Os três pontos relevantes Nanach nesta semana (há muito mais, mas esses realmente se destacam claramente), dois na Parsha e um na Haftora da semama: 1. Apenas quando um Tzadik é mencionado, pode o nome de Hashem ser mencionado. 2. Geração de Moshe – conhecida como a Geração do Daas (progressão do conhecimento para o incrível conhecimento Divino com o qual eles estavam imbuídos) estavam inclinados e até mesmo erroneamente igualaram o Tzadik, Moshe a D-us.3. O verdadeiro Tazdik atrai e é rodeado pelos escalões baixos e mais inferiores da sociedade (Veja Likutay Nanach – pg 81 - עבודת הנחמנים אות ו.)
Original de NaaNaach
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Chukas - Porção Semanal da Torá
domingo, 10 de junho de 2012
Superando Obstáculos e Sofrimentos com Teffilin
ל"ה - הלכות תפילין ה:יג
A razão para vincular o tefilin shel yad no braço esquerdo é porque o braço esquerdo é o braço fraco - a fonte de todos os sofrimentos e obstáculos. O tefilin destina-se a combater estes obstáculos com paciência e, assim, permitir que uma pessoa supere tudo.
Tipat Likutei Halachos
Original de Chezi com tradução de Singer Continue Lendo...
sábado, 9 de junho de 2012
Como Retificar o Defeito do Da’as Pelo Ato de Comer
ל:ה - הלכות נטילת ידים ב:טו
Um utensílio que possa ter pertencido a um não-Judeu precisa de imersão em uma mikveh antes de se tornar apropriado para um Judeu preparar seu alimento com ele.O akum, que corresponde ao secularismo e natureza, formam as bases da tumah. E, um utensílio não sairá das mãos do seu dono para o domínio Judáico, no que se constitue a kedusha, até que ele tenha sido imerso em uma mikveh. A mikveh corresponde a providência e Da’as de Hashem, ao qual está diretamente ligado a , “A Terra será cheia de conhecimento de Hashem assim como as águas enchem o mar.” (Isaías 11:9).É notório que o alimento que um Judeu come tem tremenda kedusha.E que a essência da kedusha de um alimento está através da da’as de alguém que revela a providência de Hashem (sobre o mundo).
Adão transgrediu a proibição de comer do fruto do conhecimento do Bem e do Mal.Esse é o da’as do outro lado, que pela definição é um defeito no sagrado da´as.E, o aspecto principal desse defeito foi através do ato de comer.Agora, a retificação desse defeito é especificamente através da fé, como em, “e valorizar a fidelidade” (Tehillim 37:3) como o Rebbe explica na Torah 62.Quando um Judeu não come com Kedusha ele tem deteriorado seu da´as, o qual se relaciona com a providência de Hashem e ele cai no erro da sabedoria secular, como está escrito “Quando pois, tiveres comido e estiveres saciado e seu coração se alegrará e esquecerás Hashem, teu D-us,etc.E dirás em teu coração que ‘minha força e poder das minhas mãos adquiriram esta riqueza.”(Devarim 8) Isso se refere quando uma pessoa confia completamente nos acontecimentos naturais, que D-us proíba, ou seja, para seu sustento,sua força e o poder de suas próprias mãos.Ele nunca pensa em agradecer a Hashem por nenhuma dessas coisas.Isso se relaciona ao defeito das mãos – um defeito das 28 articulações e juntas das mãos as quais se relacionam as 28 letras do primeiro verso do registro da criação.Hashem observa e está presente a tudo em todas as horas.Ele dá força (כ"ח - 28),literalmente 28, porque Hashem observa e sustenta o mundo através das 28 letras da Criação.Portanto, cada Judeu tem que purificar seu alimento em santidade.
Tipat Likutei Halachos