segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Estórias de autoria do Rabino Nachman - O Mestre da Oração-Parte VII

Então eles conversaram entre si dizendo como certos acontecimentos haviam se desenrolado para trazê-los a esse lugar. O Guerreiro contou outra vez que após a tempestade dispersar a Corte do Rei, ele retornou do lugar que ele havia ascendido para renovar suas forças. Quando ele descobriu que o Rei e toda sua Companhia estavam sumidos, ele vagou procurando em qualquer estrada que o levasse. Ao longo do percurso, ele se deparou com toda a Companhia, ou seja, ele compreendeu que ele havia estado no lugar onde cada um já havia estado.Por exemplo, ele chegou a um lugar e entendeu que o Rei estava definitivamente lá. Assim, ele não poderia procurá-lo ou encontrá-lo. E assim, ele chegou a outro lugar e entendeu que a Rainha estava lá, mas outra vez não pôde encontrá-la, ao contrário, ele foi aos lugares de toda a Companhia-”Apenas ao seu lugar eu não fui”.
O Mestre da Oração disse, “Passei por todos os lugares incluindo o seu, pois vim a um lugar e vi a coroa do Rei e compreendi que o Rei está definitivamente lá, apenas não pude achá-lo. Ao contrário, continuei e cheguei até um mar de sangue e compreendi que esse mar foi certamente criado das lágrimas da Rainha, das quais ela derramou por causa de tudo o que havia de vir sobre nós. Eu sabia que a Rainha lá estava apenas não pude procurá-la ou achá-la. Prossegui e cheguei a um mar de leite e entendi que o mar era feito do leite da Princesa, pois ela tinha perdido um filho e o transbordar do leite havia a sobrecarregado e disso o mar de leite foi criado. A Princesa estava definitivamente naquele lugar, apenas se tornou impossível achá-la. Fui mais além e vi os cabelos dourados do bebê espalhados, mas não peguei nenhum fio deles. Entendi que o bebê estava definitivamente aqui, mas não pude achá-lo. Assim prossegui e cheguei até um mar de vinho e soube que esse mar havia sido certamente feito de palavras do orador que havia permanecido e dito palavras de consolo diante do Rei e da Rainha e assim se voltou a dizer mais palavras de consolo à Princesa. Dessas palavras o mar de vinho foi feito (como está escrito em Cantos dos Cantos 7: “Tua boca é como um bom vinho). No entanto, eu não pude encontrá-lo. "Assim, eu continuei, e vi uma pedra sobre a qual estava esculpida uma imagem da mão com todos os elementos mapeados sobre ela.Entendi que o Conselheiro do Rei certamente estava aqui e que ele tinha gravado essa semelhança da mão. Eu entendi que o Rei Sábio estava certamente aqui, e ele tinha gravado essa semelhança da mão. No entanto, não foi possível encontrá-lo. Então eu fui mais longe, e viu postas em uma montanha, as mesas de ouro e tesouros, peças e outros objetos de valor do Rei, e eu entendi que o Tesoureiro deve certamente estar aqui, mas eu não consegui encontrá-lo. "
O Guerreiro respondeu: “Eu também passei por todos esses lugares e tirei dos fios de cabelos dourados da criança. Pois tirei 7 fios de cabelo que incluíam toda a gama de cores e eles são muito preciosos para mim.E sentei-me no lugar onde havia sentado antes e me sustentei até onde pude comendo ervas e coisas do gênero até que não havia mais nada para comer e então eu prossegui viagem. E quando saí daquele lugar, lá esqueci o meu arco. O Mestre da Oração respondeu: "Eu vi o seu arco, e eu sabia que era certamente o seu, mas eu não poderia encontrá-lo." Então o guerreiro continuou sua história: "Quando eu saí de lá, prossegui até que cheguei a uma caravana, e entrei nela.Eu estava com muita fome e queria comer. Logo após a entrada, eles me acolheram como seu Rei. E agora estou fazendo uma campanha para conquistar o mundo, com a intenção de que talvez eu vá encontrar o Rei e sua Corte.
