Deve-se julgar favoravelmente a todos, porque há algo de bom em cada um de nós.(L"M 282)
Original postado por
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Dose Diária do Rabino Nachman
Dose Diária do Saba
Precisamos treinar a nós mesmos e nossos descendentes nos caminhos da Torá e da fé e da verdade. (Conversas Israel Saba página 287)Original postado por aygs-nanach em nanach.net
Continue Lendo...segunda-feira, 28 de junho de 2010
Não Podemos Viver sem NaNach
Shlomo Carlbach diz que há um dito popular: um Judeu não pode viver sem uma nova canção. Obviamente isto é uma alusão que cada Judeu precisa da Nova Canção – Na Nach Nachma Nachman MiUman. R’ Shlomo continua dizendo como H ”Y sustenta os Judeus como uma boa mãe não põe somente as suas crianças para dormir, ela também os desperta. Isto é também o poder da Nova Canção, que é o aspecto do Shofar (o chifre de carneiro) que nos desperta.
Citação de R’ Shlomo Carlbach:Uma canção é como um avião a jato:Se você está nele, você voa para bem longe,mas se você está observando apenas alguém mais embarcar e voar, você na verdade não vai a lugar algum.
Saba disse que temos de escrever "Nanach" em um avião e voarmos nele ao redor do mundo, B'H.
"I am not able without Rabbi Nachman, Pardon Excuse Me Forgiveness I Need Nanach alot of Nanach.mp3"
Música de Shalom Chason / letra e voz de simcha-nachman
Original postado por NaaNaach em nanach.net
sexta-feira, 25 de junho de 2010
quinta-feira, 24 de junho de 2010
No Caminho de Rabbeinu
Baal Shem Tov (Besht) ensinou que o que determina uma pessoa é onde os seus pensamentos estão. Rabbainu, Rabi Nachman, ensinou que as pessoas têm completo livre arbítrio para escolher seus pensamentos, mesmo que não permita D-us que elas sejam bombardeadas com torrentes de maus pensamentos, elas têm a capacidade de escolher um pensamento bom. Rabbainu ensinou ainda que é impossível pensar em duas coisas ao mesmo tempo. Portanto, escolhendo pensar sobre uma coisa boa, se impede a contemplação de pensamentos ruins.
O que é necessário é o desejo de querer pensar uma coisa boa em vez de uma coisa má.
Rabbainu ensinou em Likutay Moharan que sempre se deve falar com Deus, não importa o local que nos encontremos; deve-se continuar falando com o Misericordioso D-us Santo. Rabbainu também ensinou, quando questionado por um seguidor como abrir o coração e orar com grande intensidade emocional, que a maneira de conseguir isso é apenas através da conversa abundante e súplica, com o Misericordioso D-us Santo. Colocando esses dois ensinamentos, aprendemos que para construirmos o desejo e a força para optarmos em ter as nossas mentes voltadas para os bons pensamentos sobre os maus pensamentos, devemos continuar com o derramamento de palavras para o D-us todo Misericordioso, mesmo quando em luta com pensamentos implacáveis dos piores lugares podemos construir com força de vontade e determinação para estarmos em boa atmosfera de pensamento derramando-nos em palavras para o Santo D-us Misericordioso.
Grandes Bênçãos de Na Nach Nachma Nachman MiUman!
Original postado por NaaNaach em nanach.net
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Na Parashá desta semana (porção Tora, capítulo 21, versículo 17), os Judeus disseram Shira (canção de louvor a D'us) para o Bi-air (a pedra que serviu como um poço para prover água, e também revelou o milagre em que D'us aniquilou as nações que escondidas armavam emboscadas). Moshe selecionou uma pedra, e pelo mérito de Miriam, irmã de Moshe, a pedra produziu água, após o falecimento de Miriam a pedra proveu água unicamente pelo mérito de Moshe. É, portanto, surpreendente que Moshe não seja mencionado no Shira, ainda mais surpreendente é que o nome de D'us não é mencionado! Cantando um louvor a D'us, sem mencionar o nome dele?! Rashi explica que eles não foram capazes de mencionar o nome de Moshe porque ele foi punido por ferir a pedra e, assim como Moshe não foi mencionado eles foram incapazes de mencionar o nome de D'us.Isso nos faz lembrar a parábola de um rei que estava sendo convidado para um banquete, disse o rei, se o meu amigo está lá, eu estou lá, se não,eu não estarei também.
Muitas vezes, quando dizemos às pessoas o nome Santo, Na Nach Nachma Nachman MiUman eles reagem com uma declaração de "Hashem Yisburach", mesmo que pareça que eles estão com raiva, porque só agora elas têm o pensamento de mencionar D'us, a única maneira que eles tinham o mérito de mencionar D'us, porque nós mencionamos o nome de D'us amado, Na Nach Nachma Nachman MiUman, permitindo assim a menção de D´us.
Original postado por NaaNaach em nanach.net
terça-feira, 15 de junho de 2010
Dose Diária do Rabino Nachman
Os pensamentos estão na capacidade da pessoa guiá-los para onde quer que ela deseje.(L"M-2 [Tinyanah] 50)
Original postado por aygs-nanach em nanach.net
Dose Diária do Saba
Nós temos a Torá, isto é o núcleo da vida, a principal alegria.Precisamos prevalecer com toda nossa força para guardar a Torá e os mandamentos e crer em D'us e na Torá.(Coversações Israel Saba pg 253)
Original postado por aygs-nanach em nanach.net
Dose Diária do Rabino Nachman
Os Tzadikim(os justos) das gerações se aplicam ao conceito dos pastores de ovelhas, o qual é o conceito de Moshe Rabaynu que liderou a geração a sua retificação.(L"M 282)
Original postado por aygs-nanach em nanach.net
Dose Diária do Saba
Que D'us possa ter piedade, apenas rezar e rezar.Tente trazer a si próprio ao arrependimento; isso é o suficiente e pronto! Arrependimento - não há nada mais além que isto!D' us tudo criou e Ele continua criando coisas novas.Fé, fé.Transgredi a Torá, mas com fé em um instante eu retorno, eu me arrependo, eu retorno e isso é o suficiente.A coisa principal é não perder a fé, apenas começar a cada momento renovado, "Desse ponto eu sou um Judeu! Eu já recebi a Torá, farei tudo para guardar a Torá e os mandamentos, sim!" (Coversações de Israel Saba pg 393)
Original postado por aygs-nanach em nanach.net
domingo, 13 de junho de 2010
Saba recebeu uma carta do céu
http://portuguesenanach.blogspot.com/2010/02/tora-e-estorias-do-vovo-rebbe-yisroel.html
Música de Lazer NaNach
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Estórias de autoria do Rabino Nachman - O Mestre da Oração-Parte III
E o Mestre da Oração se aproximou de um guarda e começou a falar com ele sobre o propósito: Sendo que o ponto principal é servir a D´us, Torá, Oração e boas obras;dinheiro é um absurdo e de forma alguma representa um propósito.Mas o guarda de forma alguma o ouviu porque já havia se afundado há muito tempo na crença que o propósito era o dinheiro.Então, ele foi até o segundo guarda e também disse isso a ele, mas ele também não deu ouvidos, então, ele foi a todos os guardas e nenhum quis ouvi-lo.Então, o Mestre da Oração decidiu entrar na cidade pelo topo da montanha.Quando as pessoas o viram foi um espanto para elas e as mesmas o perguntaram: “Como você conseguiu entrar?”Porque não era possível alguém entrar.Ele as respondeu: “Já que eu entrei,o que importa como o fiz?”Ele começou a falar com alguém sobre o propósito e essa pessoa se recusou a prestar-lhe atenção.E assim com a segunda e com todas as demais porque elas já estavam imersas em seus erros.E foi um espanto para elas que alguém viesse e dissesse tais coisas, que fosse uma total contradição à fé delas.Elas pensaram consigo mesmas: “Talvez esse seja o Mestre da oração”, porque já haviam ouvido falar que existia tal Mestre de Oração no mundo, pois o assunto já teria se tornado uma publicidade no mundo inteiro e eles o chamariam de Piedoso Mestre da Oração.Mas não eram capazes de reconhecê-lo ou pegá-lo, porque ele faria mudanças direcionadas para cada pessoa diferente que ele encontrasse.Para uma pessoa ele se apresentaria como um empresário, para outra como um pobre e assim ele invariavelmente se saía.
Uma vez, havia um guerreiro e vários outros homens fortes unidos em seu redor e ele ia com seus seguidores conquistando cidades. Ele queria apenas a submissão deles. Quando as pessoas do país se submetessem a ele, ele as deixaria em paz. Se não, ele as destruiriam. Assim, ele ia e conquistava e ele não queria com isso nenhum dinheiro, só a submissão delas. Sua perspectiva era enviar seus homens fortes a um país. Enquanto eles estivessem ainda distantes –cinqüenta milhas - o país já teria se subjugado a ele. Assim, ele conquistava os países.
E os comerciantes dos países com muita riqueza, retornavam a seus países e contavam sobre o guerreiro forte descrito acima e um grande medo se abatia naquele país.Mesmo desejando se submeterem a ele, eles ouviam falar que ele desprezava o dinheiro e eles não queriam isso de forma alguma.Como isso era oposto a crença deles, eles não podiam se submeter a ele. Para eles, isso seria suicídio porque ele não acreditava na fé deles, ou seja, dinheiro.
Então eles ficaram muito assustados com ele. Eles começaram a fazer suas cerimônias e oferecer sacrifícios aos seus deuses e eles pegariam animais (pessoas com pouco dinheiro que eram rotuladas de animais), e as ofereciam aos seus deuses e cerimônias semelhantes.
E o guerreiro estava se aproximando delas o tempo todo e ele começou a enviar seus homens fortes para oferecer-lhes escolhas, como era seu costume. Eles ficaram com muito medo, não sabendo o que fazer. Então os negociantes que haviam entre eles os aconselharam: Pelo fato de eles terem estado em um país onde todo mundo era um deus e viajado em carruagens puxadas por anjos.Ou seja, todos os cidadãos do menor ao maior eram todos tremendamente ricos até que o menor entre eles fosse tido como deus. E suas carruagens eram guiadas por anjos. Assim, podia-se dizer que eles viajam com anjos.
Assim o Mestre da Oração decidiu retornar aquele país – talvez ele pudesse ainda fazê-los se arrepender de seus caminhos torcidos.Então ele foi até lá e veio um guarda e começou a falar com ele em sua maneira habitual.O guarda contou-lhe sobre o guerreiro mencionado acima e eles ficaram todos apavorados com ele.O Mestre da Oração o perguntou: “ O que o seu povo pretende fazer a respeito disso?” O guarda então contou-lhe a respeito da intenção de socorro do país onde todo mundo era um deus.O Mestre da Oração riu de coração e mente, dizendo, “É tudo um monte de besteiras, pois as pessoas daquele país são apenas seres humanos como nós.Você também incluindo todos os seus deuses são apenas humanos e não deuses.Existe apenas Um no mundo, que aliás Abençoado Criador é o Seu nome, e Ele é o único a quem se é apropriado servir e apenas a Ele é apropriado orar e esse é o propósito principal.”Ele dirigiu palavras seguindo essa linha para o guarda; mas o guarda não o ouviu porque eles já haviam se afundado nos suas crenças errôneas por muito tempo.Nem por isso o Mestre da Oração se esquivou de falar com ele por muito tempo até que no final o guarda o respondeu: “Mas o que posso fazer? Sou apenas uma única pessoa e contra mim está a inteira população do país.” Essa resposta foi de alguma forma um conforto para o Mestre da Oração, pois ele viu que suas palavras tinha tido uma influência no guarda.Pois as palavras que ele havia dito pela primeira vez ao guarda e as palavras tiveram no mínimo alguma influência no guarda.As palavras que ele havia dito dessa vez haviam se unido até que elas começaram a produzir uma impressão em seu coração e até que ele começasse a levemente duvidar e a despertar um desejo aparentemente em ouvir devido as palavras a ele dirigidas pelo Mestre da Oração.
Nota: Essas estórias foram postadas em NaNach.net com as permissões de Rafi Nanach de Moharan.com e o tradutor Dovid Nanach.As estórias são apenas para uso pessoal.Se você desejar imprimi-las ou distribuí-las, não podemos lhe dar permissão.Para tal, você deverá entrar em contato com as partes acima citadas.
Postado por Dun Aryeh em http://www.nanach.net/
Acompanhe os capítulos a cada semana dessa fascinante estória "O Mestre da Oração" de autoria do Rabino Nachman de Breslov como a 12ª estória que faz parte do seu livro de fábulas (Sippurey Ma' asiot)Parte II "http://portuguesenanach.blogspot.com/2010/05/estorias-de-autoria-do-rabino-nachman-o.html"
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Dose Diária do Rabino Nachman
A pessoa deve servir a Hashem como nova, como se nunca houvesse servido Hashem no passado.Não devemos cair ou temer qualquer coisa nesse mundo.(L"M 261)
Continue Lendo...Dose Diária do Saba
É tudo para nós, nossas retificações e isto não é sequer uma gota do oceano do que ele mereceu! É toda a sua grandeza,como se pode curar pessoas tão doentes que não têm esperança de cura, e ele pode repará-las também!(Conversas Israel Saba página 368)
Continue Lendo...quarta-feira, 9 de junho de 2010
Dose Diária do Rabino Nachman
Se alguém cai de seu nível, ele deve ficar ciente que isso veio do céu (Shamayim) porque uma queda é o início para uma aproximação. (L"M 261)
Postado original por aygs-nanach em nanach.net
Dose Diária do Saba
Se minha irmã der à luz outra vez um filho e filha, então, haverá muito kugel e chulant.Haverá o que comer.
Essa é a história completa: Quando minha irmã completou quarenta anos, ela deu à luz gêmeos: Um filho e uma filha, o filho sou eu e a filha, minha irmã.Há, graças a D' us, o que comer durante toda a semana, kugel e chulant...(Conversações Israel Saba, versão em Inglês,pg 387).
Se afirma no início desse capítulo: "Essas palavras sagradas não são de forma alguma para serem compreendidas em um nível simples."
Original publicado por aygs-nanach em nanach.net
terça-feira, 8 de junho de 2010
Dose Diária do Rabino Nachman
Para corrigir todos os pecados que cometemos é difícil porque eles são específicos e muitos.Tikun HaBris é uma idéia geral ou conceito que inclui muitos pecados específicos.Original postado por aygs-nanach em nanach.net
Continue Lendo...Dose Diária do Saba
Existe um conceito no qual tudo será transformado para o bem! Em que consiste esse bem? Torah, oração e fé.
Original postado por aygs-nanach em nanach.net
As Estórias do Rabino Nachman
Na Nach Nachma Nachman Meuman
Original postado por Dun Aryeh em nanach.net em 3 de março de 2008 Continue Lendo...
sábado, 5 de junho de 2010
Parashá Korach
Na Parashá desta semana, um grande Tzadik chamado Korach alegou legitimamente que todos os Judeos são santos e justos; porém ele foi um pouco mais além decidindo que isto significava que eles não tinham completamente que seguir e aceitar Moshe Rabbeinu.Como resultado, Korach e todos os que o apoiavam foram queimados e engolidos pela terra.Cada geração presencia os mesmos argumentos de Korach e hoje sofremos tremendamente o fato de pessoas que se recusam a aceitar que Rabbi Nachman é o Mestre de todos nós e que apesar de existir grandes Rabinos e líderes, todos devemos aderir ao caminho santo de Na Nach Nachma Nachman MeUman.
Original publicado por NaaNaach em nanach.net