sábado, 13 de março de 2010

Uma Breve Introdução a Na Nach




Por meio de grande misericórdia D´us criou o mais divino e sublime absoluto. D´us ilumina sua luz nas Almas de Israel e no reflexo de sua luz nós vivenciamos e o entendemos de toda a forma que se possa conceber ( esse  é o  maior dos dons,pois todo o resto se torna secundário). D´us assim o faz com infinita sabedoria garantindo livre escolha dos destinatários de sua bondade para determinar que de fato a luz de D´us que eles estão recebendo é a que os sustenta.Baseado na posição de sua alma você testifica e aclama D´us.

Há um Mestre de todas as almas, esse se chama de Tzadik (aquele que é justo), o Embaixador de D´us (assim por dizer). Assim, nosso relacionamento com Deus e toda a nossa experiência é completamente articulada em torno do Tzadik. O Tzadik é responsável pela construção do Reino de D-us à luz de D'us como se reflete em todas as almas de Israel.Um Tzadik guia e eleva toda a criação.Uma alma individual ou grupo de almas não podem pagar tributo a D´us sem reconhecer seu Tzadik.Nós temos que seguir os caminhos de um Tzadik.Quando prestamos homenagem a um Tzadik, nós honramos a D´us. Essa é a forma que D´us escolheu para criar o mundo em prol do nosso  benefício.

O Rabino Nachman de Breslov viveu a aproximadamente 200 anos atrás.Ele nasceu na casa do seu bisavô o Bal Shem Tov (pai do chassidismo). Afora a pureza e a santidade de sua alma o que lhe permitiu a percepção especial do divino, seu gênio lhe permitiu aprender um livro examinando-o apenas em pouco tempo. Apesar de estes dons, o Rabino Nachman não escolheu gastar seu tempo e energia na meditação cabalística, nem na busca da sabedoria, ao invés disso ele desejava procurar D'us da forma mais simples e significativa.Ele foi particularmente cedo atraído por estórias de devoção dos chassidim.Ainda muito jovem, o Rabino Nachman purgou o corpo de todo desejo, subjulgando-o aos desejos santos de sua alma.Ele tinha prazer em cumprir os mandamentos em abundância.O mais importante é que o Rabino Nachman teve domínio do principal serviço a D´us – A Oração, especialmente o Hisbodidus (estar sozinho com D´us, falando com D´us pessoalmente , com suas próprias palavras, sabendo que D´us está prestando grande atenção em você). O Rabino Nachman nos ensina que tudo o que se deseja atingir pode ser adquirido através da oração.Além disso, tudo que foi conseguido sem oração está faltando alguma coisa, está incompleto. Muitos Rabinos previamente nos ensinaram a importãncia da oração. O Rabino Nachman estabeleceu e incutiu as formas de oração no mundo.Assim como temos agora 4 orações estabelecidas (shacharis, mincha, mariv, tikun chatzos), quando Moshiach vier, todos rezarão a 5º Oração, nas suas próprias palavras, conhecida como Hisbodidus, como estabelecida pelo Rabino Nachman. Felizes aqueles que iniciarem essa prática agora.

Como resultado de seu próprio sacrifício, o Rabino Nachman se tornou o Mestre de todas  as almas de Israel. O Rabino Nachman viu cada alma de Adão até a vinda do Messias, e cada retificação necessária para cada alma e ele se dirige a cada uma sem exceção nos livros sagrados dos quais ele foi autor.

Qualquer pessoa que deseje ter misericórdia de si mesmo, deve estudar e praticar os ensinamentos do Rabino Nachman. A retificação do mundo e a redenção final dependem completamente disso.
Alguns outros ensinamentos do Rabino Nachman:  Não há desespero no mundo de forma alguma!”, “depressão e tristeza são os instrumentos do lado mal.É um grande mandamento de D´us estar feliz – sempre!”

Em 1922 Yisroel Dov Odesser , conhecido como Saba(vovô), recebeu uma nota do Rabino Nachman : “Foi muito difícil para min descer até você meu precioso aluno para lhe dizer que eu gostei grandemente do seu serviço e sob você eu disse/meu fogo queimará até que o Messias venha forte e corajoso em seu serviço/Na Nach Nachmun MayUman/e com isso eu revelarei a você um segredo cheio e amontoado de ponta a ponta (PTzPTzYH) e com um serviço forte você o entenderá e um sinal o 17º dia do mês de Tamuz e eles dirão que você não estará jejuando.

O Rabino Nachman assinou seu nome desta forma única! Além disso, o nome 'R Yisrael não é mencionado, é para todos.

Sessenta anos mais tarde Saba (Vovô Yisroel) divulgou a nota.
Texto original de http://www.nanach.net
Obs.: Acompanhe a narração de Saba de como e quando e a quem ele revelou essa estória no tópico "A estória do milagre da nota que veio do céu". 
Música de Ranan "Minha vida inteira é Na Nach"

Um comentário:

  1. Perguntas sobre o Movimento Na Nach sao bem-vindas.Emails sao mantidos em privacidade.Envie para singernach@gmail.com

    ResponderExcluir