domingo, 31 de janeiro de 2010

O que é Na Nach Nachmu Nachman Me-Uman?

“Na Nach Nachmu Nachman Me-Uman” é o nome do nosso santo líder Rabino Nachman de Breslov (nascido em 1774) através de uma nota que ele enviou (em1922) de uma forma milagrosa ao Rabino Israel Dov Odesser (chamado de ‘Saba”(Avô) ou “Israel Saba”(Avô Israel), o Rabino Nachman revelou que seu nome (significando sua alma e ensinamentos) é a canção que é de um único compasso,Unária ou de um só tempo musical (Na- נ ), Binária ou de dois tempos musicais (Nach- נח ),Ternária ou de três tempos musicais (Nachmu- נחמ),e Quaternária ou de quatro tempos musicais Nachman - נחמן).
Grandes Tzadikim (sábios sagrados) precedendo a época do Rabino Nachman falaram da canção que seria revelada no futuro, entre eles o Rabino Yonason bem Uziel (na sua tradução de Shir Hashirim – O Cântico dos Cânticos,no primeiro verso) e Rabino Shimon bar Yochai (Mestre do Zohar e Tikunay Zohar). Esses Tzadikim explicaram que antes da vinda do Messias, será revelado uma música que é unária, binária,ternária e quaternária, e que através dessa canção a fé verdadeira e crença em D’us será restaurada no mundo assim como D’us renovará o mundo da sua forma maravilhosa.Tudo isso irá ocorrer antes da vinda do Messias. O próprio Messias cantará essa canção e redimirá o povo Judeu e trará o conhecimento de D’us, paz e compaixão ao mundo inteiro.
O Rabino Nachman de Breslov ensinou (Likutay Moharan 64) que cada Sabedoria e Intelecto têm seu tom e melodia específicos. É da melodia que a sabedoria é produzida e estendida (como pode ser compreendido em Salmos (47) “cantar ilumina’). Até a sabedoria da heresia possui seu próprio tom específico e melodia única inerente a mesma.
(Isso “é o que nossos Sábios do Talmud (Chagiga 15) atribuíram ao desvio de ‘Achair” (Elisha,o mestre do Rabino Meir) afirmando que isso aconteceu por causa da melodia Grega que estava sempre com ele, e que quando ele levantasse do corredor do estudo da Torá, livros de heresia cairiam do seu colo porque essas duas coisas dependem uma da outra.A melodia Grega que sempre esteve em sua boca foi a razão por possuir tais livros de heresia que cairiam do seu colo, pelo fato dessa melodia particular ser específica à heresia que ele tinha.)
Também de acordo com o nível de ascensão (progresso) da sabedoria então a mesma coisa acontecerá à melodia de alta distinção. Isso é verdade em cada nível mais superior até mesmo ao ponto de início de toda criação a qual é chamada “O Início da Emanação”, não há nada mais superior do que isto, nada que exceda a sabedoria que existe lá, exceto “A Luz do Infinito”, a sabedoria nesse nível é incompreensível aos humanos e assim nesse nível exaltado, todas as sabedorias são uma questão de fé.
A Fé também possui um tom e melodias específicas. Simplesmente como vemos que até mesmo as diversas formas de fé desvirtuadas dos adoradores dos astros e constelações, cada fé que eles possuem tem sua própria canção que eles cantam e conduzem em suas casas de orações. Assim como acontece com a falsa fé, assim se dá com o sagrado, cada fé possui seu tom e melodia. Essa única melodia da fé mencionada acima, da qual é a fé sobre todas as sabedorias e fé do mundo inteiro, a fé na Luz do próprio “Infinito” a qual é mais superior que tudo.
No futuro quando todas as nações reconhecerem O Nome (D’us- como diz em Tsifanya 3) e todos crerão Nele Abençoado, (recompensa ultima frase), haverá um cumprimento do verso (Shir Hashirim – Cântico dos Cânticos) “Venha cantar da altura da fé”, especificamente da “altura da fé”, o aspecto da fé mais superior mencionada acima, da qual é a cabeça (raiz ou fonte) de toda fé como previamente explicado.Eis a razão pela qual o verso diz ‘cante’ especificamente, é o tom e a melodia associados com essa altura da fé mencionada anteriormente.
O aspecto da melodia dessa exaltada fé, ninguém merece, exceto o Tzadik (um sábio justo) da geração que é um aspecto de Moshe (Moisés), que está no nível dessa fé.
Com essa canção do Tzadik, todas as almas que caíram na heresia do espaço vazio (onde D’us está oculto) são libertas. Porque sua canção é um aspecto da ‘ altura da fé’ que é a fé da qual é mais superior que tudo,essa canção nulifica toda a heresia, e todos os tons são incluídos e apagados dentro desse tom, o qual está acima de tudo, e do qual surgem todos os demais tons, como previamente mencionados.
Na Nach Nachmu Nachman Me-Uman é essa melodia sagrada que pode nos levantar de nossa triste existência à altura da fé e crença em D’us!
Citações do Rabino Israel (Saba) a respeito de Na Nach Nachmu Nachman MayUman
1. Simplesmente recitando o nome do nosso líder Rabino Nachman,justamente como assinado nesse Petek (nota) – Na Nach Nachmu Nachman MeUman – isso cessa todos os problemas e adoça todos os julgamentos duros, todos os pecados e todas as quedas e toda a heresia do mundo.Isso é o suficiente para destruir o Outro Lado (a Inclinação do mal), para afastar toda a escuridão,tudo, transforma tudo.Esse é um novo poder como algo que jamais existiu no mundo.
2. Na Nach Nachmu Nachman MeUman, isso tem o poder,isso abre todos os portões da misericórdia, todos os portões da oração, todos os portões do arrependimento, toda a Torá.
3. Na Nach Nachmu Nachman MeUman – esse é o ponto principal.Esse contém toda a Redenção, e todas as salvações estão incluídas nesse nome, porque o ponto central de tudo é dependente do Rabino Nachman.
4. Isso é eficaz para todo mundo, em ambos os níveis gerais e individuais. Cada pessoa deve rezar e dizer verbalmente: “Que o mérito do Rabino Nachman possa nos proteger e a todas as Pessoas Judias, o mérito de Na Nach Nachmu Nachman MeUman”.
5. “Nosso líder sagrado Rabino Nachman”, esse assunto é inteiramente um novo segredo: - sim. O Rabino Nachman revelou que o seu nome é uma Canção que é Unária, Binária, Ternária e Quaternária – Na Nach Nachmu Nachman MeUman.
6. Se alguém está sofrendo ou há algum pecado – imediatamente diga Na Nach Nachmu Nachman MeUman, isso já transforma tudo.Isso renova tudo, transforma para o bem.”Nachman MeUman” – Isso transforma tudo.

