Por NaaNaach
Na Parsha semanal Lech Lecha, Hashem diz a Abram : "Sai da tua terra e da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que te mostrarei." Rashi faz uma interpretação literal e aponta : "vá por si só", ou seja, vá, saia, parta em seu próprio benefício...saia, com o propósito mais do que real de aprender e aperfeiçoar-se.
Abram recebeu essas bênçãos porque ele despojou seu próprio ego e se rendeu ao Criador. Ele percebeu que a verdadeira luta é aquela que primeiramente travamos contra a escravidão advinda de nossa própria mente - a batalha contra os "egos". Nós é que no decorrer da nossa própria vida criamos e mais adiante nos deparamos com os nossos próprios "monstros", que D-us não permita tal coisa.Uma vez presos a eles, funcionam como uma cilada contra nós mesmos e impedimos que a felicidade seja a parte ativa no processo de uma mudança.
Abram se tornou um revolucionário porque ele fez da verdade o eixo central de sua vida.Se a sociedade onde ele vivia já não lhe oferecia um ambiente sadio e sim corrupto, que não podia ser mudada para melhor a partir de seus próprios mecanismos internos de escolhas pessoais onde não se pode obrigar as pessoas a amar a Hashem porque o mesmo não obriga a quem quer que seja que o ame, e nos dotou de livre escolha.
Uma mudança do Justo se fazia em boa hora e deixar aquela sociedade para encontrar um lugar melhor e recomeçar.Esta foi a única opção que restou a Aram: Remover-se da corrupção, das antigas formas de proceder e se baseando na fé, coragem, força e determinação se retirar de um sistema corrupto sem mais remédio porque seus habitantes chegaram a um nível total de não aceitação do Eterno e começar algo novo mesmo aos 75 anos de idade. Disso tiramos uma lição de encorajamento de que nunca é tarde para recomeçar, fazer mudanças significativas em nossas vidas, mesmo que sejamos adiantados em idade ou que tenhamos uma limitação em diversas áreas de nossas vidas.
Rabbi Nachman nos ensina que o principal remédio é a alegria que vem dos "Céus". Ela simplesmente acontece quando a provocamos. Ela conserta todos os aspectos da vida.
Possa Hashem nos dar forças para mudar aquilo que precisa ser mudado em nossas vidas e que possamos ter o mérito da Redenção Final.NA NACH NACHMA NACHMAN MEUMAN.
Original de Singer com Música e Vídeo de NaaNaach
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário