A haftará dessa semana é de Isaías 62, na tradução/comentário aramaico, a seguinte declaração é oferecida: בַּסְרוּ בְּשּׂוּרָן טָבָן וְנֶחָמָן לְצַדִּיקַיָּא – Dê boas notícias e “Nachman” ao Justo!!!
Original Postado por NaaNaach em nanach.net
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Haftará da Parsha Nitsavim
Parsha Nitsavim (todos hoje presentes)
A Parsha começa - אתם נצבים היום כולכם לפני ה' אלהיכם ראשיכם שבטיכם זקניכם כל איש ישראל –Attem Neetzuvim Hayom Koolchem – Vós todos estais hoje presentes diante do eterno, vosso D-us: Os cabeças de vossas tribos, vossos anciãos,etc...Esse é um evento histórico importante onde os Judeus fazem um convênio com D-us.As primeiras quatro letras possuem a gematria, valor numérico de Na Nach Nachma Nachman MeUman!
O acrônimo das primeiras letras (se nós colocarmos o כ e ל juntos fazem um נ), soletre as palavras אנה אני – Onde estou? – Essas são as palavras que Reuvain disse quando saiu para salvar Yosef e viu que era tarde demais. Há um verso na oração da manhã de Shachris, אל נקמות ה' אל נקמות הופיע onde o Arizal revelou que se deve ter em mente quando se diz essas palavras que o acrônimo é אני אנה para retificar o pecado da venda de Yosef. Essa é a retificação de se aceitar a liderança do verdadeiro Tzadik, Na Nach Nachma Nachman MeUman.
A palavra אלהיכם (seu D-us) tem o valor numérico de אב"י הנח"ל o título do livro de letras que Saba Yisroel escreveu para o Presidente de Israel, Zalman Shazar, um aspecto do líder de Israel, o acrônimo das três palavras que vêm a seguir, ראשיכם שבטיכם זקניכם, soletradas Shazar.
Esse é o livro no qual Saba faz um convênio de amor e fé entre ele mesmo e Shazar e toda a nação de Israel.
Os primeiros versos dessa Parsha esboçam dez grupos distintos em Israel dos cabeças aos carregadores de água, esses correspondem aos dez tipos de canções que estão incluídas na canção que é una, dupla, tripla, quádrupla (=10), Na Nach Nachma Nachman MeUman!
Original Postado por NaaNaach em nanach.net
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Porque as Pessoas Não Conseguem Ficar Sozinhas
Rabbainu revelou que há uma luta interna que ocorre dentro de cada pessoa.Isso se torna o motivo pelo qual pessoas em confinamento solitário enlouquecem, porque cada pessoa contém dentro de si elementos e representações de todas as 70 nações, aspectos e todos os tipos diferentes de desejos e paixões. Quando uma pessoa está entre outras pessoas os elementos se espalham e são concentrados em pessoas mais adequadas às suas características, ao seu aspecto, desta forma uma pessoa será possuída com o espírito de uma nação e outra pessoa de uma nação diferente. Quando uma pessoa está sozinha todas as nações agem nela e se isso não trouxer paz, ela não poderá ter essa paz interna e assim enlouquecerá.
R’Shmuel Horowitz, o bom amigo de Saba Yisroel, foi pego pelos Russos quando ele estava tentando retornar a Israel de Uman.Eles os tacharam de espionagem (Israel estava sob o domínio dos Turcos que estavam em guerra com a Rússia) e ele foi posto no confinamento solitário por mais de 60 dias em condições sub-hamanas. R’ Shmuel Horowitz escreve que ele nunca mais teve o mérito de ter outro incrível hisbodedus como esse!
Original Postado por NaaNaach em nanach.net
Magnífica Canção de Chaim Yisroel
Esta música é de Chaim Yisrael, ele canta e proclama que o Rabino Nachman de Breslov- Na Nach Nachma Nachman MeUman - é o cabeça dos filhos de Israel! Estou indo para Uman para o Ano Novo!
Original Postado por NaaNaach em nanach.net
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Parsha Ki Tetsê
A Parsha dessa semana, a porção da Torah é Ki Tetsê – “Quando você sair para a guerra”. A palavra ‘Tetsê’ – sair – tem a gematria, valor numérico de Na Nach Nachma Nachman MeUman. O verso nos está ensinando que apenas quando alguém “sai”, então há guerra.Há um verso famoso nos últimos capítulos da Torah (31:17) על כי אין אלהי בקרבי מצאוני הרעות האלה –“Porque D-us não está dentro de mim eu fui cercado de todos esses males”, isso significa que temos que encontrar D-us dentro de nós.Normalmente quando nos voltamos para D-us, olhamos para fora de nós mesmos e poderemos reconhecer sua soberania, mas vê-lo como se estivesse fora de nós mesmos é uma perspectiva que nos coloca em estado de guerra.Nós temos que ver D-us nos ordenando de dentro de nós, governando nossos corações e mentes, nessa perspectiva estamos trabalhando no processo de construção da paz.
Rabbainu nos revelou em Likutay Moharan que a palavra ‘Tetsê’ tem a conotação de fazer negócios, como é usada por Zevulun e também em Likutay Moharan, Rabbainu revelou que a música é um aspecto de negócios (que é chamada de ‘massa umattan’ erger e dar, que é como música), música é o aspecto de Levi. Rabbainu deixa isso claro que mesmo apesar dos negócios de Zevulon foram realizados por amor a D-us e os lucros foram usados para manter Yissocher que era completamente devoto ao estudo da Torah, até mesmo a devoção de Yissocher é superior.Mesmo que ainda a Torah diga que Yissocher habita em tendas,enquando que Zevulon significa uma habitação permanente, que é realmente o aspecto de Levi (Hapam Yilave Eeshey, e onde os Levitas servem em Bais Zevul), por elevar as faíscas podem colocá-los nos níveis mais superiores.
Daqui vemos duas devoções alternativas que constroem a Casa do Senhor em fins contrastantes do espectro. De um lado temos o negócio e a guerra, ao meio temos o estudo da Torah (Kav HuEmtzaey - coluna do meio), e de outro lado temos o êxtase de Na Nach Nachma Nachman MeUman (normalmente considera-se que a música está na coluna esquerda, contudo Nanach é "a canção de chesed - bondade", assim colocando-a na coluna direita, isto é também a distinção entre canções prévias que foram femininas - Shira Chudasha, onde como Na Nach é o Shir Chudash - masculino).
Original Postado por NaaNaach em nanach.net