sexta-feira, 29 de julho de 2011

Salmos 121 - Um Cântico Para Ascensão: "O Senhor é a Tua Sombra"


5.Hashem é tua proteção.Como uma sombra, te acompanha a Sua Destra.
6.De dia não te molestará o sol, nem sofrerás de noite sob o brilho da lua.
*Salmos com tradução e transliteração - editora & livraria Sêfer

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Capítulos 41-47 - Os Discursos Sagrados do Rebbe Nachman escritos no final do livro Likutey Moharan)

Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.
Tradução em Português: SingerNaNach e Colaboradores

41. Ele disse: Sabemos que um comerciante é acostumado a vender suas mercadorias a crédito, com o acordo de ambas as partes que lhe será pago mais tarde em outra data. Então, por que uma pessoa não recita alguns capítulos dos Salmos, aprende Torah ou faz outros mitzvoh que serão preservados, guardados para ela quando chegar o tempo em que ela precisar?

Continue Lendo...

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Parsha Matot

Bem no início da Parsha (30:2) diz : וידבר משה אל ראשי המטות לבני ישראל לאמר זה הדבר אשר צוה – E Moshe falou para os cabeças das tribos dos filhos de Israel dizendo que isso foi o que o Eterno ordenou. As palavras “para” (deixando de fora “os cabeças das”) “das tribos” têm a gematria exata (valor numérico) de Na Nach Nachma Nachman MeUman, a palavra do meio “cabeças de” é uma referência óbvia a Rabbainu, o cabeça de Israel, e “de” é a letra Yud, que é una,dupla,tripla, quádrupla (1 e 2 e 3 e 4=10).

Isso é significante nesse verso devido aos dois ensinamentos que nossos Sábios retiram desse verso: 1. “Isso” (o que o Eterno ordenou), enquanto que em outras profecias eram apenas “assim é” (o que o Eterno ordenou)...” 2. Desse verso Nossos Sagrados Sábios aprenderam que um Juiz especialista pode anular um neder (voto-{obviamente em certas condições}).Esse poder também é dado a qualquer três juízes regulares .Daqui vemos o poder de pessoas comuns , que três pessoas que se unem podem juntas ter o poder de um especialista.Isso foi o que Saba disse que não precisamos de Professores , porque as próprias pessoas terão  Na Nach Nachma Nachman MeUman.
Original Postado por NaaNaach em nanach.net

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Parsha Pinchas

A porção da Torah dessa semana fala sobre Pinchas que foi Eliyahu, o Profeta. Pinchas é composto das mesmas letras que se assoletra Pesach com um Nun Yud – O Yud é pequeno.Há 50 dias que contamos da Páscoa a Shavuos, que nós desenvolvemos os níveis até alcançarmos o portão de número 50. Em Histórias da Antigüidade, Rabbainu revelou que ele era conhecedor do caminho que Eliyahu usa para transitar entre o Céu e a Terra. R’Shlomo Wexler detectou na Petek que o Nun de Nanach havia um pequeno Yud, ele inclusive disse que ele podia escrever muitos livros sobre isso.
Original Postado por NaaNaach em nanach.net

terça-feira, 12 de julho de 2011

Mais Fortes Do Que Milagres

O Talmud diz que um dos milagres que aconteceram no Templo era que o Sumo Sacerdote não tinha uma emissão noturna na noite de Yom Kippur mesmo que a prática era manter o Sumo Sacerdote acordado a noite inteira, ainda era considerado um milagre que ele escapasse da contaminação de um sucubus. Rabbi Nachman usa isso para nos mostrar como uma pessoa se ergue mais forte dos poderes do mal que o circundam e o perseguem. Rabi Nachman ainda usa isso para nos ensinar que, se um cai em uma impureza, ele não deve ficar surpreendido e confuso, ele não deveria ter queixa e rancor, pois ele vê-se digno de ter milagres realizados por ele, como o Sumo Sacerdote no Templo, na noite de Yom Kippur?!
O Talmud (Kidushin 81) relata histórias sobre Rabi Akiva e Rabi Meir que subestimaram os trangressores, até que o Satanás apareceu para eles como uma mulher muito bonita, fora do alcance (para o Rebbe Meir - No outro lado de um rio e para para Rebbe Akiva em cima de uma árvore), cada um deles fez um esforço extra ordinário para chegar até elas, e lá no meio do caminho o Satanás deixou-os ir, dizendo que se ele (Satanás) não fosse avisado do céu para ser cauteloso deles e sua Torah, ele os teria transformado em inúteis.
Agora, no final dos tempos, quando o Satanás está fazendo a sua última aparição e as pessoas simples como nós não têm a proteção especial, devemos fazer o nosso melhor para permanecer fiel a H "Y e Seu Santo Tzadik e Santa Torah, mas se caímos, devemos tomar esta direção, fazer o contrário seria mais do que arrogante, olhar para nós mesmos como especiais e acima da Divina Providência, que governa o mundo.
Original Postado por NaaNaach em nanach.net

Nanach


Original Postado por

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Parsha Balak

Como estamos bem cientes, é um grande privilégio dizer Na Nach Nachma Nachman MeUman mesmo uma vez, mesmo no curso de uma vida, dizendo Na Nach Nachman MeUman só uma vez reverterá e mudará tudo para o bem e para muito melhor.

Continue Lendo...

terça-feira, 5 de julho de 2011

Dance com ALEGRIA e Transforme a Escuridão em LUZ Nanach


Música de Shimon Nachman Shilo
Original Postado por

Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Capítulos 35,36,37,38,39 & 40 - Os Discursos Sagrados do Rebbe Nachman escritos no final do livro Likutey Moharan)

Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.
Tradução em Português: SingerNaNach e Colaboradores

35.

Ele disse: Um homem forte se preparou para atacar um muro resistente e depois chegando ao portão, deparou-se com uma teia de aranha por cima que bloqueava o portão. Pode haver absurdo maior do que este, que se poderia desistir do cerco porque uma teia de aranha estaria bloqueando o caminho?

Continue Lendo...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Tzadik - Algumas Considerações

Pessoas como Abraão, Isaque, Jacob e Moshe, assim como mulheres como Sarah, Rivka, Rachel e Leah não eram de forma alguma como nós.Eles eram considerados Tzadikim, ou seja, perfeitos justos.Eles eram pessoas justas em todas as suas ações, falas e pensamentos, mesmo havendo menção de alguns comentários aparentemente depreciativos sobre eles nas Sagradas Escrituras.

Continue Lendo...

domingo, 3 de julho de 2011

Chucát (mais um pouco da porção semanal da Torah)

Na parsha dessa semana, os Judeus foram “empurrados” de suas viagens (porque eles tinham se aproximado da Terra Santa e parecia que mais uma vez eles estavam sendo levados), e eles reclamaram (21:4-5) o verso diz que eles falaram contra D-us e Moshe, Nossos Sábios trazidos por Rashi dizem que isso denota que eles compararam (feitos iguais)o Servo Moshe ao seu criador (veja também mais conclusões do resto do verso). Os Judeus daquele tempo são conhecidos como os “Dur Daya” – A Geração do Conhecimento, um título dado a eles devido à extrema sabedoria e conhecimento que foi atingido pela nação, inigualável na história.

Continue Lendo...

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Youtube Hafatza


B’H há dois meses em Meron com CW e LG Nanach, tive o mérito de compor uma givald canção Nanach e recentemente eu fui encorajado por uma criança chassidishe no Beit HaMikdash para a pôr no Youtube ,mesmo não tendo o mérito de fazer uma música para esta letra.
Original Postado por NaaNaach em nanach.net

Agir Com Loucura Às vezes É A Única forma de Alcançar Felicidade

Uma pessoa tem que ser forte e ser feliz em todos os momentos, especialmente durante a oração. Uma pessoa deve forçar a si própria com toda a sua energia para ter o mérito de ser feliz. Alcançar um estado de felicidade consistente é muito difícil e pesado mais do que todas as outras formas de adoração. Rebe Nachman mesmo disse que parece que uma pessoa só pode alcançar a felicidade consistente através de atos de loucura e humor,ou seja, fazer-se de louco e agir com humor e loucura.
(Sichos Haran 20)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net

A Cinta de um Tzadik Ajuda a Evitar Pensamentos Impuros

Usar o cinto ou a cinta que foram usados por um Tzadik é uma Segulah para anular pensamentos impuros.
(Sefer Hamidos, Hirhurim 8)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net

As Lágrimas de Arrependimento Mostram o Quanto a Luxúria é Abominável

Através das lágrimas todas as luxúrias se tornam nojentas.
(Sefer Hamidos, Hirhurim 6)
Original Postado por Dun Aryeh

A Teimosia Contra o Arrependimento Causa Violações

Quando uma pessoa é muito teimosa e se recusa a fazer Teshuva, ele traz sobre sua vida uma fratura enorme e não pode ser curado.
(Sefer Hamidos, Hamtakas Din 97)
Original Postado por Dun Aryeh em nanach.net