sexta-feira, 22 de julho de 2011

Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Capítulos 41-47 - Os Discursos Sagrados do Rebbe Nachman escritos no final do livro Likutey Moharan)

Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.
Tradução em Português: SingerNaNach e Colaboradores

41. Ele disse: Sabemos que um comerciante é acostumado a vender suas mercadorias a crédito, com o acordo de ambas as partes que lhe será pago mais tarde em outra data. Então, por que uma pessoa não recita alguns capítulos dos Salmos, aprende Torah ou faz outros mitzvoh que serão preservados, guardados para ela quando chegar o tempo em que ela precisar?

42.Ele disse: “Mesmo se uma pessoa sentir que apresenta alguma fraqueza, mesmo assim, ela deve se fortalecer e ser determinada a orar para D-us. E ele disse: “Mesmo se eu estiver tão afastado dos olhos de D-us por causa dos meus pecados abundantes, mesmo assim, ao contrário, a principal plenitude da oração é especificamente através de mim. Pois nossos Rabinos disseram que “cada oração que não inclui os pecadores do Povo Judeu, não é uma oração.” E eles aprenderam isso do Incenso que incluía o Galbanum (uma erva de cheiro desagradável). Se for assim, se sou um dos pecadores do Povo Judeu, que D-us não permita, então ao contrário, toda a plenitude da oração é especificamente através de mim e certamente eu preciso me fortalecer o quanto mais para orar a D-us e confiar na sua bondade e Ele ouvirá e aceitará a minha oração.Pois precisamente por meu intermédio, a oração alcança sua plenitude , pois é impossível oferecer o incenso sem Galbanum, portanto o Galbanum é também necessário para a plenitude do Incenso. Da mesma forma é com a oração, que sem a oração do humilde unindo-se às orações do Povo Judeu, suas orações não seriam completas (IBID, Artigo 295).
E pode-se encontrar mais encorajamento no assunto da oração em Sichot Ha Ran (Artigo 283), onde ele fala a respeito de pessoas jovens, que em via de regra, ficam confusas em suas orações porque elas ainda não têm se santificado em santidade sexual, assim quando elas oram após a união sexual, elas têm dificuldade em orar. E ele as advertiu muitas vezes para não se sentir desencorajadas por isso de forma alguma e o que aconteceu, aconteceu, mas quando orando, deve-se esquecer tudo mais inteiramente e ser determinado para orar com alegria, sempre, independentemente de tudo e confiar em D-us e que no final, através da oração, terão o mérito de vencer a guerra e se santificar apropriadamente. E ele disse que isso é o que Aba Binyamim quis dizer quando ele pediu que sua oração deveria ser próxima de sua cama (Tratado Brachot, 5-B). “Cama” está se referindo a relações sexuais e isso é o significado de oração próximo a cama de alguém, isto é, “devo ser capaz de orar imediatamente após relações sexuais e que este assunto não deva causar distúrbios qualquer em minha oração”.

43. Uma pessoa que possui o mérito de praticar Hitbodedut em verdade, regularmente, e expressar-se diante de D-us apropriadamente, especialmente aquele que possui o mérito de fazer isso nos campos e florestas – ele se sente com cada simples passo lá, o mundo inteiro aparece como novo em seus olhos e parece como se ele estivesse inteiramente em um novo mundo e o mundo em nada se parece com o de antes (Chai Moharan).

44. Quando ele fala do assunto de Hitbodedut e falando pessoalmente com D-us, Rabbi Natan falou com ele e perguntou: “Sabemos que o homem tem livre arbítrio...”Ele não o respondeu explicitamente, não obstante, isso é como a pessoa deve se comportar. E Rabbi Natan não pôde ir mais além porque ele sabia que esse desafio poderia também ser trazido às orações já estabelecidas por nossos Rabinos a respeito de arrependimento e aproximação de D-us, tais como a Bênção Hashivenu ( a quinta bênção na oração Shmonei Esrei), e casos similares (Veja adiante no Artigo 93, onde citei Likutey Halachot, Chashon Mishpat, Leis das Promessas, Lei 3).

45. Ele disse: É bom para um homem durante o Hitbodedut, onde ele está falando com o Criador, dizer: “ Hoje eu estou começando a me aproximar de Ti.” E ele deve ter um novo começo a cada momento, pois todos os resultados seguem após o início. E até mesmo os cientistas dizem que o início é como se fosse metade já feita. Então, por que não começar tudo de novo em cada ponto e dizer como está escrito acima? O que você tem a perder? Se foi bom, agora vai ser melhor ainda. E se antes não foi tão bom assim, que D-us não permita, então certamente a pessoa precisa e é solicitado dela que faça um novo começo (IBID).

46 Nesse último Rosh há Shana em Uman, o neto do Rabbi Nachman, o sábio Israel, filho de sua justa filha Sara, estava com ele. E seu neto ainda era uma criança pequena de três ou quatro anos de idade. Então, essa doença terminal era muito severa porque se aproximava o tempo do seu passamento e ele faleceu logo após isto, durante o feriado de Suchot. E ele disse ao seu neto: “Israel, ore por mim para que D-us possa conceder minha saúde de volta.” A criança respondeu-lhe: “Dei-me seu relógio e eu orarei por você.” Rabbi Nachman disse: “Você viu? Ele já é um Guter Yid (um bom Judeu), porque é um mitzva que eu lhe dê algo de minha posse para que ele ore por mim.” E ele lhe deu. A criança pegou o relógio e foi embora dizendo: “D-us, D-us, deixe meu avô com saúde!”. As pessoas lá começaram a rir.Então Rabbi Nachman disse: “Essa é a maneira que as pessoas precisam pedir a D-us. E há uma outra maneira para orar a D-us?!” Isto é, o ponto principal da oração para D-us é orar com total simplicidade como uma criança fala com seu pai, e como uma pessoa conversaria com seu amigo (IBID).

47.
Ele disse: Mesmo se a pessoa nada disser no Hitbodedut além da palavra “Mestre do Universo”, apenas isso também é muito bom. (Veja acima, Artigo 2, onde é explicado que mesmo em preparação para falar sozinho com D-us sem ser capaz de pronunciar palavra alguma, isso também é muito bom). E ele disse que é possível reconhecer em alguém se ele pratica Hitbodedut (IBID).[E veja a Introdução e um pouco mais à frente Artigo 58].

Nenhum comentário:

Postar um comentário