segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Capítulo 48 - Os Discursos Sagrados do Rebbe Nachman escritos no final do livro Likutey Moharan)

Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.
Tradução em Português: SingerNaNach e Colaboradores

48.Rabbi Nachman instruiu um seguidor para ter uma sessão de Hitbodedut durante o dia e uma a noite. Uma vez Rabbi Nachman perguntou a respeito disso a um homem se ele era constante na prática de “suspirar e clamar gritando a D-us” que é chamado de “Kretching” em Yidish durante seu Hitbodedut e ele respondeu “sim”. Ele perguntou mais adiante se ele suspirava e gritava para D-us do fundo do seu coração, e disse-lhe: “Quando suspiro e grito a D-us se eu estiver segurando a ponta da mesa na hora do suspiro, depois acho impossível levantar minhas mãos em seguida e tirá-las da mesa e preciso esperar um bom tempo até que minha força retorne.” Uma vez ele aproximou o Tzadik Rabbi Shmuel Isac do seu coração e disse: “Por amor a um pouco de sangue lá dentro (significando o seu coração), é valioso perder esse mundo e o que há de vir?” Acostume-se a suspirar com freqüência diante de D-us até que você lance aquele sangue e domine o mal em você e tenha o mérito do aspecto de “meu coração é como um vazio dentro de mim (Tehilim 109:22).”
Uma vez Rabbi Nachman falou com Rabbi Yaakov Yoseph a respeito do Serviço de D-us como eles sempre falavam. Ele lhe contou uma parábola de um Rei que enviou o seu filho para bem distante para ser instruído em sabedoria. Depois o filho retornou para casa do Rei educado em todo o tipo de sabedoria. Uma vez o Rei ordenou ao filho que pegasse uma pedra muito extensa e pesada. O filho foi muito desencorajado que ele não podia cumprir a vontade de seu Pai, o Rei. Então, depois, o Rei revelou-lhe essa idéia: “Você pensou que eu ordenaria você coisa tão difícil como essa, levantar uma pedra como aquela? Você poderia realizar tal coisa com a sua sabedoria?! Minha intenção era que você pegasse um martelo pesado e esmagasse a pedra em pedacinhos pequenos e que depois você pudesse suspendê-la até o telhado.” Também, D-us nos ordenou levantar os nossos corações com nossas mãos para Ele no céu (Eichah 3:41).E nossos corações são muito pesados e é impossível levantá-los sob qualquer circunstância a não ser que tomemos de um martelo e então assim, possamos levantá-los a D-us.
Em outra vez, Rabbi Nachman falou da necessidade de recitar uma grande parte do Tehilim, súplicas e pedidos e hitbodedut e o Tzadik Rabbi Yudel perguntou: “Como despertamos o coração (significando como podemos ter o mérito que as palavras sejam ditas com um coração inspirado)? Ele respondeu, “Diga-me de qual Tzadik você recebeu um coração inspirado? A coisa principal é falar verbalmente, recitar súplicas e pedidos e a inspiração vem propriamente disso.
Para um dos seus sublimes alunos, Rabbi Nachman o ordenou durante sua juventude que quando ele praticasse Hitbodedut, ele deveria falar muito individualmente a cada membro do seu corpo e explicar-lhes que todos os desejos do seu corpo são vaidades porque no final, todo mundo morre e o corpo entrará em decomposição no túmulo e todos os membros apodrecerão, e outras tantas palavras. O aluno seguiu seu conselho por algum tempo. Depois ele falou com Rabbi Nachman e se desculpou dizendo que o seu corpo não ouviu de forma alguma ou sentiu os seus argumentos e palavras. Rabbi Nachman disse-lhe: “Seja forte nesse assunto e não desista disso e você verá depois o que acontecerá dessas palavras.” O homem ouviu seu conselho e o cumpriu até que ele teve o mérito de depois ver isso realizado onde cada simples órgão com o qual ele falava individualmente foi levado de tal forma que toda a vitalidade de cada órgão ao qual ele se dirigia, deixou sua força e sem que ele os sentissem. Ele viu isso literalmente com os órgãos externos tais como os dedos, mãos, pés e afins. E quando ele começou a falar com os órgãos internos sob os quais a sobrevivência da pessoa depende como o coração, ele precisou limitar suas palavras severamente a fim de que sua Alma não saísse dele.
E ouvi que uma vez esse homem falou para aquelas pessoas próximas sobre essa idéia de que este mundo nada é, e a pessoa deve perguntar qual é o propósito de tudo o que diz a respeito do corpo. No meio de suas palavras ele desmaiou e começou a morrer e com grande esforço sua vitalidade retornou e ele foi despertado de novo. Então ele disse que foi através da santidade de Rabbi Nachman que ele alcançou esse nível que toda vez que ele se lembra do pavor da punição celestial e o término e finalidade de todos os assuntos desse mundo, todos os seus membros, até mesmo o seu dedinho do pé sente como se já houvesse apodrecido no túmulo ao ponto de ele precisar de grande apoio para manter a sua vitalidade dentro dele, que sua Alma não parta. E ouvi no tempo de Rabbi Nachman que ele disse para várias outras pessoas: “Porque seus corpos estão muito pesados e arrastados poderosamente pelos desejos, assim você precisa sobrecarregá-los muitíssimo com palavras santas sobre o propósito final.” E isso é intrinsecamente entendido que a pessoa também precisa falar muitas palavras de encorajamento para si e não desistir por completo, que D-us não permita.
Também é dito que Rabbi Natan se lamentou a Rabbi Nachman, “Estou exausto de clamar, minha garganta está seca e meus olhos estão fracos, cansados de esperar por D-us (Tehillim 69:4).” E Rabbi Nachman levantou suas mãos um pouco e disse suavemente: “Assim sendo, o que pode ser feito?” Significando que é certamente proibido duvidar de D-us e certamente Ele está correto (no que ele lhe concede). Então, ele disse:” Se o Rei Davi disse, “Estou exausto de clamar, minha garganta está seca”, isso deve ser tomado literalmente, significando que ele já tinha clamado tanto que ele estava literalmente exausto de clamar e sua garganta estava verdadeiramente dolorida, ressecada, no simples entendimento; mas você, clame a D-us, conserve ainda sua força”.

Palavras a respeito do assunto de Hitbodedut como aparecem no Livro Likutey Aitzot, derivado dos ensinos maravilhosos do Livro Likutey Moharan, Parte I. Anotei para cada Artigo, cada fonte de alguém de cujo ensinamento isso se derivou para que aquele que desejar estudar sobre esses assuntos em completa profundidade possa tomar como referência a fonte em Likutey Moharan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário