoa na santidade, nos altos e baixos. No entanto, existem momentos em que é preciso mobilizar todas as suas forças e desencadear um ataque total de santidade. Isto é como Pinchas - que é Eliyahu Hanuvee – mereceu atingir as almas dos Nuduv Aveyhu e, quando ele cometeu o mais descarado assassinato de Zinri e Kuzbi (Rabbainu diz - LKM2: 8 diz que este foi um aspecto de Tefila Badin, que anuncia o Pashut Shir Miruva Shalush Kaful). Esta foi a mensagem de D´us para Aron que isto não poderia ser feito a partir de um estado de embriaguez. Embora Pinchas agiu espontaneamente, ele primeiro se aproximou de Moshe com a proposição, e só depois passou a vingar a honra de D´us.
Às vezes nós podemos realmente fazer um jogo de poder e pôr em ação todoas nossas resoluções e dar um salto gigante, como o comerciante que resgatou a mulher do homem pobre do General na estória do Rabino Nachman do Comerciante e do Mendigo. Por outro lado, é contada outra estória de uma viúva, cujo filho foi seqüestrado para ser recrutado para o exército (que normalmente significa que eles nunca ouviriam mais falar dele outra vez...), ela clamou em seu coração a D´us até que a alma dela expirou. Rabino Natan comentou que tivesse ela procurado seu conselho, ele a teria instruído programar determinadas horas todo dia para chorar e suplicar, e dessa forma ela teria alcançado muito mais e as suas orações teriam um efeito contínuo para ajudar os outros. O Rabino Natan quis dizer que a mulher deveria ter ficado mais em silêncio, esperando ouvir D´us e, em seguida ela teria ouvido D´us devolvê-la não só o seu filho, mas muitas outras almas preciosas.
Quando é necessário agir em oposição ao silêncio? Quando é da vontade de D´ us que o ato deva ser realizado pelo zeloso. Quando o ato é uma nova ação e não um meio de recuperar-se, porque recuperação também que ser feita do início, isto é feito primeiramente se estando em silêncio;o silêncio sendo novo. Se houver uma necessidade de recuperação, então é necessário primeiro se estar em silêncio, de novo ( o ato do negociante que resgatou a mulher de um homem pobre das mãos de um general, Rabbeinu diz que foi de fato uma loucura, mas mesmo assim desde que era uma completa novidade, o aspecto do novo e do começo, ele foi então,bem sucedido). D´us no entanto, não precisa estar em silêncio para alcançar sua honra.Ele está em silêncio por nossa causa, para nos dar uma chance (como explicado em LKM Tora 6). Portanto, Pinchas agiu para D´us e silenciou Zimri.
Este é o aspecto do dia de hoje, o décimo do Omer , a Givura – força de Tiferes – esplendor – o caminho do meio. Sabendo-se como usar Givura em equilíbrio para glória de D´us.
A coisa principal é cantar e dançar Na Nach Nachma Nachman MeUman!
Postado originalmente por NaaNaach em nanach.net
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Dose Diária do Rabino Nachman
Rebe Nachman disse: É proibido ser ingrato, tanto para com um judeu como para um gentio. (Sefer teffilah HaMidot 62).
Postado por aygs-nanach em http://www.nanach.net/
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Dose Diária do Rabino Nachman
Rebbe Nachman explicou que nós devemos fazer da Torá que aprendemos uma Oração.Isso significa dizer que devemos orar para Hashem que o que aprendemos possa fazer parte de nós.(intro para Likutay Tefilot).
terça-feira, 6 de abril de 2010
Dose Diária do Rabino Nachman
A maioria das pessoas têm quedas porque elas têm se fortalecido no passado a Hashem (D´us) e caíram.Mas sempre há esperança quando retornamos para Hashem (Mishivat Nafesh 37)
Postado por aygs-nanach em http://www.nanach.net/
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Fundamentos de uma Casa
Foto postada do original http://nanachcartoon.blogspot.com