segunda-feira, 22 de março de 2010

Estórias de autoria do Rabino Nachman - O Príncipe que era feito de Pedras Preciosas


Havia um Rei que não tinha filhos. Ele saiu e foi à procura de médicos para que o seu reinado não caísse nas mãos de estrangeiros, mas isso não adiantou e ele decretou que os Judeus rezassem por ele para que ele tivesse filhos.E assim os Judeus procuraram por um Tzadik que orasse e fizesse que o Rei tivesse  filhos. Eles procuraram e acharam um Tzadik escondido e disseram que ele orasse para que o rei tivesse filhos. No entanto ele respondeu que ele nada sabia fazer. Eles informaram ao rei e ele enviou uma intimação para o Tzadik e ele foi trazido à presença do rei. O rei começou a falar para o Tzadik num tom amigável: “Você sabe que os Judeus estão em minhas mãos para que eu faça deles o que melhor me aprouver”.Portanto, lhe peço pacificamente para orar por mim para que eu tenha filhos.” E então, o Tzaddik prometeu ao rei que ele teria um filho dentro de um ano. Ele porém, retornou ao seu lugar e a rainha deu à luz uma bela filha.Com a idade de 4 anos ela já possuía muita sabedoria, ela sabia tocar instrumentos musicais e sabia todos os idiomas. Reis de todas as nações viajariam para vê-la e com isso o rei se alegrava.
Depois de certo tempo o Rei começou a desejar grandemente por um filho, para que o seu reinado não passasse para as mãos de um estrangeiro. Então, outra vez ele decretou entre os Judeus que eles deveriam orar por ele para que ele tivesse um filho. E eles começaram a procurar pelo mesmo Tzaddik e não conseguiram achá-lo, pois o mesmo já tinha morrido. Procuraram mais e acharam outro Tzaddik escondido e o disseram para que ele desse um filho ao Rei. Ele também disse que nada sabia fazer. Assim informaram ao Rei e o Rei lhe disse como havia dito antes ao outro Tzaddik: “Você sabe que os Judeus estão em minhas mãos”, etc.. O Tzaddik falou: “Você fará o que eu lhe disser”? O Rei disse “Sim”. O Tzaddik disse, ”Preciso que você me traga todas as variedades de pedras preciosas. Pois cada pedra tem um poder diferente.”Os Reis no entanto têm um livro no qual está registrado todas as variedades de pedras preciosas. “O Rei disse.” “Dar-lhe-ei metade do meu reinado para que eu possa ter um filho.” Ele foi e trouxe todos os tipos de pedras preciosas e o Tzaddik as tomou e as esmagou. Em seguida ele pegou uma taça de vinho e pôs as pedras esmagadas dentro e deu metade da taça de vinho ao Rei para beber e a outra metade á rainha. E ele lhes disse que teriam um filho que seria feito inteiramente de pedras preciosas e ele teria todos os poderes de todas as pedras. E ele retornou ao seu lugar. A rainha deu a luz um filho e o rei ficou inundado de alegria, mas o filho não era feito de pedras preciosas. Quando ele tinha 4 anos de idade ele era belo e muito bem versado em todos os idiomas e sabia todas as línguas e Reis viajariam para vê-lo.
E a princesa viu que ela não era mais tão importante e ficou com ciúmes dele. Ela tinha um consolo: O que o Tzaddik havia dito que ele seria feito inteiramente de pedras preciosas. Foi bom que ele não tenha sido feito de pedras preciosas.
Uma vez o príncipe estava cortando madeira e levou um corte no dedo e a princesa quis colocar um curativo no dedo.Então ela viu uma pedra preciosa lá e teve muito ciúme dele.Ela fingiu que estava doente e vários médicos vieram e nenhum pode curá-la.Então eles convidaram mágicos e havia entre eles um a quem a verdade foi revelada – que ela estava se fingindo de doente e ela perguntou se ele podia atirar um feitiço num homem e ele se tornar leproso. Ele disse “sim”. Ela prosseguiu, “mas e se encontrarem outro mágico, quem anularia o feitiço e o curaria? “O feitiçeiro disse, se o feitiço cair no mar, eles não poderão anulá-lo mais.” Então, assim ela o fez e atirou o feitiço ao mar e o príncipe se tornou um leproso.Ele teve lepra no nariz, rosto e no resto do seu corpo. E o rei foi à médicos e feiticeiros , mas nada adiantou.
Então o rei decretou que o povo Judeu orasse e eles procuraram pelo Tzaddik e o trouxeram até o rei e esse Tzaddik vinha sempre orando ao Bendito Senhor que ele tinha prometido ao rei que a criança seria inteiramente de pedras preciosas e isso não havia acontecido. Ele entraria em luta com o Senhor, “Eu fiz isso para me glorificar? Fiz isso apenas para lhe glorificar e agora não se sucedeu o que eu disse que aconteceria.” E o Tzaddik veio ao rei e ele orou, mas em nada ajudou.
E esse Tzaddik era mais superior do que toda a feitiçaria e ele informou ao rei que isso o que se passava com o príncipe era feitiço e que eles haviam jogado o feitiço ao mar e que a única esperança para o príncipe seria que o feiticeiro que havia jogado o feitiço ao mar fosse também jogado ao mar. O rei disse: “Eu entregarei todos os feiticeiros para serem jogados ao mar para que meu filho seja curado.” E a princesa ficou com medo e correu até o mar para recuperar o feitiço da água porque ela sabia onde ele tinha sido escondido e ela caiu dentro do mar. Uma grande comoção cresceu devido à queda da princesa ao mar. Então o Tzaddik disse a todos que agora o príncipe seria curado. E assim se sucedeu: Ele foi curado e a lepra ressecou e toda a sua pele se descamou e caiu de seu corpo e ele era feito totalmente de pedras preciosas. Ele tinha todos os benefícios de todas as pedras. (Isso é para dizer que após sua pele ter descamado, foi revelado claramente que o príncipe realmente foi feito de pedras preciosas, justamente como o Tzaddik havia dito).

Nota: Essas estórias foram postadas em NaNach.net com as permissões de Rafi Nanach de Moharan.com e o tradutor Dovid Nanach.As estórias são apenas para uso pessoal.Se você desejar imprimi-las ou distribuí-las, não podemos lhe dar permissão.Para tal, você deverá entrar em contato com as partes acima citadas.

Postado por Dun Aryeh em http://www.nanach.net/

Um comentário:

  1. Iniciaremos com essa estória e esperamos trazer muito mais.As estórias criadas pelo Rabino Nachman possuem um profundo nível de ensinamento da Torá.Sinta cada detalhe da estória e comente suas impressões.

    ResponderExcluir