terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Rabino Nachman de Breslov

Na Nach Nachma Nachman me Uman
Informações Gerais da Breslov por Eitan NaNach
Traduzido por Dovid NaNAch (Inglês)
SingerNanach(Português)

“Breslov- Quanto mais o tempo passa, mais importante se torna. Está aumentando e crescendo. Agora já chegou a hora do Rabino Nachman ser revelado ao mundo.”
“Será um mundo inteiramente novo,um mundo de verdade, um mundo de fé.Como está selado nesse Petek (nota), ‘Na Nach Nachma Nachman me Uman’.”
“Isso precisa ser mostrado em cada lugar, em cada ponto comercial, em cada lar, por todo mundo.” ( Palavras do Rabino Israel Ber Odesser, dono da Petek).
O que se segue é um panfleto curto, mas com explicações diretas. Não é uma enciclopédia, não pretende trazer detalhes históricos e biográficos externos. Ao contrário, trata-se de um registro pessoal, particular, fluindo de uma inspiração da verdade do coração, dos seguidores conectados ao Tzaddik em amor, fé e auto-sacrifício.
Breslov
. Fé simples em D’us e apego à Verdade, Único Tzaddik da Geração, chamado Rabino Nachman De Breslov. Todos os serviços divinos estão ligados a ele, de seus livros se aprende e de seus ensinamentos se cumpre. O mais importante é cumprir sua ordem de fazer hitbodedut, um termo que se refere a falar e rezar a D’us do coração, em voz alta, num local isolado e derramar o coração com suas próprias palavras, com súplica e emoção calorosa diante de D’us.
. Reconhecer a revelação de D’us na vida diária normal através dos milagres acima da natureza particularmente no que se diz respeito à renda própria, saúde e lutas espirituais.
Breslov é o caminho para as pessoas de D’us, as Pessoas Judias para se aproximarem de D’us em meio a uma intensa escuridão, em meio a profundas descidas e distâncias imensas da santidade, dos caminhos da Torá, da identidade de uma mente e alma Judia nesses últimos dias – através do grande Médico das Almas, a alma de Moshe-Messiah.
. Breslov é a luz e a consciência de uma completa redenção final através do Messias, uma luz que desceu ao mundo num tempo relativamente curto antes da Redenção. Quanto mais perto a redenção se aproxima, mais a luz se espalhará e crescerá e brilhará, até que exploda em completa revelação que será compreendida por todos, muito em breve, em nossos dias, Amem.
Rabbi Nachman de Breslov
O Tzaddik, a Fundação do Mundo, a alma coletiva do Povo Judeu. O Tzaddik que é apontado sobre a retificação do Povo Judeu e do mundo inteiro, a contar do tempo de sua vinda inicial e revelação, até a vinda da Redenção através do Messias e a Eternidade.
Palavras não são suficientes para louvá-lo, e não há louvor que o possa abranger.Não temos um alcance dele completamente, além da compreensão de que a retificação completa da inteira nação Judia e da própria criação, é dependente dele e só dele.
Na Nach Nachma Nachman me Uman
. O Tzaddik Saba Israel Dov Odesser revelou ao mundo um nome especial, quarto gerações após o falecimento do Rabino Nachman.
. Ele recebeu esse nome do Céu de uma forma milagrosa, escrita em forma de uma nota que é inteiramente um mistério. O Nome de D’us é unido ao nome do Tzaddik em uma forma única: Única, dupla, tripla e quádrupla.
. É um nome que é uma canção, a canção da Redenção, da qual suscitará o Messias. O nome tem poderes de salvar recitando e cantando podendo efetuar milagres e trazer salvações. O Rabino Israel ordenou que o publicasse e distribuísse para todo Judeu em todo canto do mundo. A chama do Rabino Nachman, a luz do Messias e o segredo da Redenção estão todos em sua posse.
. Ele disse que ele mesmo é Rabino Na Nach Nachma Nachman me Uman, e insinuou que ele e o Rabino Nachman são dois em uma só pessoa.
A Controvérsia
Talvez tivesse sido mais apropriado não escrever o que se segue e ser agradável e educado e apresentar um panfleto religioso comparado aqueles dos missionários cristãos e dos Hari Krishnahs (que possamos ser diferenciados deles), dos quais seriam rapidamente jogados fora. Entretanto, por amor a verdade e se opor ao dano que tem sido feito pela defesa zelosa da honra do Tzaddik e a verdade de D’us, somos obrigados a escrever:
A verdade simples escrita acima da qual deve ter sido simples e clara para todos, tem recebido uma imagem pobre e sem honra devido a confusão e desordem do entendimento do Povo Judeu que está mergulhado na cultura estrangeira que tem nos inundado estando eles preocupados com a honra pessoal e as ânsias desse mundo, ausência de um desejo forte interior e renúncia. Quem quer ser pobre desprezado e tido como insano? Entretanto, a razão primeira é que eles não enxergam a verdade em sua imagem verdadeira, ao contrário, enxergam o oposto – a controvérsia dos Rabinos principais, impressionantes e honrados, quem em seu posto ousa falar contra o Tzaddik com arrogância e descaramento . Porque por dentro eles sabem que o Tzaddikim não deixa para eles um lugar de honra, apenas exige sua anulação.
Mas a verdade não é assim! O Tzaddik disse que a verdade é apenas uma e o resto é falsidade. O Tzaddik tem o poder e paciência de tirar cada um de nós da falsidade – com os quais os outros nos enganam e com os quais nos enganamos, se verdadeiramente queremos, se procurarmos em verdade, se olharmos a verdade com os olhos da verdade, se formos capazes de demonstrar piedade a nós mesmos e aos nossos desejos pessoais e jogar esse mundo e nossa própria honra pelo amor da honra de D’us – o qual é a honra do Tzaddik. O Rabino Nachman é o verdadeiro e único Tzadikk da Geração, que não há um outro igual – Rabino Na Nach Nachma Nachman me Uman.
Recitando Na Nach
O sagrado Saba Israel nos aconselhou dizer e cantar o nome sagrado “Na Nach Nachma Nachman me Uman”de uma forma simples e com uma pura fé para prender e ligar alguém ao ponto da verdade e santidade e merecer retificação, cura, salvação, proteção e todas as coisas boas e para apressar a vinda da Redenção e a revelação do Messias.
Seguindo há frases do Saba sobre esse assunto:
“Aquele que recita “Na Nach”, alcança, entra na raiz da Criação, a raiz de toda a Torah, de todos os Tzaddikim, entra num mundo diferente.”
“É a chave para todas as curas, todas as salvações.”
“Suaviza todos os sofrimentos e todos os julgamentos duros e todos os pecados.”
“Transforma todos os pecados, toda a apostasia e todas as transgressões e tudo que não for bom – transforma-o em bom”.
“Abre todos os portões, todos os portões da misericórdia, todos os portões da oração, todos os portões do arrependimento, toda a Torá.”
“É a melodia que será tocada no futuro pelo nosso justo Messias para retificar o mundo.”
Tikkun ha Klalli
Uma compilação junta de dez capítulos específicos dos Salmos para ser recitada na ordem especificada. Esse é o Tikkun ha Klalli que o Rabino Nachman revelou. Com ele uma pessoa merece “Retificação do Convênio” (refere-se a reparar o dano causado por pecados sexuais), retificação de todas as paixões e de todos os pecados. È a retificação geral da alma no mérito e força do Rabino Na Nach Nachman me Uman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário