Esta parsha da semana discute o Pessach. Existem 3 principais traduções desta palavra: 1. Pessach significa saltar, HY livrou as casas dos judeus quando ele matou o primogênito nascido dos egípcios. 2. Pessach pode ser traduzido como tendo misericórdia. 3. Pessach pode ser traduzido como Peh-Sach a boca relata.
Se alguém reunir todas essas traduções, a imagem de Nanach começa a se formar. Porque o aspecto de saltar é muito mesmo o aspecto da música (como explicado por Rabbainu), e Nanach é a nova canção, que deve estar relacionada repetidas vezes nas bocas das pessoas e isso é grande misericórdia - o aspecto de Nachman.
A imagem é desenvolvida com o valor numérico - gimatria - de Pessach Nachman.
A imagem é completada pela troca do samech de Pessach, para um tuv - uma função de permutação de letras - e, em seguida, tomando a gematria (com as três letras) Na Nach Nachma Nachman MeUman.
Original de NaaNaach traduzido por Singer
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Porção Semanal da Torah – Mais sobre Boh - ( Venha a Faraó)
sábado, 21 de janeiro de 2012
Mais Sefer Hamidos Em Shmiras Habris
A controvérsia leva a Niuf
Através da controvérsia se cai em atos imorais.
(Sefer Hamidos, Miriva B 3)
Problemas com Shalom Bais Causados por Demônios
Há vezes em que não há paz no lar de alguém e sua família inteira está em disputas uns com os outros.Deve-se ter o conhecimento que há demônios na casa que estão causando tudo isso e através disso mais sofrimento virá para essa família.
(Sefer Hamidos, Miriva B 11)
Quem resiste a um teste de Niuf merece uma enorme riqueza entre seus inimigos.
(Sefer Hamidos, Mamon 4)
Roubar Amigos Leva a Keri
Aquele que rouba seu amigo, com isso, eles os contaminam com a impureza de Keri.
(Sefer Hamidos, Mamon 14)
Fracasso em Retificar Pgam Habris Leva a Pobreza
Uma pessoa que não retifica os pecados de sua juventude (Pgam Habris) se torna empobrecido.
(Sefer Hamidos, Mamon 42)
Quebrar Vasos Acidentalmente é um Sinal de Pecado
Quando alguém quebra acidentalmente um utensílio, isso é um sinal que ele/ela é um (a) pecador (a).
(Sefer Hamidos, Mamon 44)
A Seca é Causada por Niuf
A chuva é retirada devido à idolatria, Niuf, por um Tzadik que não foi devidamente dado honras e por aqueles que invadem os meios de subsistência dos outros.
(Sefer Hamidos, Mamon 55)
Niuf Causa Pobreza
Através de atos imorais vem a pobreza.
(Sefer Hamidos, Mamon 61)
Tznius é Auspicioso para Saúde
Modéstia é auspicioso para a saúde
(Sefer Hamidos, Mamon 64)
Kares é às vezes substituído por Pobreza
Às vezes a punição de morte por Kares é trocada por pobreza.
(Sefer Hamidos, Mamon 74)
Teshuva Traz Parnasa
Através do Teshuva subsistência vem facilmente.
(Sefer Hamidos, Mamon B 9)
Controlar o Yetzer Previne os Testes
Uma pessoa que controla seus desejos, seus filhos não seguirão um mau caminho, seu dinheiro se torna abençoado e ele não será sujeito a testes.
(Sefer Hamidos, Mamon B 21)
Adultério Destrói Parnasa
Viajar leva a pessoa a cometer Lashon Hara, idolatria, adultério e assassinato e esses pecados destroem os meios de subsistência.
(Sefer Hamidos, Mamon B 22)
Teshuva Traz a Luz do Moshiach
Através de guardar o Shabbat a pessoa traz para si a luz do Moshiach, isso também acontece através da Teshuva.
(Sefer Hamidos, Moshiach 5)
Pensamentos Impuros a cerca de Uma Gentia Prejudica a Capacidade do Aprendizado de Crianças
Uma pessoa que tenha pensamentos impuros a respeito de uma mulher não-judia, seus filhos não serem capazes de aprender a Torah.
(Sefer Hamidos, Niuf 1)
Relacionamento com Mulheres Não-Judias é Considerado Casamento Misto
Aquele que mantém um relacionamento com uma mulher não-judia, tem o mesmo valor de um casamento misto.
(Sefer Hamidos, Niuf 4)
O Perfume Causa Luxúria
Perfumes colocam luxúria em uma pessoa.
(Sefer Hamidos, Niuf 5)
Idosos Imorais se Tornam Humilhados
As pessoas não suportam um idoso imoral no final e ele se torna humilhado diante de seus próprios olhos.
(Sefer Hamidos, Niuf 7)
Homens que não são casados são considerados desligados da Comunidade
Sete pessoas são consideradas desligadas da comunidade e uma delas é aquele homem que não possui uma esposa.
(Sefer Hamidos, Niuf 8)
Postado por Dun Aryeh
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Uma Renovação Real é o Verdadeiro Milagre
Anteriormente em nanach.net há uma explicação de Rabbainu e o Sulam onde muitos “feitores de milagres” tiram seu poder : http://www.nanach.net/2010/03/ see-yourself-see-god-sing-na-nach.html. Incrivelmente nesta semana me deparei com um trecho de Noam Elimelech na Parsha da semana que complementa essse conceito de uma forma linda.
O Noam Elimelech explica que Faraó diz para Moshe e Aron, “Façam um milagre para vocês” que é estranho porque Moshe e Aron estariam fazendo um milagre para marcarem ponto com os Egípcios e não para eles mesmos (a maioria das pessoas simplesmente lê esse versículo como “façam um milagre para vocês mesmos”, mas isso ainda sugere esse significado que o milagre é para ser feito para eles).O Noam Elimelech diz que os milagres verdadeiros são completamente novos aos olhos dos que os realizam, não importa quantas vezes eles os têm feito, se o milagre é verdadeiro será uma experiência completamente nova.Faraó estava acostumado a ver mágica e entendeu que até mesmo “homens santos” podiam utilizar-se de truques , assim ele ordenou que Moshe e Aron demonstrassem um ato de milagre verdadeiro de D-us – que fosse uma maravilha até mesmo para eles, para Moshe e Aron.
Isso é exatamente o conceito explicado previamente em nanach.net, que o MSS – Os líderes charlatães fazem seus feitos, mas eles os retiram do poder morto de suas próprias estagnações inseridas num contexto de uma devoção caduca.
Original de NaaNaach traduzido por Singer
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Porção Semanal da Torah – Parsha VuAira (e Eu Apareci)
O nome da Parsha dessa semana não é dado pelo primeiro versículo que diria: “Ani Hashem” – “Eu sou D-us”, ao invés disso o nome é tirado do início do segundo versículo, “VuAira El Avrohom...” – “ E Eu apareci a Abrahão”, portanto, uma atenção especial deve ser dada ao nome porque ele foi escolhido sobre “Eu sou D-us”! Examinando-se o valor numérico - gematria, é encontrado que “VuAira El Avrohom” com as palavras e inclusiva equipara-se a Na Nach Nachma Nachman MeUman [que é o segredo do “Eu”, como discutido em outro lugar].
Original de NaaNaach traduzido por Singer
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Provocar O Desvio Dos Outros Causa Submissão Aos Inimigos
Uma pessoa que convence e desvia seu amigo do caminho do bem não será capaz de levantar-se contra seus inimigos durante um tempo de luta e guerra.
(Sefer Hamidos, Miriva 32)
Postado por Dun Aryeh em nanach.net
Impressionante Novidade Nanach na Parsha desta semana –VuAirech- de Noam Elimelech
O Noam Elimelech diz que Moshe Rabbainu fez um “aveira lishmu” – uma obra desagradável por causa de Hashem, apresentando-se como um D-us a Faraó! Moshe Rabbainu teve que fazer isso para que pudesse ser reduzido ao paradigma de Faraó para se comunicar com eficácia.
Isso é surpreendente porque as pessoas me acusam com freqüência de transformar Rabbainu em D-us (Saba uma vez trouxe isso à tona e sem responder a acusação ele continuou dizendo que na verdade nós nem havíamos alcançado a superfície das elogias de Rabbainu!), até agora pensei que eles estivessem apenas transpondo suas próprias faltas (essas pessoas reduzem D-us a suas próprias concepções) para mim. De acordo com Noam Elimelech, poderia muito bem acontecer de Rabbainu intencionalmente dar essa impressão às pessoas com a intenção de permanecer diminuto na mentalidade delas para que ele possa começar a retificá-las.
Original de NaaNaach traduzido por Singer
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
Porção Semanal da Torah – – Parsha Shimos (Nomes)
A Parsha dessa semana é chamada de Shimos, “nomes” e que realmente destaca a importância dos nomes, particularmente os nomes dos Tzadikim.Podemos compreender disto,a suprema importância do nome do cabeça do Tzadik – Na Nach Nachma Nachman MeUman.
Rabbainu revelou em Likutay Moharan (Uma Coleção dos Ensinamentos do Rabino Nachman, vol. 2, Torah 73, que as últimas letras das primeiras palavras da Parsha - ואלה שמות בני ישראל הבאים מצרימה את יעקב איש וביתו (E esses são os nomes dos filhos de Israel que estão descendo ao Egito com Yaakov ,um homem e toda sua família) – soletram-se duas palavras תהלים תשובה – “Salmos e Arrependimento”.Rabbi NAchman explica que os nomes das 12 Tribos - Shivtay Y"H (As tribos de Y’H) são comprometidas das 49 letras que significam que há 49 portões e que cada portão corresponde a um nível de arrependimento (e.x.,aproximando-se de H’Y). Há um nível 50 que é, por assim dizer, o arrependimento de H'Y. Rabbi Nachman revelou que muitas vezes quando as pessoas querem arrepender-se e se aproximar de HY elas não encontram seu portão, e mesmo se elas encontrarem seu portão, este está bloqueado e este é o poder dos Salmos, pois assim o Rei David incorporou em seus Salmos a chave para todos os 50 portões. Portanto, se uma pessoa quer encontrar seu portão para arrepender-se e atravessá-lo, os Salmos são fundamentais.
Se pegarmos as primeiras letras dessas palavras (deixando a letra/palavra “e”) temos - : אשביהמאי- esse é o acrônimo de "Yisroel Ber (Saba Yisroel que recebeu a Petek - Isaac Shlomo (O pai de Saba) - Esther Mindel (A esposa de Saba)- Y”H !!!!
Original de NaaNaach traduzido por Singer
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
Porção Semanal da Torah – Parsha VaYichey (e ele viveu) -2
O final da Parsha dessa semana,o qual também é o final do primeiro dos cinco livros da Torah, nos conta como Yosef agiu para que seus irmãos fizessem um juramento que eles levariam seu corpo para a Terra Santa (na última Parsha, antes de Yaakov descer ao Egito, H’Y o garantiu que ele seria enterrado em Israel). Yosef lhes diz que H’Y deles se lembrará – pukoad yifkoad”. A Palavra “pukoad” tem a gematria (valor numérico) de 184, que é a gematria do Nome Divino de 72 (O tetagrama soletrado com yuds: YVD HY VYV HY) no formato de “achoraim” (ou seja, da mesma forma como Na Nach Nachma Nachman MeUman – YVD, YVD HY, YVD HY VYV, YVD HY VYV HY). [Nossos Sábios dizem que Yosef na verdade disse aos irmãos que esse era o código que aquele que redime expressaria].Isso no entanto faz sentido que após a revelação da Petek e particularmente Na Nach Nachma Nachman MeUman é chegado o tempo de trazer Rabbainu para a Terra Santa como ele desejou e expressou isso explicitamente (citado em “A Vida do Rabino Nachman).
Original de NaaNaach traduzido por Singer
Porção da Torah Semanal – Parsha VaYichey (e ele viveu)
Na porção da Torah desta semana aprendemos como Yosef e seus filhos eram os mais apegados e atentos a Yaakov. Hoje a importância crítica do Tzadik é conhecida por aqueles que procuram a verdade e parece um pouco estranho ver que os filhos de Yaakov, 11 tribos não tinham mais esta prioridade. A verdade é que encontramos isso em toda parte nas escrituras, como por exemplo, quando o Rei Saul (antes de ele se tornar Rei) foi a procura de seus animais perdidos e sua busca, uma jornada de 3 dias o trouxe para perto do Profeta Samuel que ele não considerou visitar esse profeta divino, mesmo depois dos servos de Saul terem sugerido isto mostrando que essa foi uma grande oportunidade que Saul rejeitara , apenas após a insistência dos Servos foi que Saul se tranqüilizou. Desses casos podemos aprender que através da posição do Tzadikk ser crítica, a pessoa deve mesmo assim reter seu próprio “bechira” poder de decisão. Os filhos de Yaakov e o Profeta Saul estavam muito cientes de suas missões e responsabilidades e eles estavam muito ocupados apenas fazendo isto, eles não estavam procurando um passe livre para absolvição. No entanto, ainda assim, nossos sábios nos ensinam que Yosef e seus filhos devem competir com sucesso por terem se agarrado a Yaakov primeiramente. Parte de uma posição das pessoas e de tomada de decisão é o quanto elas serão completamente abnegadas ao próprio Tzadik - compondo seu papel neste mundo.
Original de NaaNaach traduzido por Singer