quarta-feira, 10 de março de 2010

Conheça a estória de Na Nach Nachma Nachman MeUman




A Estória de Na Nach Nachma Nachman MeUman
O Milagre da Nota que veio do Céu
Essa é uma versão resumida das palavras do
Rebbe Israel Ber Odesser (Vovô Israel)

A estória aconteceu no ano de 1922 e por sessenta anos eu a mantive em segredo (do público).Ela está acima e além da natureza. A estória aconteceu assim... Sou obrigado a contá-la de uma forma abreviada, apenas a essência dela. O 17º dia do mês de Tamuz chegou e parecia que eu não me sentia bem, que eu deveria me abster de jejum. Seja como for, fico sem jeito de contar tudo, normalmente eu nem mesmo beberia água  a meia noite até o término das orações, nem comeria ou beberia algo. Eu não pude suportar, eu não quis, mas, no entanto, eu comi...
Isso me pesou bastante e sofri intensamente. Eu não queria viver, praticamente perdi meu senso de coerência. Deitei-me no chão da Sinagoga como um homem morto por cinco dias. Eu só rezava, eu não comia ou falava me sentia e estava como um morto!... Na quarta a noite já era o 23º dia de Tamuz quando um pensamento penetrou minha mente. Eu havia implorado a D’us que ele deveria me curar e tirar essa depressão de mim. Todo mundo queria se utilizar de mim como um exemplo e diziam que eu havia perdido a cabeça e que eu já estava louco. Sofri uma grande dor; padeci de uma doença da Alma. Foi muito difícil para mim e eu não quis viver...todo mundo ria de mim.De qualquer forma sofri imensamente e também não podia servir a D’us.Eu estava na Sinagoga e meu quarto estava perto. Talvez eu tenha adormecido e um pensamento poderoso tomou conta da minha mente: “Vá até o seu quarto e abra a estante e ponha sua mão em qualquer um dos livros, apenas descanse sua mão sobre um livro, abra-o aleatoriamente e lá você encontrará a cura para sua Alma.Pensei comigo mesmo: Esse pensamento meu é uma coisa séria?Tudo bem, em todo caso, o que tenho a perder? Eu farei isso e verei o que vai acontecer.” Eu o fiz, sim, eu entrei no meu quarto e abri a estante e fiz como havia sido instruído, puz minha mão sobre um livro, era um livro da Breslov, abri-o e lá estava a nota (um pedaço de papel em forma de nota)...
Mas eu não sabia o que era aquilo; esse pedaço de papel me dará a cura? Eu quis pegar o livro, fechá-lo e retorná-lo ao seu verdadeiro lugar, “Não encontrei nenhuma cura, então o que farei?” Antes de fechar o livro, eu pensei e vi que haviam linhas escritas na nota...comecei a ler e imediatamente vi o que era aquilo, aquilo era uma maravilha.Comecei a cantar canções de alegria, dançar e bater palmas com tantas expressões de alegria.Então, entrei no meu quarto e comecei a dançar e todo mundo entrou no meu quarto e viram que eu estava dançando e contente.Eles fizeram um círculo e dançaram ao meu redor e disseram: “ele não está ficando cansado, ele está é nos cansando.Estamos cansados,esgotados, não agüentamos continuar com ele, não temos mais força, precisamos dormir.”Então eles se foram e permaneci praticamente a noite inteira e dancei sozinho...
Fui tachado de louco, como um homem louco, e na quinta-feira todos os rapazes da Yeshiva(escola) foram a cidade, cada um para sua Sinagoga e anunciaram as boas novas. Eles proclamaram a meu respeito por toda a cidade que o Breslover enlouqueceu, não haverá cura para ele!
Eu era vizinho do Juiz (da cidade), meu quarto era vizinho a residência dele, ele me deu o lugar, ele me deu tudo.Havíamos tido uma ligação estreita com muito amor, como pai e filho. Os alunos da Yeshiva(escola) percebiam isto, eles sabiam que ele me amava, mas depois que me tornei um Breslov ele se opôs e disse: “Tome cuidado,Não a Breslov! “Não dei ouvidos a ele mas mesmo assim o amor que nutríamos não foi manchado.”
Assim o Juiz ouviu o que todo mundo dizia que Israel Ber enlouqueceu.A Torah diz que através de duas testemunhas o fato tem a credibilidade.”Ele passou por uma grande dor, pensou o Juiz: “Israel Ber não quis me ouvir e agora ele enlouqueceu, o que fazer agora?”Ele foi até a minha casa para ver de perto o “homem louco”, para verificar a situação e falar comigo.Ele entrou na minha casa pesaroso que eu pudesse feri-lo, pensando ele que um homem louco poderia feri-lo.”Começamos a conversar e ele sentiu que eu não estava louco.Assim ele viu com seus próprios olhos , entendeu e viu com completa certeza de que eu não estava louco, mesmo se uma centena de testemunhas afirmasse o contrário...”O que aconteceu, o que está havendo com  você?”
Falei da estória datada do 17º mês Tamuz , o que realmente aconteceu e o mostrei como removi um livro da prateleira e que havia uma nota(bilhete) lá e eis que aqui estava a nota.
Ele ouviu a estória inteira, leu o jornal e depois ele começou a rir de uma certa forma que não se vê nesse mundo, tal rizo que foi um milagre segurar em suas entranhas e que não perdia a intensidade.Todos os vizinhos ouviram ele rir.Sua filha Sarah reconheceu a voz de seu pai e em toda a sua vida ela nunca nem sequer havia ouvido seu pai rir.Então, ela veio até a porta e viu seu pai se segurar em suas próprias entranhas e que não poderia ter saído se não de uma tremenda rizada.Ela disse, “Pai, basta! O que há com você? Você poderia ter morrido!” Ele começou a rir muito mais forte .Ele viu que estava em perigo , que seu estômago inteiro estava prestes a sair pela boca.Assim gesticulou com suas mãos que ela deveria sair.Ela saiu.
Ele era um homem santo, um grande estudioso que temia a D’us e ele nunca riu daquele jeito. Rizo daquele jeito que nunca mais ouvi até os nossos dias...e ele era um principal oponente (dos Breslovers).Finalmente ele recobrou seu sentido e me disse, “Israel Ber, você acredita que isso caiu do céu? O que você acha?” Eu disse: -“Sim.” Se assim o for, eu lhe provarei que você está enganado!” Eu lhe disse:” Ótimo, mostre-me quem pôs isso dentro do livro.” Ele disse: “Mostrarei quem escreveu isso.”
Assim ele foi e pesquisou o assunto indo de porta em porta perguntando quem escreveu essa carta. Então ele ficou confuso perante mim e falou: “Eu investiguei e não encontrei alguém que tivesse escrito isso.” Após um mês de investigações, ele confirmou que essa nota veio do céu. “Se de fato Israel Ber tem a nota, ele tem a nota vinda do Rabino Nachman, portanto de agora em diante, desisto de me opor a Breslov!” Postagem original de

Um comentário:

  1. Perguntas a respeito do movimento Na Nach,informações,podem nos mandar emails para singernach@gmail.com

    ResponderExcluir