quinta-feira, 16 de junho de 2011

Hishtapchus-Hanefesh - Expansão da Alma (Capítulos 30,31 & 32 - Os Discursos Sagrados do Rebbe Nachman escritos no final do livro Likutey Moharan)

Nota: Esse texto é de propriedade de Keren Rebbe Yisroel Odeser.NaNach.Net recebeu permissão do Rav Amram Horowitz para distribuir esse texto na Internet apenas para uso pessoal. Se você desejar imprimir esse texto para uso não pessoal, você terá que primeiro receber permissão do Rav Amram Horowitz.
Tradução em Português: SingerNaNach e Colaboradores

30.

Uma vez eu estava diante dele e ele estava deitado em sua cama e o que vem a seguir veio da sua boca: “A coisa principal é, ’ das entranhas do inferno gritei’ (Yonah 2:3)´.” Veja no Livro Alim Le Trufah (Carta 60), de onde esta frase é trazida e está escrito lá nessa linguagem: “Certas pessoas se menosprezam tanto por conta de suas quedas ao ponto de sentirem que essas palavras não se aplicam mais a elas, é como se tivessem despencado mais além das entranhas do inferno, que D-us não permita isso, é como se elas não tivessem mais forças para gritar ou se já têm gritado até uma boa quantidade, mas isso não as tem ajudado e muitas outras coisas que as desencorajam além dessas citadas. E na verdade, não é bem assim, porque sei da verdade que Rabbi Nachman pretendia que essas palavras alcançassem as pessoas que se encontrassem nos níveis mais inferiores – a todos e a cada um em particular (IBID, Artigo 302).
 

31.

Para cada pessoa há abordagens individuais que cada um precisa usar em função dos prejuízos que ela tem causado e de acordo com a raiz da sua alma, mas o Hitbodedut e o derramar o coração diante de D-us todos os dias na sua língua mãe, é uma prática universal da qual todo Judeu é obrigado a cada dia e durante todos os dias de sua vida; como também aprender o Shulchan Aruch (Código de Lei Judáica) todos os dias, é uma prática universal como explicada acima (IBID, Artigo 185).[Veja adiante, ao final do Artigo 59 onde é explicado que os dois são interdependentes].

32.

Ele disse: Certamente há pessoas que são justas, mesmo apesar de não praticarem o Hitbodedut, mas refiro-me a elas como frenéticas e confusas. E quando o Mashiach chegar de repente e as chamar – elas se encontrarão indefinidas e confusas. Mas aquela pessoa que estiver estabelecida na prática sagrada do Hitbodedut será comparada a alguém após umas boas horas de sono, cuja mente está calma e serena sem agitação e confusão (IBID, Artigo 228).

Nenhum comentário:

Postar um comentário