sexta-feira, 28 de maio de 2010

Likutey Moharan - Aprendendo a Iniciar com a Letra Zayin

Segundo o pequeno livro Ner L’Tzadik compilado pelo Rabino Moshe Breslover que consiste dos ensinamentos de Likutei Moharan começando com as letras do Alef Beis(visto que cada um dos 12 meses correspondem a uma das letras do Alef Beis), o que temos a seguir é um ensinamento com a letra Zayin que corresponde ao mês atual de Sivan.
ZAYIN

ZoMEIM – “O homem mau conspira contra o justo e range seus dentes para ele.Meu Senhor (Hashem) rir-se dele, já que Ele viu que o seu dia se aproxima.”
O assunto do qual esses versos tratam é dessa forma: É difícil entender de onde um pensamento estranho se origina em uma pessoa justa, se ela ora com grande devoção. Não tem os nossos Rabinos de memória abençoada dito em Yoma 38b que “o que vem ser purificado é dado divina assistência?”
O que se segue dará uma resposta à pergunta: Quando aconteceu a quebra, a destruição dos vasos (à época da criação), as chispas (mesmo que faíscas) dos Neshamos caíram dos mundos, mas através das orações dos justos, elas subiram pouco a pouco, passo a passo. Assim, quando uma pessoa justa se levanta em oração e se liga à medida espiritual em que ela está atualmente, um pensamento estranho cairá em sua direção vinda daquela medida. Conseqüentemente, quando a pessoa chega a um nível espiritual muito mais superior, um pensamento estranho cai até chegar à pessoa vinda da atual medida espiritual em que ela se encontra.
Porém, uma pessoa justa precisa saber de qual medida e de qual mundo esse pensamento estranho vem. Ela também precisa saber como elevá-lo àquele mundo e a medida em que ela está atualmente; mas o problema é que as vezes a pessoa justa deseja elevá-lo, mas ela não se sente capaz em fazê-lo.A razão para isto é que um pensamento estranho cai até a pessoa de um nível espiritual mais elevado que ela ainda terá de alcançar; entretanto, isso se torna impossível para ela elevá-lo pelo fato da pessoa se encontrar atualmente em um nível inferior do que o nível do pensamento estranho se originou.
Ainda assim, a pergunta necessita de mais esclarecimentos: Por que o pensamento estranho vem a essa pessoa antes do tempo? Saiba, pois tenho um costume (palavras de Rabbeinu), que quando há um conflito com uma determinada pessoa justa, um pensamento estranho cai daquele conflito para outra pessoa justa; mas pelo fato da pessoa desejar elevá-lo, ela realmente não consegue, ela freia com força– o desejo de todos aqueles que criam conflitos.
Esse é o significado do verso: “O homem mau conspira” – significado para pensamento estranho. “Contra a pessoa justa e range seus dentes para ela” – significa que a pessoa justa deseja elevar o pensamento estranho. ”Mas Hashem rir-se dela, pois Ele tem visto que o seu dia se aproxima” – significa que ela ainda tem que alcançar o nível espiritual do qual um pensamento estranho se origina. Portanto, de onde um pensamento estranho procede?
O versículo seguinte explica: “O homem mau tirou a espada”-Rashi explica a palavra espada como uma terminologia de guerra; significando que uma disputa tem se suscitado a uma certa pessoa justa.O versículo após essa passagem continua “A espada delas”...isso quer dizer “no coração dessa pessoa justa, mas por tanto desejar elevar o pensamento estranho com o poder dessa vontade de querer agir assim, “e seus arcos serem quebrados”, ou seja, a disputa será quebrada como previamente foi explicada aqui.


(LM 1:96)
Original postado por shimonmatisyahu em nanach.net

Um comentário:

  1. Uma das reflexões que podemos fazer desse artigo é que pensamentos estranhos que nos invadem como uma praga, não são por obra do acaso.Eles vêm de algum lugar específico e têm um papel e um propósito definido.

    ResponderExcluir