(Cortesia de Tikva Adler)
ושמרו בני ישראל את השבת -E Bnei Yisrael guardará os Sábados – - Mesmo que a santidade do Shabat seja inerentemente permanente, conforme determinado por Hashem Yisborach, e não há nada que possa prejudicar sua santidade de qualquer maneira, os judeus devem aceitar o Shabat e mantê-lo, como está escrito: "E Bnei Israel guardará o Shabat ", etc. A santidade do Shabat não é atraída para o mundo, exceto através dos judeus como está escrito: "E Hashem não o deu às nações das terras etc" Os sábios dizem em Bereshis Rabba que o Shabat, se aproximou do Santo Abençoado seja Ele, e disse: "Você deu a cada [dia] ele é par [e não a mim]! E Hashem respondeu ao Shabat ", Knesses Yisrael é o seu par." Portanto, a santidade do Shabat depende de cada judeu. Portanto, o ato de salvar uma vida adia Shabat, porque é melhor profanar um Shabat do que profanar muitos Shabbosim . Quando até mesmo uma alma judaica é removida deste mundo, é considerado uma profanação do Shabat. Esta profanação é um aspecto da remoção e morte de santidade, como é observado nas palavras de Rabeinu z "l," Quando um único judeu, que é uma parte da knesses Yisrael, que é o par do Shabat, morre e é retirado do mundo, é considerado uma profanação do Shabat. "E, assim, é melhor salvar uma vida e profanar um Shabat, do que [ter a morte de um Judeu e] profanar muitos Shabbosim. Quando até mesmo uma alma judia é removida deste mundo, é considerada uma profanação do Shabat. Esta profanação é um aspecto da remoção e morte de santidade, como é observado nas palavras de Rabeinu l "z, "Quando um único judeu, que é uma parte da knesses Yisrael, que é o par do Shabat, morre e é retirado do mundo, é considerado uma profanação do Shabat". E, assim, é melhor salvar uma vida e profanar o Shabat, do que [ter um judeu morto e] profanar muitos Shabbosim.
Percebi que uma das razões pelas quais a profanação continua é porque não há como uma pessoa poder retificar o Shabat Chilul no futuro, porque, bem ... ela está morta! Rabeinu escreve em רעז que o tikkun por profanar o Shabat é através de achila por causa do Shabat. Uma pessoa morta não pode comer durante todo o próximo Shabat e, portanto, não pode ser retificado pelo menos neste mundo.Mas e quanto ao ruchani ochel? Será que isso poderia corrigir a profanação do Shabat causado pela morte de um judeu? E, quem realmente profana o Shabat especial quando a alma judia parte deste mundo? É o indivíduo ou a totalidade dos Knesses Yisrael?
Independentemente disso, a beleza das palavras do Reb Nosson reside no fato de que ele destaca como importante é que os judeus recebam o Shabat. Se os judeus abandonassem Shabat, ele não só não teria par, mas a sua santidade intrínseca seria negligenciada e ignorada completamente, porque "Hashem não o dá a outras nações." Shmiras Shabat apenas depende do povo judeu, e kabbalas Shabat depende de cada Judeu.
Postado por chezi em nanach.net Continue Lendo...