quinta-feira, 22 de abril de 2010

Se arrependa pelos outros!

O Arrependimento é uma grande coisa porque o indivíduo que se arrepende será perdoado e trará perdão para o mundo inteiro (Sefer Hamidos, Arrependimento 96, Talmud Tratado Yuma 86b).O Talmud deriva isto a partir de um verso (Hoshaya 14) em que D´us diz: “Os curarei de seus arrependimentos, os amarei como uma filantropia, pois minha ira tem deixado ele, já que o único “ele” arrependido, D´us afirma que Ele levará a cura a todos considerando que todos se arrependeram também.Daqui fica claro que uma pessoa pode se arrepender por alguém mais, isso é um conceito JUDÁICO!

Quando uma pessoa trazia um sacrifício para expiar um pecado, ela fazia “smeecha” - pôr suas mãos na cabeça do animal e confessar seus pecados.Não se pode pedir a alguém que nos represente para fazer smeecha, tem que ser feito pessoalmente.Oferendas públicas não possuíam smeecha, exceto duas: _A vaca que era trazida por transgressão pública de um pecado desconhecido, por exemplo, algo que foi pensado que fosse permitido e mais tarde se percebeu que era proibido.Três membros do Sanhedrin fariam smeecha por toda Israel e o bode que foi enviado a Azazel no Yom Kippur – como discutido na Parashá desta semana (Porção semanal da Torá) Achrey Moas, O Sumo Sacerdote faria a smeecha por toda Israel.Esses são os casos onde vemos líderes assumindo a responsabilidade em confessar os crimes das massas.
A estória é contada pelo Rabin Levi Yitzchok de Bredichav que em Rosh Hashana viu que as escalas estavam mostrando a incriminação de Israel C’V, então ele “roubou” as más obras.Havia uma proclamação celestial: “Quem roubou as más obras”, o de Bredichever respondeu, “fui eu, Levi Yitzchok o filho de Sara Sacha (um bom nome a nos lembrar, porque ele prometeu ajudar a quem chamasse a D´us e mencionasse seu nome – que possa o D´us de Levi Yitzchok filho de Sara Sasha me ajudar). Os céus se pronunciaram: “Você pode pagar por essasmás obras”? E Berdichaver respondeu que ele não podia.Os céus então, puseram como regra que quem rouba e não pode pagar é vendido como escravo como forma de pagamento.Houve uma proclamação Celestial: “D´us nesse lugar requisita Yitzchak, o filho de Sara Sasha como seu escravo.Isso foi promulgado e transpirou durante o recital da oração: “A Ele que adquire escravos no dia do julgamento, A Ele que tem misericórdia dos seus escravos no Julgamento.”
Como alguém rouba os pecados de alguém? Há duas maneiras:_Uma é olhar profundamente dentro da pessoa e perceber que os pecados não fazem realmente parte dela e não podem legitimamente ser presos a ela. Outra forma é perceber que o que você vê de errado na outra pessoa é realmente apenas um espelho de sua própria imperfeição, e você percebe o que parece errado na outra pessoa é devido a sua própria inadequação, deficiência ou culpa.
Partindo desse princípio vemos que Rabbainu (LKM 282 e em outras citações) e Rabbi Nussun destacaram que quando alguém julga outrem favoravelmente, ela de fato ajuda a outrem a se tornar uma pessoa melhor.Essa é uma das mais poderosas formas de melhorar as pessoas e mudar o mundo inteiro para melhor.
Original postado por NaaNaach em nanach.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário