terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Tipat Likutei Halachos: A Pureza está enraizada em nossos desejos

Todas as impurezas tiram suas energias do forte desejo malévolo de alguém. Isso significa dizer que uma pessoa almeja e anseia, que Hashem nos livre,dos desejos malévolos. Cada indivíduo necessita se prevenir dos desejos do seu coração e se acostumar a sempre almejar e sentir um desejo por coisas santas, por Hashem e acima de tudo, servi-lo.E esse também é um aspecto de pureza na mikveh, pois a mikveh é um aspecto das águas da bondade que são feitas através de desejos sagrados.E através delas (desejos sagrados) a pessoa é purificada de todas as impurezas e merecedora de ter a Torah revelada a ele, que também é um aspecto da água como é conhecida.

(The Ari z"l's mikveh)


Ouço repetidas vezes que o ponto principal do Judaísmo é sobre as ações e que os pensamentos das pessoas não sofrem conseqüência. Muitas pessoas acham que enquanto elas têm que agir de acordo com a halacha e normas judias sociais, suas mentes estão livres para formar uma espécie de clubinho festivo privado. Nada há que vá além da verdade, porque ação, emoção, bem-estar geral e conexão com Hashem estão enraizadas no pensamento.
O interessante sobre o que Reb Nosson diz é que Tuma não é alimentada ou perpetuada pelas ações malévolas de alguém. Ao invés disso, ele afirma que Tuma é tirada dos pensamentos de alguém. O mal que existe nesse mundo é alimentado pelos desejos malévolos e anseios independentemente da pessoa agir sob tais desejos ou não. Mesmo se ela decidir ignorar aqueles pensamentos, os danos já têm sido feitos.
Reb Nosson enfatiza a importância de sempre pensarmos em assuntos espirituais e servir a Hashem, porque tais pensamentos têm o poder de uma mikveh. Tão logo se começa a pensar sobre a santidade, toda a Tuma que foi beneficiada dos pensamentos malévolos de alguém são agora lavados e se pode voltar a Hashem.Surpreendente.

Original postado por chezi em nanach.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário