quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Na Sukkah de Um Escondido Tzaddik em Tiberias

Na Sukkah de Um Escondido Tzaddik em Tiberias por :Yitzhak Buxbaum (http://www.jewishspirit.com.)

Quando cheguei em Israel há muitos anos atrás para uma primeira visita prolongada, estudei em Ulpan, uma escola de idioma hebraico intensiva em Jerusalém.A primeira folga que tivemos foi Sukkot.A maioria dos alunos se dirigiram ao sul para o Deserto do Sinai, o qual estava nas mãos dos Israelenses.Isso era apropriado porque na Torá os Judeus haviam estado no Sinai durante Sukkot.
Mas esta foi minha primeira visita a Israel e eu não havia visto o país, portanto viajei ao norte da Galiléia e fui a Tiberias para o feriado. Quando cheguei, me organizei para procurar uma Sinagoga, no que encontrei. Então procurei por uma lugar para ficar e com sorte encontrei um quarto para alugar por uns dias há umas duas quadras de distância.
Na Manhã seguinte, fui à Sinagoga para as orações da manhã. Dentro, vi entre os homens uma pessoa de aparência não comum, um homem por volta de uns sessenta anos, corpulento com cabelos grisalhos, uma barba e Payot até os ombros; ele usava um jaleco cinza.
Após os serviços, perguntei a alguém quem era o Rabino da Sinagoga.Quis pedir ao Rabino para me ajudar a encontrar uma sukkah de alguém para fazer minha refeições. Mas foi-me dito que esta sinagoga no momento não tinha Rabino.
Oy! O que eu faria? Eu não podia perguntar a alguém mais diretamente, seria como auto-convite para sua casa! Assim, confuso, sai para a rua, não sabendo o que fazer. Então o homem corpulento trajando jaleco cinza se dirigiu a mim na calçada e me perguntou, “O que você quer?”
Naquela época meu Hebráico era rudimentar, mas adequado.Eu disse, “Eu estava procurando o Rabino mas descobri que não há Rabino aqui.”
Ele disse outra vez, mais impacientemente, “O que você quer?”
Gaguejei, porque se eu dissesse a ele, seria um auto-convite para sua casa, mas, finalmente, eu tinha que lhe dizer. "Eu queria que um Rabino me ajudasse a encontrar uma sukkah para fazer minhas refeições.
“Você pode ficar na minha sukkah”, ele disse.
“Ótimo, eu respondi.
Mas a comida não é muito boa, “ele disse.
“O.K., “Eu disse, “Não estou indo pela comida.”
Após os Serviços naquela noite, ele me levou até sua casa há umas poucas quadras dali e para a sua Sukkah atrás do seu prédio.Era uma pequena e linda Sukkah. Eu me lembro do tecido colorido cobrindo sua parede – vermelho claro, verde, amarelo e azul com papagaios retratados nela.As paredes eram adoravelmente decoradas com retratos do Segundo Templo, do grande cabalista, Rabi Shimon Bar Yohai, e assim por diante.
Não havia muito para comer.
Mas descobriu-se que esta foi apenas a primeira entrada. Eu pensava que era toda a refeição! Se fosse a refeição inteira, não era muita comida assim, mas como a primeira de dez entradas ... Quando ele me disse que a comida não era muito boa, ele estava me testando, para ver que tipo de cliente que ele tinha.
Mas durante toda a refeição, em especial entre as entradas, o meu anfitrião - que, descobri, era um Hasid Breslover cujo avô chegou a Israel na primeira onda de Hasidim nos anos de 1800 - estava recitando o Ushpizin seder -"A Seder dos SantosConvidados " - de um sidur cabalístico. Segundo a tradição, um hóspede místico visita a sucá cada noite da festa: A primeira noite, Abraão, Isaac segunda noite, etc, então Jacó, Moisés, Aarão, David, Joseph. Meu anfitrião também cantava muitos nigunim hasídicos (melodias), alguns dos quais eu conhecia e cantei junto com os outros e que peguei. Ele também dançou em êxtase na sucá durante a refeição, e dancei com ele.