O Mestre da Oração perguntou ao Guerreiro “O que podemos fazer com essas pessoas?” Ou seja, as pessoas do país que caíram profundamente na luxúria por dinheiro, até que chegaram ao absurdo de dizer que pessoas ricas são como deuses para elas e o resto das bobagens que essas pessoas acreditam. O Guerreiro respondeu que ele tinha ouvido do Rei, que a partir de todas as paixões, era possível recuperar alguém que tenha caído sobre elas. No entanto, aquele que caiu nesta paixão por dinheiro, era impossível, através de qualquer meio de salvá-lo. Então, eles certamente não poderiam ter um efeito sobre o povo daquele país, pois seria impossível tirá-los dessa condição, com uma exceção: Ele tinha ouvido falar através do Rei que ao longo do caminho com a espada que lhe havia concedido o seu poder - por isso, se poderia ser recuperado a partir da paixão por dinheiro em que ele havia afundado. Então, o Mestre da oração e o Guerreiro sentaram juntos por algum tempo. Quanto ao pedido dessas pessoas, que pedira o Mestre da oração para ir até o Guerreiro em seu nome, ele os deram mais tempo. Ou seja, o Mestre da Oração convenceu o Guerreiro para lhes dar mais tempo, então ele estendeu o tempo para eles. E o guerreiro e o Mestre da Oração deram sinais uns aos outros, de modo que eles se conhecessem, e o Mestre da oração seguiu seu caminho.
Em seu caminho o Mestre da Oração viu pessoas passando e rezando e carregando coletâneas de orações. Ele ficou assustado com elas e elas por sua vez ficaram assustadas com ele. Ele se pôs de pé para rezar e elas também rezaram. Então ele as perguntou: “Quem são vocês?” Elas responderam, “na época da tempestade quando todas as pessoas foram espalhadas e cada tipo escolheu cada meta possuir (como foi detalhado acima no registro dos grupos da humanidade), escolhemos estar envolvidas constantemente em orações ao Bendito D-us , de abençoada memória e procuramos e encontramos um Mestre da Oração e dele o fizemos nosso Rei.”Quando o Mestre da Oração ouviu isso, ele ficou muito contente, pois esse também era seu desejo.Ele começou a falar com elas e revelou a ordem das suas orações, coletâneas e outros assuntos.Quando ele ouviu suas palavras ,os olhos deles se abriram e eles viram a grandiosidade do seu nível e imediatamente ungiram-no como Rei sobre elas, porque o Rei atual deles concedeu o Reino para ele, pois ele viu o nível impressionante que ele tinha conseguido.Portanto, o Mestre da Oração estudou com eles, iluminando-lhes e os tornando completamente justos e grandes homens, pois mesmo antes disso tudo eles eram justos (pois lidavam somente com orações). No entanto, o Mestre da Oração os iluminou até que elas se tornaram impressionantemente justas. Então o mestre da oração enviou uma carta ao Guerreiro, para informá-lo como ele tinha merecido encontrar tais pessoas, e que ele havia se tornado delas, seu Rei.

Nota: Essas estórias foram postadas em NaNach.net com as permissões de Rafi Nanach de Moharan.com e o tradutor Dovid Nanach.As estórias são apenas para uso pessoal.Se você desejar imprimi-las ou distribuí-las, não podemos lhe dar permissão.Para tal, você deverá entrar em contato com as partes acima citadas.

Postado por Dun Aryeh em http://www.nanach.net/
Acompanhe os últimos capítulos que se sucederão dessa fascinante estória "O Mestre da Oração" de autoria do Rabino Nachman de Breslov como a 12ª estória que faz parte do seu livro de fábulas (Sippurey Ma' asiot)

Nenhum comentário:

Postar um comentário