terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Porção Semanal da Torah – – Parsha Shimos (Nomes)

A Parsha dessa semana é chamada de Shimos, “nomes” e que realmente destaca a importância dos nomes, particularmente os nomes dos Tzadikim.Podemos compreender disto,a suprema importância do nome do cabeça do Tzadik – Na Nach Nachma Nachman MeUman.
Rabbainu revelou em Likutay Moharan (Uma Coleção dos Ensinamentos do Rabino Nachman, vol. 2, Torah 73, que as últimas letras das primeiras palavras da Parsha - ואלה שמות בני ישראל הבאים מצרימה את יעקב איש וביתו (E esses são os nomes dos filhos de Israel que estão descendo ao Egito com Yaakov ,um homem e toda sua família) – soletram-se duas palavras תהלים תשובה – “Salmos e Arrependimento”.Rabbi NAchman explica que os nomes das 12 Tribos - Shivtay Y"H (As tribos de Y’H) são comprometidas das 49 letras que significam que há 49 portões e que cada portão corresponde a um nível de arrependimento (e.x.,aproximando-se de H’Y). Há um nível 50 que é, por assim dizer, o arrependimento de H'Y. Rabbi Nachman revelou que muitas vezes quando as pessoas querem arrepender-se e se aproximar de HY elas não encontram seu portão, e mesmo se elas encontrarem seu portão, este está bloqueado e este é o poder dos Salmos, pois assim o Rei David incorporou em seus Salmos a chave para todos os 50 portões. Portanto, se uma pessoa quer encontrar seu portão para arrepender-se e atravessá-lo, os Salmos são fundamentais.
Se pegarmos as primeiras letras dessas palavras (deixando a letra/palavra “e”) temos - : אשביהמאי- esse é o acrônimo de "Yisroel Ber (Saba Yisroel que recebeu a Petek - Isaac Shlomo (O pai de Saba) - Esther Mindel (A esposa de Saba)- Y”H !!!!
Original de NaaNaach traduzido por Singer

Nenhum comentário:

Postar um comentário