Ao estudar Hasidism, eu tinha lido muitas vezes sobre uma refeição sagrada, mas nunca tinha realmente experimentado uma até então. A regra espiritual no judaísmo é que quando você está envolvido em uma prática espiritual, como davening ou estudo da Torá, você evita interrupções, a fim de acumular energia sagrada e aprofundar a sua meditação. Por outro lado, quando você se envolver em uma atividade corporal, que tende a distraí-lo da consciência de D-us, como comer, você faz disso um ponto de interrupção, para quebrar a energia corporal, e é melhor interromper sua alimentação com atividades espirituais.
Assim, embora nós comemos uma refeição gigantesca de muitas entradas, a fisicalidade da refeição foi tão freqüentemente interrompida, e infundida com a espiritualidade - recitados, canções, dança - que o espiritual "interrupções" se juntou e formou uma "ponte" de espiritualidade por toda refeição. A espiritualidade da refeição esmagou a física e a absorveu. A refeição foi totalmente elevada no reino espiritual. Comemos um monte de comida, mas a experiência foi totalmente espiritual. Uma refeição verdadeiramente sagrada.
Fiquei admirado com o meu anfitrião que, era claro, era um grande tsadic escondido - uma pessoa cuja santidade é escondida dos olhos dos homens, afinal, ali estava aquele homem santo e, em vez de ser famoso e cercado por centenas de seguidores dedicados, ele está comendo sozinho em sua sucá com apenas um convidado humilde.
Quase no final da refeição eu estava sentado em um banquinho com o cotovelo em cima da mesa na sucá e descansando minha cabeça em minhas mãos. Eu estava pensando: "Este é um grande tsadic escondido. Se eu apenas tivesse os vasos para receber dele, quem sabe o que eu poderia aprender com essa pessoa!" Então eu pensei, "Que fiz eu para merecer estar com ele em sua sucá?"
Naquele momento, ele virou -se para mim e disse: "Eu não sei como eu mereci ter tal convidado na minha sucá!"
Eu quase caí do banquinho. Mais tarde, percebi que, no seder Ushpizin o convidado da primeira noite é Abraão, e este cabalista santo estava me tratando como se eu fosse Abraão - um hóspede grande e digno de fato!
Desde aquele tempo tenho me perguntado se esse tsadic só queria um convidado - "Abraham" - para a primeira refeição na sucá.
Muitos anos mais tarde, cerca de 20 anos após o evento, eu descobri quem era o meu anfitrião . Eu estava visitando amigos em Boston durante a Páscoa e durante uma refeição (não seder ) eu era um convidado na casa de uns amigos dos meus amigos, um casal que havia retornado para o Judaísmo, há muitos anos e tornou-se Breslover Hasidim, um casal maravilhoso, criativo e amoroso. Estávamos sentados à mesa e aconteceu de eu contar a história sobre o tsadic oculto que conheci em Tiberías. Meu anfitrião me perguntou se eu lembrava do seu nome. Eu disse: "Sim, mas apenas seu primeiro nome, Rabino Yisrael."
Meu anfitrião continuou, "você o reconheceria se você o visse?
“Sim,” eu respondi.
“Pegue aquele livro azul da prateleira próximo a você.”
Logo ao meu lado, ao alcance do braço, havia uma pequena estante. Eu me virei sem deixar meu assento , tirei o livro azul, e olhei para a foto na capa. Era o meu anfitrião santo de anos atrás na sucá. Ele era o falecido Rabino Yisrael Ber Odesser, um Hasid Breslover agora famoso em Israel como um impressionante tsadic.

Adaptado do livro de Yitzhak Buxbaum – “ Jewish Tales of Mystic Joy”
 

CRÉDITO: Maguid Yitzhak Buxbaum de Brooklyn, NY dirige o Programa de Capacitação "The Jewish Spirit Maggid" e é autor de dez livros, incluindo, A Luz e o Fogo do Baal Shem Tov, Práticas Judáicas Espirituais e Contos judáicos das Mulheres Sagradas. Para inscrever-se e receber o email diário gratuito do Maggid de uma anedota breve hassídica ou ensino, visite seu website em http://www.jewishspirit.com.

Original postado por Tzfat NaNach em nanach.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário