segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Na Nach e Cristianismo por saba-noon

1.Com freqüência, Na Nach é acusado de ser um culto. Não é verdade. Uma seita é um grupo com um líder fazendo lavagem cerebral em seus membros em seu desfavor. Na Nach não é um culto, simplesmente porque não tem nenhum líder em vida. Se fosse para investigar a procura de um líder alguém teria que ir para Uman e falar com o Rebbe Nachman em seu túmulo (Nós recomendamos fazer isso). Na Nach também não tem quaisquer outras características dos cultos, como sigilo e abuso de membros, etc. Na verdade, não há localização central Na Nach, nem há qualquer cérebro central por trás da organização, exceto Rebbe Nachman.
2.A segunda grande acusação dos opositores de Na Nach é que tomam drogas, o que não é verdade. Na verdade, oficialmente Na Nach se opõe ao uso de drogas e como Nach Na posso dizer-lhe que não é parte de qualquer atividade Nach Na, formais ou informais.
A terceira acusação e última, é que Na Nach é como o cristianismo. Isto é sobre o que vou escrever aqui. Quais são as semelhanças e diferenças entre estas duas religiões? Semelhanças: (1) fé simples e inquestionável e a crença de que existe um verdadeiro Tzadik e união (2) ao verdadeiro Tzadik. Diferenças; tudo o mais (a lista é longa demais para citar neste artigo).Mesmo nas semelhanças há grandes diferenças. Rebbe Nachman ensina que devemos ter uma fé inquestionável que por sua vez leva ao conhecimento, ao passo que os cristãos ensinam a ter fé que leva à ignorância. A crença no Tzadik é diferente também porque Rebe Nachman é realmente o Tzadik Yesod Olam ao passo queYachker (JC ) não foi. (Esta também é uma questão de fé)
3. Uma Parábola

Antes de você continuar a ler esse artigo peço para que você perceba que apenas pelo fato de um goy (gentio) ou um herege fazer ou crer em algo, isso não significa automaticamente que isso não seja judio fazer determinada coisa. Há que se distinguir entre luz e escuridão; entre o justo e ímpio e a diferença embora muito, muito grande não é tão fácil de ver como se poderia esperar à primeira vista. A prática perversa muita coisa que parece ser as mesmas como as dos justos, no entanto, é apenas um caso de um macaco imitando um homem. Às vezes, é uma imitação muito boa e, em seguida, uma busca da verdade vai ver um macaco (uma pessoa má) fazer algo imitando um homem (uma pessoa justa) e depois ver um homem fazer a mesma coisa e dizer: "Ei, macacos fazem isso" A verdade é que o homem o fez primeiro e na verdade é uma coisa humana se fazer tal coisa. Portanto, é neste caso.
4. Fé simples e inquestionável

Rebbe Nachman e Breslov de um modo geral (digo, os primeiros Breslov em particular) ensinam a fé simples e sem qualquer sofisticação( até mesmo a sofisticação da Torah) mesmo que a pessoa seja um grande gênio da Torah, mesmo assim, ela deve servir a D-us com a infalível simplicidade de uma criança.Isso é muito enfatizado nos ensinamentos do Rabino Nachman.Contanto que sirvamos a D-us sem qualquer sofisticação.Cantar, dançar e recitar Salmos 20 como uma criança diante de seu Pai.De fato, isso é Judaísmo verdadeiro.Todos os justos no Judaísmo praticam com simplicidade e alcançam níveis elevados falando simplesmente com D-us com sinceridade e através de composições de músicas perante D-us e práticas do gênero.A forma de se crescer no Judaísmo é ser simples.Ninguém é “espertinho” diante de nosso Pai Celestial.O que nos entristece é que essa simplicidade foi perdida.O que nos alegra é que o Rebbe Nachman nos ensina a tê-la de volta. Estamos em um exílio muito espesso agora, do corpo, da mente e da alma e a forma de se libertar é através da fé simples nos ensinamentos dos sábios e através de práticas simples. Quando fomos libertados do exílio egípcio diz a Torá que o D'us ouviu o clamor de Israel, ele não diz que Ele ouviu a sua oração. Não subestime o grito dos judeus ao nosso Pai Celestial (mesmo um pequeno grito silencioso do coração, sem voz), que é muito mais poderoso, do que a oração mais sofisticada. De fato, um dos principais objetivos das orações que os sábios compuseram foi para abrir nossos corações a clamar a D'us. Rebbe Nachman ensina muito sobre a extrema importância da fé simples.
5. Proximidade do Tzadik

