domingo, 3 de julho de 2011

Chucát (mais um pouco da porção semanal da Torah)

Na parsha dessa semana, os Judeus foram “empurrados” de suas viagens (porque eles tinham se aproximado da Terra Santa e parecia que mais uma vez eles estavam sendo levados), e eles reclamaram (21:4-5) o verso diz que eles falaram contra D-us e Moshe, Nossos Sábios trazidos por Rashi dizem que isso denota que eles compararam (feitos iguais)o Servo Moshe ao seu criador (veja também mais conclusões do resto do verso). Os Judeus daquele tempo são conhecidos como os “Dur Daya” – A Geração do Conhecimento, um título dado a eles devido à extrema sabedoria e conhecimento que foi atingido pela nação, inigualável na história.
A categoria mais inferior de servos tinha o mérito de nível superior de profecia. Até parte do povo mais comum era sabedor de altos segredos esotéricos da Torah. Por isso é tão incrível ver que as pessoas de tal superior calibre intelectual cometeram o erro de compararem Moshe a H’Y. Isso é exatamente o oposto da forma que pessoas estúpidas de hoje pensam considerando a posição do Tzadik como inferior e insignificante, C”V. A nação foi punida pela reclamação que fizeram, mas não parece que lhes fora dito sobre a comparação do seu erro equivocado, porque quando eles vieram se desculpar (verso 7) eles dizem a Moshe “Pecamos porque falamos contra Hashem e você” que isso trouxera a mesma conclusão acima que eles estão comparando Moshe a H’Y, e ainda H’Y aceita o pedido de desculpa e envia –lhes uma maneira de diminuir a punição.Daqui podemos aprender que uma pessoa não se dá tão mal assim em ver o Tzadik tão superior quanto D-us.De fato nós aprendemos na Ética dos Nossos Pais que se é obrigado a temer o seu Rebbe assim como se teme a D-us.
Isso sendo dito, não acho que um erro teria passado despercebido. Quando os Judeus reclamaram e falaram contra D-us e Moshe, o nome dado a D-us é Elohim (isso não deve ser pronunciado, ao invés disso deve-se dizer Elokim), o qual é um nome usado em referência ao curso natural de eventos que D-us permite conduzir o mundo. A própria Torah se refere a Moshe Rabbainu como Esh HuElohim, o Homem de D-us, Moshe Rabbainu tinha poder. Quando os Judeus pediram desculpas eles mencionaram o supremo nome de D-us – YHVH. Originalmente os judeus cometeram o erro de associar a sua direção conveniente a Elohim, assim, eles compararam a função de Moshe Rabbainu a H’ Y à direção deles. “Quando eles se desculparam, eles deixaram claro que agora eles entenderam que sua direção foi a que procede de H.Y” - YHVH, neste nível Divino não há como considerar Moshe Rabbainu o que quer que seja expediente.
Original Postado por NaaNaach em nanach.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário