quarta-feira, 19 de maio de 2010

Shavueos - O Feriado do Recebimento da Torá

Nossos Sagrados Sábios nos ensinam que a Outorga da Tora é como o dia do casamento, Deus é o noivo, os Judeus são a noiva, a Santa Torá é o Kesuva (contrato de casamento/pacto ).
O costume dos Breslov é dançar muito em casamentos, especialmente nesse incrível casamento onde celebramos o feriado de Shavueos.Os Nanach também estão muito ocupados lendo o Tikun- uma seleção de porções iniciais e finais da Torá e outras partes.A dança é contínua com pessoas se alternando entre o recital do Tikun e dança.
Aqui na cidade santa de Jerusalém os Nanach visitam o Túmulo Sagrado do Rei Davi (o qual não é o lugar real de seu sepultamento, mas no entanto, mantém o significado desde que foi consagrado em sua memória e não está muito distante), para celebrar o Hilula do Yartzeit (aniversário da morte) do Rei Davi.Muitos recitam o livro inteiro de Salmos, os quais foram de sua autoria, revisados e canonizados pelo Rei Davi.B’H, há uma dança vibrante lá e abundância de refrescos.
Antes do amanhecer, muitos Nanach correm de forma desordenada do túmulo do Rei Davi até o córrego do Shiluach (Siliwan) para imersão em preparação para o recebimento da Torá, a qual é incorporada na leitura da porção da Torá – os dez mandamentos. O Zohar ensina que os Judeus foram submetidos a um processo de conversão à entrega da Torá, parte da qual é a imersão em uma mikva. Essa imersão é a da mais alta santidade – 0 50º portão, Rabbe Nachman também fala sobre isso em Likutey Moharan Tora 56.
Postei mais cedo uma música que nos lembra que o Rabino Nachman ensinou que a coisa principal na noite de Shavueos é ficar acordado, enquanto que na noite de Hoashana Raba, o principal é recitar os Salmos e outros textos sagrados.
Que todos possamos ter o grande mérito das bênçãos de Na Nach Nachma Nachman MiUman sempre, especialmente nesse Shavueos.

Original postado por

Nenhum comentário:

Postar um comentário