5 comentários:

  1. Super interessante isso. Assiti uns videos achei muito engraçado no incio. A letra incialmente me chamou atenção...a principio nem imaginei ser sobre...Tem versões das mais imaginativas possiveis, só depois fui ver o significado do movimento e da letra da musica.

    Parabens por ter uma pagina com o assunto em portugues. Shalom, shavuah Tov

    ResponderExcluir
  2. Sendo sincero, isso me confronta um pouco....mas respeito os queridos irmãos de Breslov. Se o Na Nach nos unice de fato seria muito bom....

    Shalom!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber mais!!! Gostaria de mais ensinamentos deste tzadik, Rabi Nachman... Poderiam postar?
    shana tova umetuka!!!
    shana tova 5771!

    ResponderExcluir
  4. Shalom...
    Ja aprendi sobre o ensinamento do rabi nachman de Uman, e rezo os 10 tehilim de ticum... Voces poderiam postar mais ensinamentos? Eu me identifiquei muito com ele... Eu amo este rabino...
    Shana tová!!!

    ResponderExcluir
  5. Sim, a medida do possível estaremos postando mais sobre os ensinamentos do Rabino Nachman de Breslov.As publicações iniciais foram para introduzir e despertar o leitor do que teremos a diante com a maravilha dos seus ensinamentos.

    ResponderExcluir