Este é outro ensinamento original do Rebe Nachman. Ele é muito explícito sobre a suprema importância deste e todos os seus livros são cheios desse conceito. Os ensinamentos de Rebbe Nasson (seu principal aluno) são abundantes sobre este tema. Quase toda a Torá é preenchida com esta idéia. Rabino Shmuel Horrowitz resume muito bem no seu panfleto intitulado "Proximidade ao verdadeiro Tzadik", onde ele classifica isto como o fundamento de todo Judaísmo, o principal objetivo do judaísmo, cura, perdão dos pecados e muitas outras coisas maravilhosas. Todas as mitsvot dependem desta e é a mais importante do que todas as mitsvot. (Ele acrescenta que, se temos o mérito de fazer qualquer mitsvot, isso um grande bem), mas se alguém trabalha em sua união ao Tzadik, amá-lo e ser chamado pelo seu nome é, então aquela pessoa, claro, fará todas as mitsvot com grande alegria. Ainda a mitzvah da conexão ao Tzadik até mesmo isenta uma pessoa da mitsvot. Ainda a mitzvah de conexão ao Tzadik isenta uma pessoa da mitsvot. Por exemplo Avraham Avinu foi dispensado da mitsvá de hospedar os convidados, porque ele fez um Brit Mila naquele momento. E assim somos perdoados todas as outras mitsvot pela graça de nos aproximarmos do verdadeiro Tzadik (o Tzadik é denominado o "Santo Brit"). Claro que a principal forma de aproximar-se do Tzadik é realizar a Mitzvot (outra grande diferença). Este é um paradoxo e Rebbe Nosson explica que não vamos entender completamente esse paradoxo até a redenção final. A verdade é que a mitsvá principal e mais essencial que de longe é a mitsvá mais importante que supera todas as outras mitsvot juntas é "conexão ao verdadeiro Tzadik". Rebbe Nachman afirma que é impossível unir-se a D-us sem um Tzadik quando há um Tzadik a ser encontrado no mundo. E graças a D'us Rebe Nachman é encontrado no mundo. Aproximando-se muito de um líder só é perigoso se for um falso líder, chegar-se a um verdadeiro líder só pode trazer benefício.
6. A Importância de Cantar Na Nach

Pode-se agora compreender porque é tão importante cantar “Na Nach Nachma Nachman MeUman” pois fazendo isso nos tornamos unidos ao Tzadik.Apenas dizendo seu nome com amor já se une a um , mas dizendo-o na forma simples, dupla, tripla e quádrupla faz uma união muito mais forte (da mesma forma é se refazer um ponto de costura enquanto que a semeadura cria um ponto mais forte) e a união ao Tzadik é a principal mitzvah
7. Conclusão:

Se tudo isso não parecer judio para você: Talvez você deva reexaminar seus conceitos de Judaísmo.Se você acha que isso tudo não é Breslov e que Rebbe Nachman nunca diria tais coisas, talvez então você deva pegar alguns livros da Breslov e os ler para si mesmo; em quase toda lição ele fala sobre essas coisas em grande detalhe.
Original postado por nanach oi! em nanach.net*

*Solicitamos a inclusão das fontes citadas, artigos, autor, sítio, caso um de nossos artigos seja publicado em outros sítios para que sejamos coerentes e honestos com as pessoas que as produziram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário